Nos acompanhe

Negócios

Dia da Cachaça: Confira 10 curiosidades sobre o maior engenho de cachaça de alambique do Brasil

Publicado

em

Patrimônio cultural do Brasil e o destilado mais antigo das Américas, a cachaça vem se tornando uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo. Entre os motivos que vêm dando destaque ao produto estão o aperfeiçoamento dos meios de produção e a melhora na qualidade do sabor. Para o Dia Nacional da Cachaça, celebrado no dia 13 de setembro, reunimos 10 curiosidades sobre o Engenho São Paulo, o maior produtor de cachaça por alambique do Brasil. Confira:

1) O maior produtor de cachaça de alambique do Brasil fica na Paraíba. Localizado no município de Cruz do Espírito Santo, há 28 km de João Pessoa, o Engenho São Paulo é responsável pelos rótulos “Cachaça Cigana”, “Cachaça São Paulo”, “Cachaça Caipira” e “Flyone”. Com 620 hectares, o local possui um parque industrial capaz de produzir anualmente 6 milhões de litros de cachaça e de estocar até 5 milhões de litros, o que o torna o maior produtor de cachaça de alambique do Brasil.

2) A cachaça paraibana tem pioneirismo na exportação para os Estados Unidos. Em 2013, a cachaça ganhou status exclusivo nos Estados Unidos, sendo reconhecida como um produto genuinamente brasileiro. O país, aliás, é o maior mercado de destilados do mundo e está entre os principais compradores de cachaça. Mas muito antes disso, em 1994, o Engenho São Paulo começou a exportar a “Cachaça Cigana” para o mercado americano após obter o registro da marca no TTB, o órgão governamental fiscalizador de bebidas dos EUA. Com isso, é a única marca que podia, até então, usar o nome cachaça no rótulo americano antes de 2013, por já possuir o nome cachaça registrado à marca Cigana.

3) A Cachaça São Paulo está presente em mais de 20 estados americanos. As primeiras exportações da Cachaça São Paulo para os Estados Unidos foram feitas no final da década de 80. Atualmente, pode-se encontrar essa cachaça paraibana em mais de 20 estados americanos, como a Flórida, Washington, Nova York e Califórnia. Além da branquinha da Cachaça São Paulo, esse ano, o Engenho começou a exportar a São Paulo Blend, que no Brasil é comercializada com o nome de São Paulo Amburana.

4) Fundado em 1909, o engenho está na quarta geração familiar. O Engenho São Paulo foi fundado em 1909, na zona rural de Cruz do Espírito Santo, por um senhor chamado Joaquim Fernandes de Carvalho. No início, suas atividades principais eram a produção do açúcar mascavo, do mel e da rapadura, mas com a queda do consumo desses produtos, seus filhos que já administravam o local decidiram focar mais na cachaça de alambique. No fim da década de 80, o engenho já se encontrava em sua terceira geração familiar, desta vez, com os netos de Joaquim Fernandes de Carvalho. Atualmente, é administrado oficialmente por Múcio Fernandes, neto de Joaquim, também presidente da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca). Mantendo a tradição da família, os bisnetos do fundador já fazem parte do corpo administrativo e trabalham para atualizar o Engenho e suas marcas para as tendências de mercado atuais.

5) O engenho conta com um laboratório de microbiologia exclusivo e uma própria levedura, selecionada a partir da microbiota da região do engenho. Em sua estrutura, a tecnologia e a inovação estão muito presentes. O engenho São Paulo conta com um laboratório de microbiologia que utiliza tecnologia de ponta para controlar rigorosamente todas as etapas da produção. O laboratório também selecionou uma cepa de levedura, que é encontrada unicamente no local. Durante a fermentação, fazem a adição dessa cepa no processo para que ela esteja sempre predominante na fermentação, o que garante que a bebida produzida possua sempre as mesmas características e o padrão de qualidade do Engenho São Paulo.

6) O engenho tem preservação ambiental e sustentabilidade em toda a propriedade. Além da levedura própria, outro “segredinho” do Engenho São Paulo está no cuidado de preservação das matas do terreno e nas várzeas do Rio Paraíba. O Engenho realiza um trabalho intenso de preservação ambiental para conservar, principalmente, as nascentes de água, garantindo uma água de excelente qualidade para a fabricação das bebidas. Além disso, o local conta com paisagens bucólicas e pretende abrir para visitação e fomentar o turismo rural da região.

7) O engenho conta com um projeto social para crianças das comunidades locais. Em 2012, o Engenho São Paulo fundou a escolinha de futebol “São Paulo Crystal”, que treina crianças de 6 até 18 anos. No início, acolhia filhos de trabalhadores e moradores do engenho, e hoje, inclui também crianças da cidade e da zona rural de Cruz do Espírito Santo, o que totaliza uma média de 200 alunos. Além de incentivar a prática do esporte, ensinando futebol, o projeto funciona em parceria com a prefeitura e acompanha o rendimento escolar dos alunos, avaliando desde notas até comportamento e frequência escolar. A escolinha está em fase de expansão e futuramente terá filiais em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Sapé, Patos e na zona urbana de Cruz do Espírito Santo.

8) O engenho conta com time profissional de futebol. Com o sucesso da escolinha, que passou a revelar diversos talentos, em 2017 foi fundado o time profissional de futebol, o “São Paulo Crystal” – com direito a alojamento, centro de treinamento, mascote e torcida. Desde a fundação, o São Paulo Crystal já reúne diversas conquistas. Foi vice-campeão no estadual sub 19 em 2017. Em 2019, foi campeão estadual do sub 15 e vice-campeão no sub 17 além de ser campeão da Copa Paraíba no sub 17. Em 2020, a equipe fez bonito e subiu para a primeira divisão do campeonato paraibano e finalizou sua participação no estadual figurando entre os quatro finalistas da competição.

9) Mesmo sabor, novos rótulos. A marca Engenho São Paulo se prepara para uma nova fase. Em 2021, haverá ajustes na identidade visual. Nova logomarca, novos rótulos e presença mais forte nas mídias digitais e tradicionais – tudo isso para se comunicar melhor com um público cada vez mais bem informado e conectado. Para conhecer mais sobre a história e os produtos, o site é engenhosaopaulo.com.br/ e os perfil no Instagram são @engsaopaulo, @cachacasaopaulo, @cachacacaipira e @saopaulocrystalfc

10) A cachaça tem nome de santo. Outro fato curioso é que, antigamente, todas as terras da zona rural de Cruz do Espírito Santo eram chamadas com nomes de santos católicos. O santo Paulo foi escolhido para batizar a propriedade da família, que se mantém até hoje pelos herdeiros, pela tradição e pela religiosidade. Ao lado do engenho São Paulo, por exemplo, estão localizadas as usinas Santa Helena e a São João. Local histórico – A região da várzea do Rio Paraíba, onde fica localizado o engenho, foi um dos locais dominados pelos holandeses na época da colonização. Essa parte da história ainda pode ser visualizada hoje por conta das capelas – Nossa Senhora das Batalhas e Nossa Senhora do Socorro, que ficam localizadas próximas ao Engenho.

Continue Lendo

Negócios

Sine oferece mais de 480 vagas de emprego para toda Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (29/04), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará 481 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos. João Pessoa é o município com o maior número de oportunidades, totalizando 188 vagas, sendo 40 para a função de auxiliar de linha de produção; 32 para pedreiro, 12 de vendedor pracista e outras de costureira em geral e servente de pedreiro, sendo dez vagas cada, entre outras funções.

Confira

Também serão disponibilizadas vagas nos municípios de Bayeux, Campina Grande, Cabedelo, Conde, Guarabira, Mamanguape, Patos, Pombal, Sapé, São Bento, Santa Rita.

Em Campina Grande, serão ofertadas 106 vagas, entre as quais 15 de carpinteiro e 13 de chapeiro. Em Santa Rita, serão oferecidas 48 vagas de emprego, das quais 20 para a função de auxiliar de linha de produção e 12 para auxiliar de logística. Já em Bayeux serão 41 vagas, com destaque para a função de auxiliar de linha de produção, com 40 vagas.

Há ofertas de emprego nas cidades Pombal, com 19 vagas para diversos cargos; em Patos, com 18 vagas, com destaque para a função de auxiliar de carga e descarga (12 postos); em Mamanguape, com 13 vagas, sendo sete para o cargo de vendedor de consórcio; em Conde, com 11 ofertas de emprego; em Guarabira, dez vagas de emprego; em Sapé, oito vagas; em São Bento, sete vagas; e em Cabedelo, onde o posto do Sine disponibilizará duas vagas.

 

Continue Lendo

Negócios

Acompanhantes ganham massagem durante permanência em hospital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Estar em um ambiente hospitalar pode trazer tensão e mexer com as emoções, tanto para o paciente quanto para quem está ao lado dele. Para promover bem-estar e o acolhimento ao público, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), unidade própria da Unimed João Pessoa, está oferecendo, ao longo deste mês, atendimento de massoterapia para os acompanhantes.

A prática traz benefícios para o corpo e a mente, diminuindo as tensões, promovendo relaxamento físico e mental. Valéria Henrique está acompanhando um familiar no Hospital Alberto Urquiza há alguns dias. Ela foi uma das beneficiadas com a sessão de massoterapia disponibilizada aos acompanhantes. “Fiquei muito satisfeita com essa ação. É importante para nós que ficamos muito tempo no hospital. Participar desse momento nos deixa um pouco mais leves, nessa situação de estar acompanhando um ente querido”, disse.

A ação integra as atividades da Semana de Experiência do Paciente e está sendo realizada pelo Núcleo de Relacionamento e Experiência do Cliente (Nurex). Para finalizar as atividades, na segunda-feira (29), será realizada uma apresentação especial com as crianças e adolescentes do Coral Jovem Instituto Unimed João Pessoa, no hall de entrada do Hospital Alberto Urquiza, às 17h.

ATENÇÃO NO CUIDADO

Para melhorar o relacionamento entre os pacientes e seus familiares com a equipe de saúde do Hospital Alberto Urquiza, e oferecer a melhor assistência, o Nurex realiza algumas ações principais.

Entre as iniciativas está a atencipação de conflitos, onde a equipe alinha com o paciente e seus familiares as expectativas e necessidades ainda nas primeiras 24 horas de admissão do paciente na unidade. Outra ação importante é acolher o paciente que queira registrar qualquer manifestação relacionada ao atendimento recebido.

Outra iniciativa de humanização e cuidado centrado no paciente é a atuação do Serviço Social, que oferece suporte emocional e prático aos pacientes e seus familiares. A equipe atua ainda na desospitalização segura, facilitando a transição do paciente para a alta hospitalar. Além disso, há ainda as orientações e acolhimento dos familiares no caso dos pacientes em cuidados paliativos, abraçando a complexidade física, emocional e espiritual.

Continue Lendo

Negócios

Conexões Reais: Nathalia Arcuri, do Me Poupe, profere palestra neste sábado em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB) realiza, neste sábado (27/04), a partir das 9h, no Teatro do Sesc Centro, em João Pessoa, o evento “Conexões Reais”, iniciativa que promoverá networking, debates e palestras para empresários e empreendedores focando na importância das relações interpessoais diante de um mundo, cada vez mais, virtual. Entre os palestrantes, está a empresária e influenciadora de educação financeira, Nathalia Arcuri.

O evento contará com uma área gourmet, com produtos e comidas feitas pelas integrantes da AME-PB”; apresentações culturais; além de debates com temas diversificados, pela manhã e à tarde: “Mulheres Empreendedoras: Mesa Redonda sobre Saúde Integral e Empoderamento”; “Empreender nas Cidades”; “Empreendedorismo em todas as Idades”; e “Inovação Sustentável”.

Já as palestras serão realizadas à tarde, a partir das 15h. A primeira será a da empresária Roberta Penteado, que é consultora de diversidade e inclusão, mentora de carreiras em inteligência emocional e liderança, além de ser sócia da Lanchonete Temática Mundo Animal, em João Pessoa. Com formação em Relações Internacionais, complementada por uma pós-graduação em Inovação, e mais de duas décadas de experiência como Superintendente da Caixa Econômica Federal em São Paulo, é reconhecida com o Prêmio Excelência Mulher 2016.

Às 16h, será a palestra de Nathalia Arcuri, que falará sobre como “Prosperar com Sabedoria”. Nathalia é a fundadora da Me Poupe!, empresa de impacto social de alcance massivo cujo objetivo é colocar o poder do dinheiro nas mãos de todas as pessoas. Atual celebridade mais influente do Brasil (IPSOS 2023 celebrities report), a empresária é formada em jornalismo e especializada em planejamento financeiro e economia comportamental. Ela ainda lidera o maior canal de finanças pessoais do mundo no YouTube, o Me Poupe!.

O “Conexões Reais” também tem um caráter social. Os organizadores estão recebendo doações de alimentos e de absorventes íntimos que serão entregues ao projeto ‘Jampa Invisível’, destinado a auxiliar pessoas em situação de rua, na capital paraibana. Os ingressos do “Conexões Reais” estão sendo vendidos pelo Sympla (https://bit.ly/3PU0aZp).

Continue Lendo