Nos acompanhe

Paraíba

V Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural prossegue com atividades diversas

Publicado

em

Promovida pela Prefeitura de Campina Grande, sob a coordenação da Secretaria de Cultura (Secult), numa parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), a V Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande prossegue até esta quinta-feira, 18, com exposições, visitas e outras atividades. A programação foi aberta nesta terça-feira, 16, quando o público pôde conferir, ainda pela manhã, uma apresentação cultural relembrando a história da Rainha da Borborema e um debate com pesquisadores da área.

Já no período da tarde, a programação incluiu uma visita a um dos principais equipamentos culturais e históricos da cidade: o Museu Histórico de Campina Grande. Por volta das 14h, os estudantes da Escola Municipal Laura Menezes Amorim, do distrito de Galante, puderam conhecer o riquíssimo acervo da instituição.

Atualmente, o Museu Histórico está com a exposição “Os Afetos da Rainha”, com curadoria do diretor dos museus de Campina Grande,  ngelo Rafael. A composição ressalta um diálogo metafórico entre a Rainha da Borborema enquanto cidade, a Vila Nova da Rainha e a Rainha de Portugal, Dona Maria I de Portugal.

Na manhã desta quarta-feira,17, o Museu também abriu suas portas para a programação, desta vez para Escola Municipal São Clemente, do distrito de São José da Mata. O equipamento, que é gerido pela Secult, é aberto ao público e gratuito, também podendo ser visitado dentro de sua programação normal: de terça a sexta-feira, das 08h às 14h; e das 8h às 12h, aos sábados.

A Secult organizou ainda, para a V Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, exposições itinerantes de artistas campinenses, reforçando a cultura e história não somente pelas belíssimas obras, mas também incentivando a população a conhecer os espaços culturais da cidade.

Programação:

Exposição “A caixa”, de Alan Cruz, e Exposição “Paraíba Moderna”, de Ava Romanovisk;

Local: Galeria Edvaldo do Ó – Hall de entrada na Secult;

Horário: 8h às 12h.

Exposição fotográfica “Déco em movimento”, do fotógrafo Jorge Barbosa, e Exposição em xilogravura “Raízes de um povo”, de Haendel Melo;

Local: Centro Cultural Escola Parque – Lourdes Ramalho;

Horário: 8h às 17h;

Exposição fotográfica “Horizonte Art Déco”, de Val da Costa;

Local: Galeria Irene Medeiros (Teatro Municipal Severino Cabral);

Horário: 8h às 17h.

Todas as exposições integram os produtos gerados pela Lei Emergencial Aldir Blanc, com incentivo municipal. Elas ficarão disponíveis para visitação até dia 31 de agosto.

 

Ainda vem por aí:

Quarta-feira – 17/08 – 15h às 16h

Lançamento do E-Book – Campina Grande Moderna EDUFCG;

Organizadora: Profa. Dra. Alcília Afonso de Albuquerque e Melo (Kaki);

Transmissão online pelo canal da Seduc no Youtube.

Quinta feira – 18/08 – 8h às 19h

Cine patrimônio material e imaterial de Campina Grande;

Transmissão pelo canal do Youtube da Seduc: https://www.youtube.com/c/SeducCampina/featured

Exibição de curta metragens, reportagens, documentários, programa de entrevistas que foram exibidos na Programação Cultural do Programa “Campina na Escola”, canal 3.2.

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo