Nos acompanhe

Paraíba

Semam destaca a necessidade e importância da preservação das tartarugas marinhas

Publicado

em

Nesta quarta-feira, dia 16 de junho, é comemorado o Dia Internacional da Tartaruga Marinha. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa aproveita a data para alertar a população sobre a importância da preservação deste animal tão presente na costa marítima da nossa Capital.

As tartarugas marinhas existem há milhões de anos. Mas, atualmente, muito pela ação do homem, correm sério risco de extinção. Até por isso, são extremamente necessários alguns cuidados para evitar o fim da espécie. Um dos principais causadores de mortes de tartarugas é o lixo jogado nos oceanos.

De acordo com o biólogo da Semam, Cláudio Almeida, as tartarugas marinhas confundem o lixo, principalmente restos plásticos, com alimento e acabam morrendo. Outra causa de morte da espécie são redes de pesca, já que os animais ficam presos e morrem sem conseguir respirar.

“A questão do lixo é um dos grandes problemas da mortandade das tartarugas marinhas, assim como as redes de pesca. O plástico é encontrado em quantidade absurda nos oceanos e elas confundem com água-viva. Esse material para no trato digestivo das tartarugas e, consequentemente, é a morte por inanição; ou os plásticos se prendem no pescoço”, explicou o profissional.

A Associação Guajiru, organização não governamental criada em 2002 a fim de proteger a sobrevivência das tartarugas marinhas no litoral paraibano, é uma das grandes defensoras da causa no Estado. O grupo atua com o objetivo de proteger as espécies que estão ameaçadas de extinção. A ecóloga Caroline Dias, que faz parte da ONG, destacou a importância das tartarugas para o ecossistema marinho.

“Elas desempenham um papel ecológico fundamental ao ecossistema do qual fazem parte. Leva e traz toneladas de nutrientes e energia vital à sobrevivência de diversas formas de vida. As tartarugas marinhas servem de alimento para diversos animais de topo da cadeia alimentar, no controle da população de espécies das quais se alimenta e como fonte de alimentos para outros organismos marinhos”, destacou.

Reprodução – As tartarugas marinhas costumam visitar a nossa orla marítima principalmente em seu período de reprodução. É comum elas montarem seus ninhos na divisa entre as praias do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo.

De acordo com Caroline Dias, a espécie de tartaruga marinha mais comum no litoral paraibano é a Eretmochelys imbricata, conhecida como Tartaruga de Pente. No entanto, outras espécies, como Chelonia mydas (Tartaruga Verde), Lepidochelys olivácea (Tartaruga Oliva) e Caretta caretta (Tartaruga Cabeçuda), também são encontradas por aqui.

Limpeza das praias – A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) faz a coleta de lixo diariamente em todas as praias de João Pessoa. A ação conta com um efetivo de aproximadamente 90 agentes entre catadores, varredores e operadores. A limpeza é feita desde a orla do Bessa – na divisa com Cabedelo – até Barra de Gramame.

Continue Lendo

Paraíba

Cruz Vermelha: ex-secretária de Saúde e ex-superintendente terão que ressarcir R$ 19,5 mi ao Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno decidiu pela irregularidade das contas da Organização Social Cruz Vermelha, relativas à gestão do Hospital de Emergência e Traumas Humberto Lucena de João Pessoa, exercício de 2018.

A Corte acompanhou o voto do conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho e responsabilizou a OS, e os ex-gestores, pelas despesas não comprovadas, ilegítimas e lesivas ao erário, no montante de R$ 19,5 milhões, a ser ressarcido aos cofres públicos. Cabe recurso.

A decisão decorre do processo TC nº 15694/18, que trata de Inspeção Especial de Contas na gestão da OS, no período compreendido entre os meses de janeiro e setembro de 2018. Por maioria, seguindo o voto divergente do conselheiro Fábio Túlio Nogueira, o Pleno ainda entendeu que a imputação do débito pelos prejuízos causados deverá alcançar a ex-secretária de Estado da Saúde, Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras, solidariamente, com ex-superintendente da Cruz Vermelha, Milton Pacifico José de Araújo.

A Decisão foi tomada pelo TCE, durante realização da 2446ª sessão ordinária, realizada pela via remota e presencial. Para composição do quórum, além do presidente, estiveram presentes os conselheiros Fernando Rodrigues Catão, Fábio Túlio Nogueira, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias (no exercício da titularidade) e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Marcílio Toscano da Franca.

Continue Lendo

Paraíba

Governador cria cargos na Educação e institui o PCCR dos profissionais da categoria

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB), sancionou a criação de cargos na Educação Pública Estadual e instituiu o Plano de Cargo Carreira e Remuner (PCCR) da categoria.

De acordo com a Lei n° 13.258 de 16 de maio de 2024, publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB), nesta sexta-feira (17/05), também ficou definido teto salarial dos profissionais da área.

Confira a íntegra da publicação

Continue Lendo

Paraíba

Criminosos se passam por representantes do MPT-PB e tentam extorquir dinheiro em nome da Instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) tomou conhecimento de tentativa de fraude ou golpe em nome da Instituição. Pessoas sem qualquer ligação com o MPT estão usando, indevidamente, o nome de procuradores do Trabalho e servidores da Instituição, buscando obter algum tipo de vantagem ou dinheiro.

O MPT alerta que, ao receber algum documento estranho, a população deve entrar em contato com a Instituição para se certificar da veracidade. Os canais de denúncias do MPT na Paraíba estão disponíveis no site, bem como os telefones para contato.

DENUNCIE!

Denúncias podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no link: www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias. Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128). A população também pode entrar em conto com o MPT pelos telefones: (83) 3612-3100 (MPT em João Pessoa) e (83) 3344-4650 (MPT em Campina Grande), com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h. As denúncias pelo site podem ser feitas 24 horas, em qualquer dia da semana.

Continue Lendo