Nos acompanhe

Paraíba

Covid: secretário Estadual da Saúde descarta possibilidade de desobrigar uso de máscaras na Paraíba

Publicado

em

O secretário Estadual da Saúde, Geraldo Medeiros, descartou na tarde desta quinta-feira (10) a possibilidade de aplicar na Paraíba a desobrigação do uso de máscaras para quem já foi vacinado ou já teve Covid-19.

Para o secretário recomendar o abandono do uso de máscaras em plena pandemia é não acreditar na Ciência e que, portanto, não há a menor possibilidade disso acontecer em território paraibano.

Geraldo Medeiros falou sobre o assunto ao Correio Debate, da 98 FM. Ouça:

 

O assunto veio à tona após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informar que havia conversado com o ministro da Saúde, paraibano Marcelo Queiroga que, por sua vez, iria publicar um parecer desobrigando o uso de máscaras para pessoas vacinadas que já tinham contraído o vírus.

O tema preocupou especialistas de todo o país, uma vez que o próprio Queiroga afirmou trabalhar com Bolsonaro em “absoluta sintonia”.

Casos de terceira reinfecção por Covid-19

Na Paraíba, já houve registro do caso de uma mesma pessoa ser infectada pelo vírus da Covid-19 mais de duas vezes em intervalos superiores a 90 dias, o fato aconteceu com uma adolescente de 14 anos, em João Pessoa. Os três testes para detecção da doença foram realizados em laboratórios particulares da Capital paraibana, nos dias 17 de junho e 17 de novembro de 2020 e 26 de fevereiro de 2021.

Já uma aposentada de 66 anos, que mora em Goiânia, testou positivo três vezes para a Covid-19. Todos os diagnósticos de Lázara Soares foram obtidos por meio de exames RT-PCR. O primeiro diagnóstico foi em agosto de 2020. O segundo, em março deste ano. E, na última segunda-feira (7), a aposentada, que já havia tomado a primeira dose da vacina contra o vírus em abril, recebeu seu terceiro diagnóstico e está se tratando em casa.

Na última semana, uma técnica de enfermagem do município de Araraquara, localizado no interior do Estado de São Paulo, foi diagnosticada pela terceira vez com Covid-19. Angélica Moreira de Lima, de 31 anos, trabalha na linha de frente de combate ao coronavírus e testou positivo para a doença pela primeira vez logo no início da pandemia, em 2020. Depois, pela segunda vez, em 16 de abril de 2021 e, por fim, confirmou uma terceira reinfecção no último dia 14 de maio.

Recomendações

Diante das situações já registradas na Paraíba e em outras localidades do Brasil e do mundo, os infectologistas seguem recomendando que todos adiram aos protocolos de prevenção que são: uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

De acordo com os especialistas, todas essas medidas simples devem ser tomadas até que o nível de transmissão comunitária esteja baixa, uma vez que não é impossível que uma mesma pessoa seja reinfectada várias vezes pelo coronavírus, mesmo os que já tiveram a doença ou que ela já esteja vacinada.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba é escolhida para teste de projeto que visa garantir eficiência em gestão pública na Saúde

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No próximo mês, uma nova fase se inicia para o Sistema Único de Saúde (SUS), marcada pelo lançamento do piloto do Projeto de Monitoramento das Recomendações Elegíveis de Auditoria, liderado pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS). Com o objetivo de fortalecer os serviços de saúde por meio de recomendações pactuadas com os auditados, a iniciativa será testada primeiramente na Paraíba, bem como nos estados do Paraná, Minas Gerais e  Rondônia.

O marco inicial será dado com a fase in loco, cujo propósito é garantir a implementação das medidas corretivas e melhorias sugeridas pela auditoria. Essa abordagem visa manter o processo como uma continuidade integrada, evitando que seja percebido como algo separado ou independente.

Recomendações elegíveis

As recomendações elegíveis dentro do contexto da auditoria referem-se àquelas que são consideradas fundamentais ou estruturantes para as políticas ou programas do SUS. Elas têm o potencial de impactar positivamente a execução das melhores práticas nos estabelecimentos de saúde e nas condições de vida da população, bem como nas linhas de atenção à saúde, investimento na saúde, gestão de saúde e na educação em saúde.

Essas recomendações são identificadas durante o processo de auditoria, que visa avaliar a conformidade, a eficiência dos serviços de saúde. São consideradas elegíveis aquelas que, se implementadas, podem contribuir para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, bem como aprimorar a gestão e governança no âmbito do SUS.

De acordo com o diretor do DenaSUS, Alexandre Rodrigues, essas recomendações podem incluir desde a implementação de novos protocolos de atendimento para reduzir tempos de espera até alocação de recursos em hospitais regionais. “Tais recomendações são priorizadas pela sua capacidade de gerar impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população”, elucida.

Monitoramento e relatório de auditoria

A Coordenação-Geral de Auditoria (CGAUD), vinculada ao DenaSUS, assumirá o papel de conduzir o monitoramento após a conclusão das auditorias. “O ciclo de auditoria é delineado como um processo contínuo, abrangendo diversas etapas, desde o planejamento até o monitoramento. Essa abordagem estruturada visa garantir a integridade nos processos de auditoria, contribuindo para aprimorar a gestão pública e combater irregularidades”, explicou o coordenador-geral de Auditoria, Jomilton Costa.

O relatório de auditoria é uma peça fundamental nesse processo. Nele são apresentados resultados, conclusões e recomendações que contribuem para a melhoria da gestão do SUS e o fortalecimento da governança e controle interno.

Continue Lendo

Paraíba

Seinfra previne alagamentos diariamente, mas população precisa ajudar não jogando lixo na rua

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), intensificou nos últimos dias as ações rotineiras, a exemplo da limpeza de galerias pluviais, para evitar alagamentos na Capital. Só este ano, no orçamento da pasta foi destinado o valor de R$ 18 milhões para melhorias na rede de drenagem. As intervenções feitas pela atual gestão já reduziram de 110 para 26 os pontos de alagamentos na cidade.

Os serviços de manutenção e prevenção na rede de drenagem são realizados de forma diária, com diversas equipes da Seinfra espalhadas por toda a cidade fazendo ações como limpeza e desobstrução de galerias, recuperações e construções de bocas de lobo e caixas coletoras e colocação de grelhas.

Também foram realizadas obras de drenagem em pontos que historicamente registravam alagamentos no período chuvoso. A exemplo da Avenida Hilton Souto Maior, em frente ao Mangabeira Shopping; da Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, nas proximidades do Bessa Shopping; da Rua Radialista Newton Júnior, principal do Detran do Valentina Figueiredo; entre outras vias.

Maior programa de pavimentação da história de João Pessoa, o ‘Minha Rua Calçada’ também tem um olhar voltado para a drenagem das ruas. Todas as vias contam com infraestrutura completa de drenagem, calçadas padronizadas e itens de acessibilidade. Até o momento, a gestão já entregou 527 ruas à população e, até o fim da gestão do prefeito Cícero Lucena, este número deve chegar à 1.500.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, este conjunto de ações reduziram consideravelmente o número de pontos de alagamento em João Pessoa. E o intuito da gestão é seguir aumentando os investimentos ano a ano para seguir melhorando o sistema de drenagem da Capital.

“Isso é fruto de uma decisão da gestão da Prefeitura de João Pessoa de investir num problema gravíssimo que afeta as grandes cidades, que é a questão da drenagem urbana. Os investimentos vem aumentando e este ano teremos R$ 18 milhões com recursos próprios e o resultado já vem aparecendo. Nós diminuímos de 110 pontos de alagamentos para 26. E vamos avançar cada vez mais”, destacou Rubens.

Prevenção – Além dos investimentos realizados, uma forma de prevenir o problema dos alagamentos é fazer um descarte correto do lixo. Só nos três primeiros meses deste ano, a Seinfra já recolheu mais de 39 toneladas de dejetos durante os serviços de manutenção na rede de galerias pluviais.

De acordo com o chefe de Drenagem da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), Acacyo Daniel, os materiais encontrados durante os serviços de manutenção são diversos. Os mais comuns são plásticos, latas e madeiras. No entanto, ele relatou que já foram recolhidos sofás, pneus, vasos sanitários, bicicletas, colchões e carcaças de televisores, dentro outros produtos.

“Às vezes a população, até mesmo sem querer, coloca o lixo na calçada e uma chuva forte acaba levando esses dejetos para as galerias. A forma correta é colocar os dejetos numa lixeira elevada ou num balde de lixo, além de fazer o descarte no dia correto da coleta”, explicou.

Ações expostas – Com o intuito de explanar a situação da drenagem urbana de João Pessoa, o secretário de Infraestrutura Rubens Falcão, participou, na manhã desta sexta-feira (17), do Seminário de Saneamento Ambiental do Estado da Paraíba (Sanear-PB), que está acontecendo Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

“O Sanear-PB é o maior evento de engenharia sanitária do nosso Estado. Vários palestrantes estão discutindo temas importantes como o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, drenagem urbana, controle de vetores e outras várias questões que envolvem o Meio Ambiente. Espero ter contribuído com o debate mostrando a realidade da drenagem urbana em João Pessoa”, concluiu o secretário.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Centenário do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros será celebrado com sessão especial na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade a realização de uma sessão especial para celebrar os 100 anos do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizado no município de Bananeiras, Brejo da Paraíba. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Tião Gomes (PSB), ex-aluno da instituição.

Agendada para o dia 29 de agosto deste ano, a solenidade tem como objetivo homenagear a trajetória de excelência do CAVN, que ao longo de um século tem prestado relevantes serviços ao Brejo Paraibano e ao estado como um todo.

O deputado Tião Gomes destacou a importância histórica e educacional do Colégio Vidal de Negreiros. “Eu sou um dos alunos dessa importante instituição, onde cursei a especialidade de técnico agrícola há exatamente 50 anos”, afirmou Gomes.

Fundado em setembro de 1924, o CAVN mantém uma tradição de excelência como unidade de ensino profissionalizante, sendo reconhecido pela alta qualificação de seu corpo docente. Vinculado à Universidade Federal da Paraíba, o colégio destaca-se não apenas pela formação em Ciências Agrárias, mas também por abranger outras áreas vitais para a sociedade.

Nas comemorações do seu centenário, a presença da Assembleia Legislativa é vista como um reconhecimento da importância do CAVN para o Nordeste e para o Brasil. A sessão especial promete ser uma vitrine para conscientizar a sociedade sobre o legado e a relevância do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros.

Continue Lendo