Nos acompanhe

Paraíba

José Nêumanne Pinto profere palestra em Campina Grande e alerta para momento crítico da comunicação

Publicado

em

O jornalista, poeta e escritor José Nêumanne Pinto proferiu palestra para jornalistas na noite desta quinta-feira, 14, no miniauditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). Neumanne atendeu a convite da Prefeitura de Campina Grande, por meio do Gabinete do Prefeito e da Coordenadoria de Comunicação do Município (Codecom).

A palestra teve como tema “Nêumanne e seus muitos passados –  uma lição de vida e de amor ao Jornalismo”. A temática despertou o interesse não apenas dos jornalistas campinenses, entre eles os assessores de imprensa da Prefeitura, mas também de historiadores, empresários e outras personalidades que compareceram ao evento.

Em sua exposição, Neumanne registrou algumas frases em tom de ultimato. Dentre elas: ’A imprensa morreu’ e ’a mentira é o maior negócio do mundo hoje’, destacando o poder nefasto das chamadas fake news em tempos de fortalecimento das mídias e redes sociais.

A apresentação do palestrante foi feita pelo secretário chefe de Gabinete do Prefeito, Gilbran Asfora, que representou o prefeito Bruno Cunha Lima, ausente devido a compromissos em Guarabira.

Ao destacar os objetivos da iniciativa, Gilbran explicou a importância de se proporcionar à classe dos jornalistas de Campina Grande uma visão atual da imprensa brasileira.

“Com isso, tivemos o propósito de dar amplitude ao conhecimento de cada um, daí o convite ter sido formulado a um palestrante ilustre, filho da Paraíba, e de renome nacional”, explicou o secretário na abertura do evento.

Por sua vez, o palestrante apresentou os seus agradecimentos pelo convite, destacando o seu amor por Campina Grande, cidade onde estudou e iniciou as suas atividades profissionais no ano de 1967, na Rádio Caturité, onde apresentou em nome do Cine Clube Glauber Rocha, o programa “Sétima Arte”.

José Neumanne lembrou, ainda, o fato de ter militado na imprensa local, como repórter do extinto Diário da Borborema, antes de ter ido se fixar em São Paulo, onde atuou inicialmente na Folha de São Paulo e depois prosseguiu a sua jornada em outros importantes órgãos de comunicação do país.

Nêumanne destacou, ainda, a sua trajetória intelectual vitoriosa, reconhecida por meio de vários prêmios recebidos, a exemplo do Prêmio Esso de Economia e muitos outros. Ele também teve o seu talento literário reconhecido pelo seu ingresso em instituições como as academias de Campina Grande, da Paraíba e a de História, de São Paulo.

O jornalista teve, por fim, a oportunidade de responder a perguntas do público, tendo abordado temas como a atual crise do jornalismo, a realidade política atual e até algumas curiosidade pessoais.

O jornalista revelou, entre outras questões, que o ponto mais alto da sua rica carreira jornalística foi o fato de ter entrevistado o famoso escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura. Ainda pontuou a sua admiração pelo saudoso jornalista Chico Maria, destacando ter sido o melhor entrevistador do Brasil.

Presenças

Estiveram integrando a mesa de honra o coordenador da Codecom, Marcos Alfredo; o presidente da Academia de Letras de Campina Grande, Thélio Farias; o representante da Associação de Imprensa de Campina Grande (ACI), Antônio Nunes, e o ex-prefeito de Campina Grande, Félix Araújo Filho.

Ainda compareceram Isabel de Castro, doutora em História, esposa do palestrante; secretária municipal de Cultura, Gisele Sampaio; secretário executivo de Cultura, João Dantas; pelo Instituto Histórico de Campina Grande, o predidente Vanderley de Brito e Oda Steinmúller (presidente de honra da entidade, entre outras personalidades.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo