Nos acompanhe

Paraíba

Com 71% de ocupação de leitos de UTI, PB confirma 27 novos óbitos e atinge a marca de 7.302 mortes

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta quarta (19), 830 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 89 (10,72%) são casos de pacientes hospitalizados e 741 (89,27%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 312.185 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 881.137 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 27 novos óbitos desde a última atualização, sendo 16 ocorridos nas últimas 24h. Os óbitos confirmados neste boletim aconteceram entre os dias 17 de abril e 19 de maio de 2021, cinco em hospitais privados e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 7.302 mortes. O boletim registra ainda um total de 214.355 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 302 novos casos, o que corresponde a 36,38% dos casos registrados nesta quarta-feira. São eles: João Pessoa, com 129 novos casos, totalizando 82.749; Esperança, com 48 novos casos, totalizando 3.279; Pombal, com 48 novos casos, totalizando 4.018; Campina Grande, com 40 novos casos, totalizando 27.945 e Cajazeiras, com 37 novos casos, totalizando 7.054.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 19/05/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta quarta, 217 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 27 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Alagoa Grande (1), Alagoa Nova (1); Araçagi (1); Belém (1); Boqueirão (1); Cabedelo (1); Cajazeiras (1); Campina Grande (1); João Pessoa (5); Camalaú (1); Lagoa de Dentro (2), Mari (1); Mogeiro (1), Pedras de Fogo (1); Picuí (1); Pitimbu (1), Puxinanã (1); Santa Rita (1), São José do Sabugi (1), Sapé (1), Serra Branca (1), Serra Redonda (1) e Soledade (1).

As vítimas são 17 homens e 10 mulheres, com idades entre 34 e 91 anos. Hipertensão e cardiopatia foram as comorbidades mais frequentes e 7 não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 71%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 70%. Em Campina Grande estão ocupados 69% dos leitos de UTI adulto e no sertão 92% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 93 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 873 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.177.061 doses. Até o momento, 786.443 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 390.618 com a segunda dose da vacina. A Paraíba já distribuiu um total de 1.481.288 doses de vacina aos municípios.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo