Nos acompanhe

Paraíba

Única candidata ao Governo do Estado enfatiza necessidade de políticas para mulheres

Publicado

em

Na noite do último domingo (7), ocorreu o primeiro debate entre governáveis da Paraíba, na TV Manaíra afiliada da Band no estado. Adjany Simplicio, candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), e única mulher a disputar o cargo, enfatizou a necessidade de políticas públicas destinadas às mulheres paraibanas.

Em sua fala, a candidata reafirmou a importância de construir políticas públicas direcionadas à prevenção da gravidez, sobretudo na adolescência, e de se fortificar as frentes de combate à sistemática da violência e do abuso sexual que permeia as mais diversas camadas da sociedade, tendo como berço, frequentemente, o próprio seio familiar. Um dos pontos centrais no seu projeto é o enfrentamento à sistemática da violência que, no âmbito das escolas, se traduz em uma educação sexual crítica e comprometida com as demandas e os direitos das mulheres.

Assegurando a força das suas propostas, Adjany Simplicio usou o seu turno para trazer ao foco político questões essenciais para a sociedade que são contundentemente ignoradas pelos demais candidatos e seus projetos, tais como o fortalecimento das redes de apoio e de acolhimento às mulheres e a interiorização dos tratamentos médicos de média e alta complexidade, pautas essas que são consideradas seriamente apenas por meio da participação efetiva de mulheres na política.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, houve na Paraíba uma variação de 156,6% nos casos de tentativa de estupro e estupro de vulnerável, com as taxas passando de 0,5 %, em 2020, para 1,2%, em 2022. Considerando apenas estupro de vulnerável com vítimas mulheres, essa variação é de 616,9%, passando de 48 casos absolutos em 2020 para 346 em 2021.

Esses dados denunciam e quantificam realidades vivenciadas por pessoas vulneráveis, mulheres e adolescentes, atentando contra a dignidade, a segurança e a autonomia de seus corpos. No Brasil governado por Bolsonaro, a política da violência é a prática do cotidiano: através do discurso de ódio e das políticas armamentistas. A violência, incluindo de gênero, que é marca desses 4 anos de governo Bolsonaro é consequência direta do golpe de 2016, que tirou a primeira mulher eleita da presidência do país.

É em combate a essa realidade que Adjany Simplicio levanta sua voz, tirando as pautas das mulheres das margens políticas, levando essas demandas em diversas frentes e lutando pelo direito ao futuro da Paraíba e com Lula na Presidência.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

“Uma conquista construída a muitas mãos”; Tibério Limeira celebra aprovação do PCCR da Educação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira (PSB), celebrou uma conquista histórica na Educação paraibana, a aprovação do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da área.

O projeto trata da criação de cargos e composição do quadro dos profissionais de Educação da Paraíba, ressaltando ainda que a revisão da legislação compreende a atualização normativa que garanta o enfrentamento aos desafios educacionais atuais, bem como a necessária valorização profissional da categoria responsável por estruturar as bases educacionais.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Tibério destacou os esforços da gestão estadual na promoção das áreas mais importantes do desenvolvimento da população.

“Uma conquista construída a muitas mãos com a marca do governador João Azevêdo, ouvindo a categoria, sendo sensível as suas demandas, mas sem jamais tirar o pé do chão, mantendo a responsabilidade fiscal do Estado. O resultado é um novo PCCR que valoriza os profissionais e que refletirá em avanços na educação de nossos adolescentes e jovens”, disse.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa prestigiam Feira de Negócios Viva Centro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na manhã desta quinta-feira (02/05), diversos vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foram prestigiar a abertura da Feira de Negócios Viva o Centro, evento promovido pelo Legislativo Municipal em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura da Capital, que tem por objetivo divulgar todos os benefícios concedidos para quem quer morar ou empreender no Centro Histórico de João Pessoa. O evento acontece no Teatro do Sesc, até às 17h desta sexta-feira (03/05).

O presidente da CMJP, Dinho (PSD), destacou que a discussão sobre o Centro Histórico tem a Câmara no centro, tanto do debate, quanto fisicamente, quando decidiu manter a sede do órgão na região. “Uma estrutura ladeada por duas ruínas, que nos dispusemos a revitalizá-las”, afirmou, destacando a aprovação do projeto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), conciliando preservação e desenvolvimento. “Não tenho dúvidas de que o Centro, com o empenho de todos, vai se reerguer. Será um processo lento, mas contínuo”, afirmou.

O vereador Bruno Farias (Avante) explicou a trajetória que deu como fruto a Feira de Negócios Viva Centro. “A Câmara foi a precursora, a pioneira, quem deu início a esse debate, fez o chamamento da sociedade a respeito da importância do tema. Vale salientar a liderança do presidente Dinho que, em nome dos vereadores, avocou para si a responsabilidade de reunir na mesma mesa o prefeito Cícero Lucena e o governador João Azevedo. Todos deram as mãos e, num esforço concentrado, a cidade está empenhada em resgatar, revitalizar e valorizar o Centro Histórico, que é nosso útero, berço, manjedoura, de onde nossa cidade nasceu. Todo conjunto de ações sempre será muito bem-vindo ao centro da cidade”, declarou.

Continue Lendo

Paraíba

PSDB protocola desistência da ação contra eleição antecipada na Assembleia Legislativa da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) protocolou desistência da ação contra a eleição antecipada registrada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que elegeu o atual presidente da Casa, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos). A informação consta no sistema do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação do PSDB havia sido recebida com surpresa pela cúpula estadual da legenda e pelo próprio Galdino.

Leia também: PSDB contesta eleição antecipada para direção das Assembleias Legislativas da Paraíba e do Piauí

O presidente estadual tucano, Fábio Ramalho, no entanto, explicou que o processo havia decorrido de um equívoco e que, pessoalmente, iria cobrar a retirada dele da Corte Suprema.

Confira imagem:

Continue Lendo