Nos acompanhe

Paraíba

Governo encerra Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos com Caminhada Pela Vida

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Central de Transplante, encerrou nesse sábado (30) a Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, que neste ano teve como tema “Doar órgãos é amar sem medidas”. Para fechar o ciclo de atividades durante todo o mês de setembro, foi realizada a Caminhada pela Vida, às 15h, seguindo da Avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré, na capital.

 

“A campanha tem o objetivo de sensibilizar a população e, consequentemente, aumentar o número de transplantes.Fechamos as atividades deste ano com uma caminhada que divulga a importância de doar órgãos. A movimentação na rua chama a atenção, desperta a curiosidade e incentiva o diálogo e a reflexão”, afirmou a diretora da Central de Transplante, Gyanna Lys Montenegro.

 

Ainda de acordo com a diretora, a cada ano a Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos tem um engajamento maior da população. “Quanto mais se fala sobre o assunto, melhor. Quando as pessoas sabem da importância da doação de órgãos, abraçam a causa. Mesmo sabendo que quem decide é a família, cada um precisa externar o seu desejo de ser doador de órgãos. Comunique a todas as pessoas próximas sobre o seu desejo de ser doador para que a família atenda seu desejo após a morte”, alertou Gyanna.

 

Participaram da Caminhada Pela Vida, além dos profissionais da Central de Transplante, associações de motociclistas, clubes de bicicletas, alunos e professores da Escola Municipal Agostinho Fonseca Neto e a população em geral.

 

“Nossos alunos fizeram durante o mês atividades em sala de aula sobre a importância de doar órgãos. Trouxemos a banda da escola para animar a caminhada e, claro, seguir com a conscientização, porque ela tem que acontecer desde cedo. Os estudantes são multiplicadores das informações”, disse a diretora da Escola Municipal Agostinho Fonseca Neto, Maria de Fátima Brito.

 

Campanha – No mês de setembro, foram realizadas ações de conscientização sobre a importância de doar órgãos em João Pessoa e Campina Grande. Entre as atividades, foram feitas palestras científicas, culto ecumênico, apresentação teatral, distribuição de material educativo, além da Caminhada Pela Vida, no encerramento.

Dados – Segundo dados da Central de Transplantes da Paraíba, de 1 de janeiro a 15 de setembro de 2017 foram realizados 140 transplantes na Paraíba, sendo 114 de córnea, 12 de rim cadáver, 13 de rim intervivo e 1 transplante de fígado.

 

Quanto ao número de doadores, no mesmo período foram 135 de córnea e 4 de múltiplos órgãos. “Os transplantes acontecem de acordo com o número de doações. Precisamos mostrar que o transplante é importante para tirar do sofrimento tanto o paciente quanto os seus familiares”, sugeriu Gyanna.

 

Nova sede – A Central de Transplante da Paraíba está funcionando no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na capital. A mudança é uma conquista importante para a logística do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes por estar sediada no complexo do Trauma, que é a maior unidade em doações.

 

“Além das melhores condições de trabalho, já que foi construído de acordo com as nossas necessidades, o prédio nos proporciona maior integração entre a Central de Transplante, a Organização à Procura de Órgãos (OPO) e o Banco de Olhos da Paraíba, permitindo melhor controle e gerenciamento por parte da direção”, disse a gestora da Central de Transplante.

 

A Central de Transplante e a OPO funcionam 24 horas por dia, e estão abertas para receber notificações de óbitos, tanto de morte encefálica como após a parada cardíaca. O trabalho da Central de Transplante também se estende ao Programa de Educação Continuada, voltado para a sociedade, por meio de palestras educativas de esclarecimento sobre todo o processo de doação de órgãos e tecidos.

 

Para entrar em contato com a Central de Transplante e solicitar palestras, tirar dúvidas ou informar os óbitos há o e-mail: [email protected] e os telefones (83) 3244.6192 / 98845.3516. A nova sede fica na sala 10, do 1º andar do anexo do Trauma. O contato com a Organização à Procura de Órgãos (OPO) é pelo telefone: (83) 3216.5746.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo