Nos acompanhe

Paraíba

CMJP realiza sessão especial sobre os ’16 Dias do Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher’

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realiza, na quarta-feira (7), às 14h, uma sessão especial, proposta pela vereadora Cris Furtado (PSB), em alusão à campanha ‘16 Dias do Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher’. O movimento busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo, além de contextualizar suas vulnerabilidades.

Cris Furtado destacou a importância desse debate na CMJP. “Trazer a discussão dessa temática é uma medida que se impõe necessária, uma vez que João Pessoa é um município com elevado número de casos de violência contra as mulheres”, justificou a parlamentar.

Sobre a campanha

Os 16 Dias do Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher é uma campanha anual e internacional, que se inicia no dia 25 de novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres) e vai até 10 de dezembro (Dia dos Direitos Humanos). No Brasil, a mobilização abrange o intervalo de 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) e se estende até 10 de dezembro (data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos).

O movimento dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher, iniciou-se em 1991, intitulado “as mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas, em 1960, na República Dominicana. As irmãs foram submetidas às mais diversas situações de violência e tortura, dentre elas, o estupro, e foram silenciadas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo, no dia 25 de novembro de 1960.

Continue Lendo

Paraíba

Em Brasília, Aguinaldo Ribeiro debate ações para impulsionar produção e exportação do camarão da PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Para impulsionar a produção de camarão na Paraíba, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), esteve reunido nesta quarta-feira (08/05), em Brasília, com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Ao lado de parlamentares e representantes do setor da carcinicultura (técnica de criação de camarões em viveiros), Ribeiro reforçou a urgente necessidade do apoio aos produtores para abertura de novos mercados internacionais.

“Estou aqui para endossar as demandas apresentadas pelos produtores de camarão da Paraíba e também de outros estados. Acredito firmemente que há uma vasta fronteira ainda a ser explorada, especialmente no âmbito da pesca e da aquicultura no Brasil. Precisamos consolidar esse mercado, inclusive fortalecendo as exportações; Portanto, é crucial termos uma resposta ágil, embora com cautela levando em consideração relações comerciais internacionais, para abrir mercados e estimular a nossa carcinultura”, defendeu o deputado.

Continue Lendo

Paraíba

São Bento recebe do Governo do Estado prêmio de ‘Município Referência em Aprendizagem’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante a cerimônia do primeiro aniversário do pacto ‘Alfabetiza Mais Paraíba’, programa promovido pelo Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de São Bento foi agraciada com os prêmios ‘Escola Referência em Aprendizagem’ e ‘Município Referência em Aprendizagem’.

O evento ocorreu nesta quinta-feira (09/05), no Centro de Convenções de João Pessoa e contou com a presença dos principais líderes políticos do Estado.

O programa tem como objetivo principal alfabetizar todas as crianças até os sete anos de idade (2° ano do Ensino Fundamental), por meio de Regime de Colaboração com os municípios paraibanos.

Presente no evento, o prefeito de São Bento, Doutor Jarques (PSB), celebrou a entrega das honrarias e anunciou mais recursos à pasta na cidade.

“Um dia de muita alegria para nossa comunidade educacional! Com essa honra, também recebemos um incentivo financeiro de 80 mil reais para impulsionar ainda mais a qualidade da educação”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Gravado em Campina Grande, filme celebra a poesia de Ronaldo Cunha Lima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos nomes mais emblemáticos da política e da poesia paraibana estará nas telas de cinema, em breve. Está em fase de pré-produção o curta  “Habeas Pinho”, trazendo à vida uma história marcante da década de 60, em Campina Grande, baseada no poema homônimo de Ronaldo Cunha Lima. A filha de Ronaldo, Gal Cunha Lima, lidera o projeto como produtora executiva em uma emocionante homenagem ao legado de seu pai.

O filme, que há anos era um sonho acalentado por Gal Cunha Lima, finalmente sai do papel, destacando não apenas a genialidade poética de Ronaldo Cunha Lima, mas também sua sensibilidade humana e compromisso social. “Essa talvez seja a poesia mais conhecida dele. Um seresteiro teve seu violão confiscado em Campina Grande, e Ronaldo, recém-formado em Direito, enfrenta o desafio de redigir uma petição em forma de poesia para recuperar o instrumento de trabalho do músico A petição/poesia é justamente ‘Habeas Pinho’”, conta.

Para Gal, este momento é de imensa importância, não apenas como uma realização pessoal, mas como uma forma de honrar o legado de seu pai. “Como homem público, Ronaldo foi poeta, político, advogado e um grande humanista, que dedicou sua ia a servir e fazer o bem sem olhar a quem, daí a importância desse filme”, destaca Gal.

A produção conta com um elenco e equipe técnica predominantemente paraibanos, como uma forma de prestigiar e destacar o talento local. “Faço a produção executiva, juntamente com Valério Lima, que esteva em grandes produções, como os recentes ‘Cangaço Novo’ e ‘Maria Bonita’, o ator Lucas Veloso, confirmado para interpretar Ronaldo, enquanto outros nomes renomados estão em processo de confirmação”, adianta.

Dirigido por Nathan Cirino e Aluízio Guimarães, ambos campinenses, o roteiro de “Habeas Pinho” foi cuidadosamente concebido com a colaboração de Glauce, que trouxe informações valiosas sobre seu pai para enriquecer a narrativa. “Foi um processo bem delicado, pois não é fácil falar de um pai, ainda mais público, mas eles conseguiram fazer um lindo roteiro”, destaca.  O diretor de Fotografia é João Carlos Beltrão, um dos mais prestigiados do meio audiovisual paraibano na função.

Cronograma – Com captação por meio da Lei Rouanet, as gravações estão programadas para começar em julho deste ano, marcando o início de uma jornada emocionante para todos os envolvidos.  “Confesso que dá aquele frio na barriga, natural de quem se arrisca, se lança. Sempre tive esse sonho e ele está se realizando, esse curta-metragem é o passo para o longa no qual quero contar a história de um homem ímpar, que deixou um grande legado de amor, honestidade e solidariedade. Deixou suas poesias para a eternidade, seu sorriso largo, memória privilegiada e seus ‘causos’, histórias de vida, dores e vitórias”, complementa.

Confira imagens:

Continue Lendo