Nos acompanhe

Paraíba

Voluntários podem se inscrever para participar do Dia Mundial da Limpeza

Publicado

em

Continuam abertas as inscrições para os voluntários que desejam participar do Dia Mundial da Limpeza, que será realizado no próximo sábado (17), das 8h às 12h, na praia do Cabo Branco. Os 150 primeiros inscritos vão ganhar uma camiseta. As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/1BRoWq2B631Uy2nBA.

O evento é uma promoção da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), com apoio das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Educação e Cultura (Sedec). A concentração será a partir das 8h, na calçadinha da Praia do Cabo Branco, no final da Avenida Beira Rio.

O Dia Mundial da Limpeza reúne voluntários em pelo menos 191 países com o objetivo de limpar o planeta. Pelo menos 60 milhões de pessoas já atuaram para limpar suas casas e cidades. A Semam inscreveu João Pessoa no evento, que este ano reúne 1.200 cidades brasileiras.

O secretário de Meio Ambiente da Capital, Welison Silveira, destacou que o evento tem um caráter lúdico. “Queremos aproveitar uma manhã de sol na praia e trabalhar com educação ambiental. E não há lugar melhor que praia para falarmos sobre o cuidado com a nossa cidade – os 24 quilômetros de litoral de João Pessoa são sem dúvida um dos nossos patrimônios ambientais mais importantes e vamos fazer a versão local do Dia Mundial da Limpeza na praia”, destacou.

Parceria – Para a versão local do Dia Mundial da Limpeza, a Prefeitura de João Pessoa conta com apoio de diversos parceiros, como Universidade Federal a Paraíba (UFPB), UniNassau, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Grupo de Escoteiros Galé 12.

 

Continue Lendo

Paraíba

Tibério diz que Carta de Serviços do Detran economizará tempo e verbas do Estado e do cidadão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Menos burocracia, mais transparência e mais ágil. É assim que o secretário de administração da Paraíba, Tibério Limeira, descreve a Carta de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), implantada nesta segunda (20/05).

O projeto é um marco significativo na modernização do atendimento ao cidadão. Esta iniciativa tem como objetivo principal simplificar e agilizar o acesso aos serviços do Detran através de um portal online mais intuitivo.

Tibério Limeira, destacou a importância desta nova plataforma digital. “Estamos investindo na transformação digital dos nossos serviços para oferecer um atendimento de qualidade, acessível e eficiente para a população paraibana”.

A elaboração da Carta de Serviços é fruto da união entre a Secretaria de Administração e o Detran e em breve esse mesmo modelo irá servir de base para outros serviços do estado.

Ainda segundo Tibério, a Carta de Serviços Digitais do Detran-PB apresenta uma série de funcionalidades que informam os cidadãos sobre os serviços disponíveis, os requisitos necessários, o tempo estimado para a conclusão de cada processo e os custos envolvidos. A plataforma foi desenhada para ser de fácil navegação, garantindo que qualquer pessoa possa acessar as informações de maneira clara e direta.

“Nossa meta é transformar a relação entre o cidadão e o Estado, tornando-a mais próxima e eficiente. Com a nova Carta de Serviços Digitais, os usuários poderão resolver diversas pendências diretamente pelo site, sem a necessidade de deslocamento, economizando tempo e recursos,” explicou Tibério Limeira.

Continue Lendo

Paraíba

“Quebrou os consensos que construímos”, dispara dirigente sobre movimentação de Cartaxo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente municipal do PT, o advogado Marcos Túlio, alfinetou nesta segunda-feira (20/05) o deputado estadual Luciano Cartaxo, e o responsabilizou de ser o pivô no impasse da legenda acerca das indefinições referentes ao pleito em João Pessoa.

A fala do dirigente ocorre após a Cúpula Nacional adiar mais uma vez os rumos do PT na Capital. Disputas internas acerca do nome para pré-candidatura própria entre Cartaxo e a deputada estadual Cida Ramos reflete na dificuldade em manter a unidade e oficializar o posicionamento.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, Marcos afirmou que o impasse ocorre devido as movimentações feitas por Cartaxo de retirar o nome da disputa interna do partido e depois ter voltado atrás.

“A gente fez isso ainda no final do ano passado e no início deste ano. Nós construímos muitas decisões consensuadas. Houve um consenso acerca da candidatura própria, houve um consenso acerca da realização de prévias partidárias e isso foi aprovado pela instância municipal. Só que, em determinado momento, especificamente após uma reunião que houve com o GTE 60 dias atrás quando a presidente Gleisi deliberou pela realização de uma pesquisa aqui em João Pessoa, três ou quatro dias após o deputado Luciano emitiu uma nota à imprensa se colocando de fora de qualquer disputa interna, ele dizia que o nome dele não estava disponível para disputas partidárias internas. A partir desse fato, quebrou essa questão com os consensos que construímos e estamos com esse impasse na mão da direção nacional, e só a direção nacional pode desatar este nó no momento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitos paraibanos participam da XXV Marcha Brasília em Defesa dos Municípios a partir desta 2ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Capital Federal, Brasília, recebe, nesta segunda-feira (20/05), prefeitos paraibanos que, unidos a outros milhares de chefes de Executivos Municipais de cidades brasileiras, participarão da XXV Marcha Brasília em Defesa dos Municípios que acontece até o dia 23 de maio de 2024 e terá foco na desoneração.

Palco de avanços e conquistas para todos os Municípios do Brasil, a Marcha é considerada o maior evento municipalista da América Latina que, nesta edição, também reúne lideranças políticas de todo o país para a discussão das pautas que interessam a toda a população.

Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a edição de 2024 conta com um andar inteiro para a discussão política, com destaque para o palco principal, em que, além das discussões a respeito de Reforma Tributária, a redistribuição dos royalties de petróleo e os desastres enfrentados pelos Municípios do país.

Assim, a Marcha trata diretamente de assuntos que influenciam no cotidiano dos cidadãos e é também um espaço para a capacitação de gestores públicos através de arenas técnicas, na programação paralela. As apresentações serão no piso técnico com cerca de 50 temas sendo debatidos em 7 salas técnicas.

Com pautas prioritárias para os Municípios, a Marcha também é um espaço para a discussão e busca pela aprovação de matérias em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que ajudam a aperfeiçoar o pacto federativo.

Continue Lendo