Nos acompanhe

Paraíba

Nesta terça: prefeito de São Bento inaugura Hospital abandonado há mais de duas décadas

Publicado

em

O prefeito de São Bento, Jarques Lúcio da Silva II, inaugura, nesta terça-feira (28), uma das obras mais aguardadas pela população do município e a da região polarizada por ele.

A inauguração do Hospital Dr. Jarques Lúcio da Silva acontece às 14h, e vai contar com a presença do governador do estado, João Azevêdo e sua equipe administrativa, sobretudo, do setor de saúde, bem como de autoridades municipais e lideranças regionais.

Esperado há mais de duas décadas, o HOSPITAL DR. JARQUES LÚCIO DA SILVA possui uma área construída de 3.500 m2, dando espaço a 63 cômodos e 49 leitos, distribuídos em três blocos com setores específicos, com uma estrutura toda climatizada para pacientes, acompanhantes e funcionários.

A Unidade Hospitalar é composta por guarita para acesso de servidores, sala de nutricionista, zeladoria, apartamento para motorista, Inter Laudos, guarita de acesso ao público, repouso clínico, salas para armazenagem e distribuição, posto de enfermagem, imunização, inalação, coleta, aplicação de medicações, sala de serviços, triagem, hidratação de pacientes, consultório médico, recepção, fraldário, seguro social, classificação de risco, além de registro, estabilidade pediátrica, satura-curativos e consultório.

O novo hospital de São Bento tem salas de estar, preparo, URPA (Unidade de Recuperação Pós-anestésica), Enfermaria Clínica Médica, Observatório Adulto, Estabilização Adulto, Observação Pediátrica e Sala para colocação de Gesso, salas para isolamento, refeitório, PPP – 01, PPP – 02, secretaria, sala para raio-x, Posto de Enfermagem, Necrotério, Enfermaria Clínico Médico-Masculino; Enfermaria Clínico Médico-Feminino, Enfermaria Obstétrica, Pediátrica, sala de estar para os médicos e espera em ambulatório. A nova casa de saúde tem, ainda, na sua estrutura, Centro Cirúrgico, Circulação Ambulatorial, sala de cirurgia e de espera.
A conclusão e a entrega do Hospital Municipal de São Bento pelo governador João Azevêdo e o prefeito Jarques Lúcio demonstra a visão promissora dos gestores que vislumbraram um futuro de muita esperança para uma população sofrida, que esperou tantos anos para ver um sonho tão antigo sendo realizado.

Durante o seu Programa Conversa com o Governador desta segunda-feira (27), João Azevêdo fez um breve relato histórico da retomada das obras do Hospital de São Bento pelo seu governo. “Estava lá em 2018, quando estive rodando o município de São Bento, quando o prefeito da cidade, Jarques Lúcio, me chamou e convidou, no momento em que participávamos de uma reunião, pra visitarmos as obras do Hospital. Fui verificar e vi que era o início de construção de um grande Hospital, mas que estava abandonado esses anos todos!
Naquele dia, me comprometi com o prefeito Jarques que, se eleito fosse, nós terminaríamos aquela obra e entregaríamos para São Bento um Hospital Moderno, com toda infraestrutura capaz de atender não só o município, mas toda uma região polarizada por ele. E amanhã, será esse grande dia”, enfatizou o governador.

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo