Nos acompanhe

Paraíba

Descaso da prefeitura leva CRM a pedir interdição do hospital municipal de Sapé

Publicado

em

Em função do descaso da Prefeitura de Sapé, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM) propôs a interdição total do Hospital Municipal Sá Andrade, o único hospital da cidade de Sapé, a 55 km de João Pessoa. O hospital é de responsabilidade da Prefeitura de Sapé. A unidade hospitalar, inclusive, nem funciona mais como hospital, uma vez que a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) já proibiu as internações e cirurgias. O hospital está funcionando apenas como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sem internações. Quando o paciente precisa de internação, são encaminhados para Santa Rita ou João Pessoa, segundo reportagem do ClickPB.

“Fora esse problema, na sala vermelha está faltando equipamentos, medicamentos, e a sala amarela está totalmente vazia ainda, não estão usando a sala amarela”, informou o conselheiro do CRM, Eurípedes Mendonça.

A proibição de internações e cirurgias foi uma medida adotada ainda em 2012, mas até hoje a situação não foi regularizada. Na época, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) constatou irregularidades graves nos procedimentos de esterilização de materiais e higiene. “A gente está indo lá quase todo ano e a situação não se resolve”, disse Eurípedes.

O caso é objeto de ação civil pública impetrada pelo MPPB. Segundo Eurípedes, a inspeção realizada em dezembro de 2017 já foi uma determinação judicial em atendimento à ação do órgão ministerial.

O médico Eurípedes Mendonça disse que o relatório da inspeção será apreciado pela Presidência do CRM, a quem compete autorizar a interdição solicitada pela fiscalização.

Mais de 50 mil pessoas vivem em Sapé e o município possui 41 estabelecimentos de saúde, públicos e privados, cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes).

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba envia bombeiros militares e equipamentos para auxiliar às vítimas das enchentes no RS

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba encaminhou, na manhã desta segunda-feira (6), uma equipe de bombeiros militares especialistas em desastres para auxiliar no resgate e salvamento de vítimas das enchentes provocadas pelas fortes chuvas caídas no Rio Grande do Sul. Ao todo, foram enviados 18 militares – homens e mulheres –, como também viaturas de busca e salvamento, botes infláveis de salvamento e uma viatura de canil para transporte de dois cães farejadores para este tipo de ocorrência. A saída dos militares foi acompanhada pelo vice-governador Lucas Ribeiro.

“O país inteiro está consternado com essa tragédia que assola o povo gaúcho. E a Paraíba se faz presente para ajudar, para socorrer quem mais está precisando. Esse é o espírito do povo paraibano. Por orientação do governador João Azevêdo, mobilizamos nossos bombeiros, equipamentos e recursos para dar suporte às famílias afetadas por esse desastre. Desejamos que essa missão seja abençoada e que nossos bombeiros retornem em segurança”, afirmou o vice-governador.

O sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Lucas Medeiros, destacou o papel da corporação no apoio à população do Rio Grande do Sul. “Com certeza esses militares irão prestar o socorro da melhor forma possível para que tenham bons resultados. Que tragam tranquilidade para as famílias, que levem ajuda humanitária, que levem acalento para aquele povo que está tão sofrido”, disse, acrescentando que, caso haja necessidade, novas equipes serão enviadas ao Rio Grande do Sul.

A equipe de bombeiros militares da Paraíba se juntará aos que já estão no Rio Grande do Sul oriundos dos demais Estados atuando em busca e resgate de pessoas em áreas alagadas, recuperação de corpos soterrados, por meio dos cães farejadores Raja e Rana, como também ajudar nas ações humanitárias.

Continue Lendo

Paraíba

Sessão Especial na Assembleia discute estrutura dos trabalhadores ambulantes no Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá nesta segunda-feira (06/05) uma Sessão Especial para debater a organização e estrutura dos trabalhadores ambulantes no Estado.

A audiência é de propositura do deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), e tem por objetivo ouvir demandas dos profissionais e promover através do poder público melhores condições para os profissionais comercializarem seus produtos.

O debate tem início às 14h no Plenário Deputado José Mariz e pode ser acompanhado pelo canal da Assembleia no YouTube.

Continue Lendo

Paraíba

Saúde: Hospital Geral de Taperoá receberá dez novos leitos de UTI

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), anunciou em suas redes sociais a destinação de emendas parlamentares para a Saúde de Taperoá, cidade localizada no Cariri paraibano.

A ação é fruto de uma reunião entre o parlamentar e o governador João Azevêdo (PSB), que garantirá a aquisição de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao Hospital Geral de Taperoá, além do primeiro tomógrafo público da cidade. O investimento é de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

“Quero nesse momento mais uma vez agradecer a importante parceria com o governador João Azevêdo fazendo com que hospitais distritais e regionais da nossa Paraíba tenham investimentos sonhados de uma vida inteira. Tenho certeza que Taperoá e região receberão essa notícia com muita alegria”, celebrou Gervásio.

Confira:

Continue Lendo