Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba confirma 1.249 casos de Covid-19 e 19 óbitos neste domingo

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste domingo (23), 1.249 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 52 (4,1%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.197 (95,9%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 316.897 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 897.750 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 18 novos óbitos desde a última atualização, sendo 08 ocorridos nas últimas 24h. Os óbitos confirmados neste boletim aconteceram entre os dias 28 de abril e 23 de maio de 2021 em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 7.420 mortes. O boletim registra ainda um total de 219.619 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 408 novos casos, o que corresponde a 32,6% dos casos registrados neste domingo. São eles: João Pessoa, com 181 novos casos, totalizando 83.364; Campina Grande, com 74 novos casos, totalizando 28.295; Esperança, com 58 novos casos, totalizando 3.517; Barra de Santa Rosa, com 52 novos casos, totalizando 930; Patos, com 43 novos casos, totalizando 11.051.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 23/05/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até este domingo, 217 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 32 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Alagoa Grande (1); Assunção (1); Borborema (1); Cabedelo (1); Cajazeiras (1); Campina Grande (1); Conceição (1); Esperança (3); Guarabira (1); Itabaiana (1); Itaporanga (1); Nazarezinho (1); Picuí (1); Pitimbu (1); São Sebastião do Umbuzeiro (1) e Sousa (1).

As vítimas são 07 homens e 11 mulheres, com idades entre 26 e 89 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente e 08 não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 74%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 76%. Em Campina Grande estão ocupados 68% dos leitos de UTI adulto e no sertão 94% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 93 pacientes foram internados nas ultimas 24h. Ao todo, 933 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.215.510 doses. Até o momento, 807.417 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 408.093 com a segunda dose da vacina. A Paraíba já distribuiu um total de 1.518.888 doses de vacina aos municípios.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Continue Lendo

Paraíba

“Pedir providências à Justiça Eleitoral”, diz Nilvan sobre suposto uso de IA para prejudicá-lo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O comunicador Nilvan Ferreira (Republicanos), pré-candidato a prefeito de Santa Rita, se diz vítima do uso indevido de recursos da Inteligência Artificial (IA) e promete acionar a Justiça para tentar impedir que situações similares ocorram durante a disputa eleitoral nas Eleições 2024.

Nilvan afirma que já está de posse de prints que apontam para o suposto envolvimento de nomes ligados à Câmara Municipal de Santa Rita (CMSR) no episódio em que teriam sido espalhados pela internet áudios e vídeos supostamente adulterados com a voz do comunicador emitindo frases que ele não teria dito e que o feito teria objetivo único de prejudicar a sua intenção em disputar o comando da Prefeitura Municipal santarritense.

O comentário de Ferreira foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (13/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Deputado critica atraso nas obras de triplicação da BR-230 e constata ausência de máquinas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Hervázio Bezerra(PSB), utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (13/05), para criticar o atraso nas obras de triplicação da BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa.

De acordo com o parlamentar, em todo canteiro não havia uma máquina em funcionamento, tampouco qualquer funcionário da empresa contratada realizando o serviço.

O projeto foi lançado em 2017 no governo do presidente Michel Temer (MDB), com valor global de 255 milhões e previa a triplicação da rodovia por cerca de 28 quilômetros, com construção 13 viadutos e reforma de outros três.

Passados quase oito anos, Hervázio lamentou a falta de celeridade na finalização do projeto.

“É uma tristeza enorme, justamente nesta semana que parece que será de estiagem e a empresa vinha em um ritmo bastante acelerado e surpreendentemente retiram todas as máquinas. Como vocês podem ver, não tem um homem trabalhando”, alegou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral poderá punir Vené por uso da propaganda partidária do MDB em benefício próprio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral poderá punir o senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB na Paraíba e, de acordo com o cenário atual, pré-candidato à reeleição no Senado em 2026, por utilizar em benefício próprio o horário destinado para propaganda partidária do MDB no rádio e na TV.

Com o bordão “Valeu, Vené!”, a propaganda que deveria ter sido voltada para o partido, praticamente só fala sobre feitos do senador paraibano Veneziano que, no mesmo material é exaltado com o bordão: “valeu, Vené”.

O blog Politika lembra que, de acordo com a própria Justiça Eleitoral a utilização de um horário partidário para fazer propaganda pessoal é vedada pela Lei n° 14.291/22, que alterou a Lei dos partidos políticos, traz regras e vedações sobre o uso da propaganda partidária obrigatória.

O Art. 50-B determina que o partido político poderá divulgar propaganda partidária para:

I – difundir os programas partidários;

II – transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, os eventos com este relacionados e as atividades congressuais do partido;

III – divulgar a posição do partido em relação a temas políticos e ações da sociedade civil;

IV – incentivar a filiação partidária e esclarecer o papel dos partidos na democracia brasileira;

V – promover e difundir a participação política das mulheres, dos jovens e dos negros.

Ou seja, a lei não permite a propaganda pessoal de parlamentares, como fez o senador Veneziano com a campanha ‘Valeu Vené’, que mais parecia uma inserção eleitoral para o Senado.

A Justiça eleitoral ainda prevê punição caso seja desacatado o que determina o parágrafo 4º da Lei que proíbe participação de pessoas que não estejam filiadas à legenda.

I – a participação de pessoas não filiadas ao partido responsável pelo programa;

II – a divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses pessoais ou de outros partidos, bem como toda forma de propaganda eleitoral;

De acordo com a legislação, Veneziano que é pré-candidato ao Senado, ao utilizar o mote ‘Valeu Vené’, comete conduta vedada ao realizar propaganda na defesa de interesse pessoais.

Ainda de acordo com o blog, o § 5º traz as consequências para quem descumprir o disposto na Lei e faz com que o partido seja punido com a cassação do tempo equivalente a 2 (duas) a 5 (cinco) vezes o tempo da inserção ilícita, no semestre seguinte.

A representação, que poderá ser oferecida por partido político ou pelo Ministério Público Eleitoral, será julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando se tratar de inserções nacionais e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) quando se tratar de inserções transmitidas nos Estados correspondentes.

Confira imagem:

Continue Lendo