Nos acompanhe

Paraíba

Apenas 7% aceitam adotar crianças com deficiência e campanha quer mudar essa realidade

Publicado

em

A caminhada até conseguir adotar uma criança é longa, pois além de sentimento, a adoção é um processo jurídico, criterioso e burocrático. No Brasil, 33.010 pessoas aguardam na fila, 467 pretendentes estão na Paraíba. Já o número de crianças e adolescentes disponível e de 4.971 em todo País e 52 no Estado. Além de todos os entraves, um aspecto que dificulta a adoção são as exigências dos futuros pais, que, na maior parte das vezes, buscam padrões nas crianças.

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que das crianças e adolescentes disponíveis para adoção, 12,6% possuem algum tipo de deficiência, mas apenas 7% dos pretendentes aceitam crianças ou adolescentes que tenham essa condição. Dos adotantes, 42,4% aceitam filhos que tenha algum tipo de doença e 13,4% se enquadram nessa condição. Para quebrar preconceitos e chamar atenção para adoção de pessoas com deficiência, na Paraíba existe a Lei de nº 1.873/18, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), que criou a campanha ‘Adote com Amor’ que visa estimular a adoção de crianças e adolescentes com deficiência ou doenças crônicas.

“Esta Lei tem por finalidade promover na sociedade a conscientização da importância de olhar também para as crianças e adolescentes que aguardam por uma família e que possam ser escolhida independente das suas limitações físicas”, explicou o parlamentar.

A campanha será realizada sempre na Semana Estadual da Adoção, no mês de maio, e irá dispor de palestras, seminários, orientações com psicólogos, realização de panfletagem e distribuição de cartilhas, orientação sobre o processo de adoção, além da afixação de cartazes em todos os órgãos públicos do Estado.

Jutay destaca que por meio da adoção de crianças e adolescentes com deficiência, é possível depositar esperança na humanidade. “Sabe-se que o processo de adoção requer um preparo tanto para a pessoa adotada quanto para a família que pretende adotar. Porém, ao optar por um indivíduo que possui alguma deficiência, as pessoas mostram que podem e conseguem amar incondicionalmente, sem colocar a vaidade e a perfeição em primeiro lugar”, ponderou.

Processo de adoção – O processo de adoção é gratuito e deve ser iniciado na Vara de Infância e Juventude mais próxima de sua residência. A idade mínima para se habilitar à adoção é 18 anos, independentemente do estado civil, desde que seja respeitada a diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança a ser acolhida. Nas comarcas em que o novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento tenha sido implementado, é possível realizar um pré-cadastro com a qualificação completa, dados familiares e perfil da criança ou do adolescente desejado.

Continue Lendo

Paraíba

“Sigo Romero na decisão que ele tomar”, diz Tovar após vazamento de áudio polêmico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual campinense Tovar Correia Lima (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (10/05) que seguirá o deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD/Podemos), tome ele a decisão que tomar em se tratando ao destino político que trilhará em relação às Eleições 2024.

Sigo Romero na decisão que ele tomar“, enfatizou Tovar.

A declaração do parlamentar veio após vazamento de um áudio através do qual Tovar teria, supostamente, revelado que a candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB), em 2022, teria sido “fabricada” e que Romero teria prejudicado o grupo de oposição.

O áudio de Tovar teria sido gravado ainda durante o período de campanha eleitoral para Governo do Estado, em 2022 e, segundo ele, estaria editada e fora de contexto.

Confira o áudio:

Tovar Correia Lima, que cumpre agenda oficial nos Estados Unidos (EUA), disse que o áudio estaria cortado e alterado de modo a dar “uma conotação diferenciada do que está acontecendo“.

Os comentários do parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (10/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Audiência do Orçamento Democrático em Cajazeiras levará ações e obras à região

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB) visita, nesta sexta-feira (10/05), o município de Cajazeiras, localizado no Sertão paraibano, onde inaugura obras nas áreas de infraestrutura e educação e participa do segundo bloco de audiências do Orçamento Democrático Estadual.

A agenda conta com diversas entregas de ações e obras em vários municípios e localidades da região, como em Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, São José de Piranhas e Cajazeiras.

O Orçamento Democrático Estadual é um canal de participação cidadã, onde os residentes do Estado são convidados a colaborar com o governo na definição das prioridades de investimento público.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário de Administração, Tibério Limeira (PSB), ressaltou os investimentos do Governo do Estado no desenvolvimento do Sertão.

“São diversas cidades fazendo as entregas, fortalecendo esse laço do governo com a população e mostrando o volume de trabalho que esse governo tem aqui na região de Cajazeiras”, disse.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Bar do Cuscuz é flagrado em operação da Sudema despejando esgoto na orla da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma operação conjunta entre a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Cagepa flagraram, nesta sexta-feira (10/05), o Bar do Cuscuz despejando esgoto no mar da praia do Cabo Branco, na orla de João Pessoa.

A fiscalização denominada de ‘Praia Limpa’, tem por objetivo identificar e coibir ligações clandestinas de esgotos que comprometam a limpeza e qualidade das praias.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcante, deu detalhes das ações e afirmou que caso o estabelecimento não resolva a situação dentro de um prazo estipulado pelo órgão, o equipamento será embargado.

“Nós vamos autuar e dando um prazo para que ele corrija esse lançamento indevido. Se ele não resolver no prazo, nós vamos embargar o empreendimento se for o entendimento comercial”, afirmou.

Ouça:

 

Confira o vídeo:

Continue Lendo