Nos acompanhe

Paraíba

Movimento cobra cumprimento de TAC e convocação de concursados da Educação em Santa Rita

Publicado

em

O movimento Convoca Santa Rita Educação (CSRE) está reivindicando a convocação no concurso de Santa Rita, ocorrido em 2016, que ofertou 161 vagas para diversos cargos na área da Educação.

De acordo com representantes do movimento, o concurso em questão foi fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público, através da promotora Anita Bethania, ainda no ano de 2015, para substituição de contratos precários e ocorreu em 2016, ofertando vagas para os cargos de: agente de Educação (Cuidador), merendeira, auxiliar de sala de Creche e professor de Educação Básica I e II.

Ainda segundo o movimento, em 2017, quando o então prefeito da cidade, Emerson Panta, assumiu a Prefeitura, mesmo com o concurso em vigência e diversas recomendações do Ministério Público, ele deu continuidade às contratações precárias, principalmente, para os cargos que foram ofertados pelo certame. Tanto que, em 2018, aproveitou para prorrogar o concurso por dois anos, assim, estendendo o prazo de vigência até o mês de novembro de 2020. No entanto, devido ao cenário pandêmico instalado exatamente no ano de 2020, a Prefeitura arvorou-se da Lei Complementar 173/2020 que congelou os prazos de validade dos concursos, de forma que não houve a convocação no mês de novembro do ano passado.

Segundo o CSRE, até agora, apenas 32 pessoas foram convocadas, restando 129 pessoas. Das 32 pessoas, 15 foram chamadas no dia 15 de junho deste ano, fato que decorreu em resposta às reuniões que ocorreram entre as representantes do movimento e a secretária de Educação, Edilene da Silva Santos. Na ocasião, ficou acordada a convocação de 21 pessoas e um cronograma de convocação das demais, promessa que foi descumprida. 

Entendendo a necessidade de mobilização em torno desta causa, e devido à falta de diálogo e omissão do gestor da cidade, o CSRE entrou em contato com alguns vereadores e deputados que, por sua vez, abraçaram à causa. Assim, no dia 17 de junho de 2021 foi realizada uma audiência pública para discutir a necessidade de convocação das 129 pessoas que esperam ser empossadas, no munícipio de Santa Rita. 

Para a audiência, presidida pelo deputado Anísio Maia (PT), foram convidados o prefeito da cidade, Emerson Panta, e a secretária de Educação, Edilene da Silva Santos, porém, nenhum deles compareceu. A deputada estadual Jane Panta, atual primeira-dama de Santa Rita, também não compareceu à audiência pública. 

Ao final da audiência ficou acordada a necessidade de traçar novos planos, como a realização de uma audiência pública no próprio município de Santa Rita, junto ao Ministério Público, bem como exigir do atual gestor do município um cronograma de convocação.

Os integrantes do movimento Convoca Santa Rita Educação esperam que a Justiça seja feita e que o prefeito Emerson Panta cumpra o Termo de Ajustamento de Conduta de 2015 em menor brevidade possível, para tanto, compreendem a importância da existência de um diálogo com a gestão para exigência de um calendário de convocação.

Continue Lendo

Paraíba

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil bolsas para cursos preparatórios para as certificações CPA-10 e CPA-20, credenciais mínimas para trabalhar no mercado de investimentos e produtos financeiros, ambas concedidas pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Após a inscrição, os candidatos realizarão um teste de conhecimentos gerais, que concederá aos 3 mil mais bem ranqueados o curso online preparatório da Rafael Toro. As inscrições podem ser feitas até 27/05/2024 na plataforma Santander Open Academy. Para participar, basta ser maior de 18 anos, estar cursando ou ser graduado ou pós-graduado em qualquer área.

Após a fase preliminar, será aplicado um simulado da prova da Anbima pela Academia de Finanças Rafael Toro, e os 1,8 mil participantes com melhor performance serão contemplados com vouchers para realizar a prova para o CPA-10 ou para CPA-20, custeada pelo Santander. “É por meio de iniciativas como esta que o Santander Universidades capacita profissionais de todas as idades, independentemente de sua formação ou estágio de carreira. Queremos fomentar um mercado capaz de atuar em todas as frentes do segmento financeiro, democratizando o conhecimento necessário que credencia pessoas como assessores de investimentos,” afirma Marcio Giannico, Senior Head de Governos, Instituições, Universidades e Universia no Brasil.

Os alunos terão acesso aos conteúdos por 2 meses, e até 1 mês para ativar o voucher na plataforma Academia Rafael Toro e realizar a prova no site da ANBIMA que abordará temas como renda variável, renda fixa, derivativos, fundos de investimento e princípios básicos de economia e finanças. As certificações CPA-10 e CPA-20 são pré-requisitos para quem deseja atuar no mercado financeiro com distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de investimento. Para se candidatar a vagas de assessor de investimento AAA, do Santander, a CPA-20 é obrigatória.

▪︎ Santander e seu apoio a Educação Superior
O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas por meio de programas gratuitos realizados em parceria com 1,2 mil universidades de 26 países. Ao longo de 27 anos, este sólido compromisso destinou mais de 2,3 bilhões de euros a iniciativas de educação, com a perspectiva de investir mais 400 milhões de euros até 2026.

Apenas em 2023, foram investidos 105 milhões de euros e apoiamos mais de 498 mil pessoas e empresas. Foram entregues no Brasil mais de 184 mil cursos, bolsas de estudo e mentorias para apoiar jovens, universitários, empreendedores, PMEs e startups. Essa entrega é realizada através do Open Academy, plataforma aberta de cursos, conteúdos e bolsas gratuitas e pela plataforma Santander X, iniciativa de apoio ao empreendedorismo, que dá acesso a mentorias nacionais e internacionais, desafios globais e premiações com incentivo financeiro.

Além de acesso a investidores, visibilidade internacional e networking. Devido à sua forte atuação na educação, o Santander foi reconhecido em 2023 pela revista Fortune como uma das empresas que mais contribui para um mundo melhor, de acordo com a lista ‘Change the World’.

Continue Lendo

Paraíba

Ministério Público fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo na próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público da Paraíba vai promover, na próxima segunda-feira (20/05), às 9h, no auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa, no centro da capital, uma audiência pública para discutir temas relacionados com os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A audiência faz parte da Notícia de Fato nº 002.2024.018626, que trata do atendimento às pessoas com TEA, e será realizada de forma conjunta com os promotores da Saúde, Educação e Consumidor da Capital.

Durante a audiência, será ministrada uma palestra sobre o “Transtorno do Espectro Autista: o verdadeiro diagnóstico”, com a médica psiquiatra e diretora técnica do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Camila de Almeida França Falcão.

Serão convidados para participar da audiência pública representantes das Secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e do setor educacional.

De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que pode interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para desenvolver independência e qualidade de vida.

Continue Lendo

Paraíba

Diretório provisório do Novo PTB fará coleta de assinaturas na PB para registro partidário no TSE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão Provisória do novo Partido Trabalhista Brasileiro na Paraíba (PTB-PB) realizará uma campanha estadual para coletar  assinaturas necessárias para efetuar o registro partidário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PTB é uma das legendas que fez história na política nacional brasileira e teve como grandes expoentes os filiados e ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, além do ex-governador Leonel Brizola.

A legenda precisa coletar, pelo menos, 591.148  (quinhentas e noventa e uma mil, cento e quarenta e oito) assinaturas, em dois anos, para que o retorno oficial da sigla ao cenário político no Brasil possa ser oficializado. O número corresponde a 0.5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados.

Na Paraíba, o ex-deputado estadual Chico Lopes comandará o evento que contará com participação de lideranças políticas e de diversos representantes de movimentos sociais.

A coleta de assinaturas acontecerá no dia 28 de maio, a partir das 10h, nas dependências do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (Senge), em João Pessoa.

Continue Lendo