Nos acompanhe

Paraíba

UFPB oferece tratamento pós-Covid gratuito para população

Publicado

em

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vão realizar tratamento gratuito para pacientes que estão sofrendo com efeitos pós-Covid. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e com pesquisadores estadunidenses, o projeto “Continuar Cuidando” é coordenado na universidade pelos laboratórios de Estudos em Envelhecimento e Neurociências (Laben) e de Fisioterapia em Pesquisa Cardiorrespiratória (Lafipcare), ambos no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A iniciativa envolve uma equipe multidisciplinar formada por neurologistas, radiologistas, fisioterapeutas e nutricionistas, para prestar atendimento no caso de dor, fadiga ou outro efeito que persiste em pacientes que tiveram a doença. Além de terem assistência por meio de exames e avaliações, os pacientes serão convidados a fazer parte de um estudo sobre um tratamento inovador para minimizar os efeitos da Covid-19 a longo prazo. A pesquisa envolve um tratamento respiratório e neuromodulador.

De acordo com a coordenadora do Laben, professora Suellen Andrade, qualquer pessoa que tenha sido diagnosticada com Covid-19, independente de ter sido tratada no hospital ou em casa, pode agendar uma avaliação. “Os interessados podem entrar em contato a partir da próxima semana. Nossa proposta é seguir com o projeto por um ano”, disse.

Os atendimentos ocorrerão no campus de João Pessoa e no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. Para ser atendido, é necessário falar com os coordenadores do projeto pelo WhatsApp 83 98769 4314 ou pelo Instagram @laben.ufpb.

“Vamos testar os efeitos de um tratamento associado envolvendo a estimulação neural e estimulação respiratória para tratar as sequelas da Covid. Assim, nossa equipe fará uma anamnese (entrevista conduzida pelo médico em consultório) e encaminhará o usuário aos locais específicos para realizar exames e o auxílio que será pertinente”, explicou a Profa. Suellen Andrade.

A iniciativa conta com a parceria da Soterix Medical, empresa de neuroestimulação dos Estados Unidos. A equipe envolvida no projeto faz parte do Hospital Metropolitano e dos Departamentos de Fisioterapia e de Nutrição da UFPB. Também participam o Dr. Marom Bikson, da Universidade da Cidade de Nova Iorque, e o Dr. Benjamin Hampstead, da Universidade de Michigan, além do próprio CEO da Soterix, Dr. Abhishek Datta.

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo