Nos acompanhe

Paraíba

Oficina de coleta consciente e artesanato com resíduos acontece nesta 4ª, na Orla do Cabo Branco

Publicado

em

A segunda semana da Exposição Floresta Branca, espaço com programação gratuita e aberta ao público, apresenta a mostra “O Sertão Virou Mar”, do artista potiguar Sérgio Azol e também oferece oficinas e atividades variadas para pessoas de todas as idades, na Av. Cabo Branco, 1630.

Nesta quarta-feira (11), acontece a Oficina Mares sem Plástico, ação que reunirá 20 crianças nas areias da praia de Cabo Branco para uma coleta consciente de resíduos. Com início às 15h da tarde, as crianças serão levadas da Exposição Floresta Branca até a orla, onde vão coletar resíduos e, posteriormente, selecionar quais poderão ser utilizados na oficina de artesanato, para produção de arte.

A oficina é uma ação de um projeto universitário criado em 2019, na Universidade Federal da Paraíba, sob a organização da professora Cláudia Cunha. Reunindo uma equipe multi e interdisciplinar envolvendo docentes, colaboradores e alunos de graduação e pós-graduação, o projeto atua no combate ao lixo no mar, apresentando para a sociedade o impacto da poluição plástica em ambientes marinhos e costeiros através de ações educativas. O projeto realiza ações de limpeza e educação ambiental nas praias, atua em escolas, realiza intervenções e campanhas e oferece oficinas, cursos e palestras.

A oficina deve encerrar por volta das 19h. E as inscrições podem ser feitas no site da exposição: www.florestabranca.com.br .

Sobre a Exposição Floresta Branca

A exposição Floresta Branca é uma iniciativa da BautenA4M e Trinus.co, com o objetivo de fazer uma reflexão sobre temas fundamentais para o futuro: processos construtivos inteligentes, valorização social, cultura, história, bioarquitetura, bioconstrução, entre outros.

A exposição Floresta Branca tem o apoio de CASACOR Paraíba, Coral, Criare, Emlur, Maped, Metro Ladrilhos Hidráulicos, Mundo das Tintas, Palitot Outdoor Living (Grupo Vime), São Braz e Stiluz Iluminação.

Programação Exposição Floresta Branca: 

11/01 – Oficina Mares sem Plástico e Atividade Faça você mesmo sua Xilogravura

Oficina Mares sem Plástico

Palestra, coleta de plástico e produção de artesanato

Das 15 às 19 horas

Inscrições: https://florestabranca.bauten.cc/programacao/

Atividade “Faça você mesmo sua xilogravura”

Quatro matrizes, sendo duas de J Borges e duas de Pablo Borges, serão disponibilizadas para que as pessoas possam imergir na experiência de escolher uma matriz.

16h às 18 horas

12/01 – Oficina de bijouteria “Eu que faço” para crianças

Cada turma contará com 8 crianças, que terão 1 hora para montar um colar e uma pulseira.

16h e 17 horas

Inscrições no https://florestabranca.bauten.cc/programacao/

13/01 – Contação de histórias com Beatriz Almeida

Com duração de 40 minutos, a contação será para 30 crianças. A professora de literatura infantil Beatriz Almeida é quem vai conduzir o momento.

17 horas

Inscrições no https://florestabranca.bauten.cc/programacao/

14/01 – Exposição fechada para evento particular

15/01 – Exposição “O Sertão Virou Mar”

16 às 22 horas

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO FLORESTA BRANCA

Período: 16 de dezembro a 28 de fevereiro 

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 16 às 22 horas

Endereço: Avenida Cabo Branco, 1630

Entrada: Gratuita

Artistas principais em exposição: Sérgio Helle, Sérgio Azol e Marlene Almeida

Mais informações:

www.instagram.com/penseflorestabranca

www.florestabranca.com.br

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo

Paraíba

Região central de João Pessoa passará a ser monitorada por 85 câmeras de segurança; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A região central de João Pessoa vai ganhar ao menos 85 (oitenta e cinco) câmeras de monitoramento e a instalação de batalhões e delegacias, a exemplo da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância, a Delegacia de Combate a Crimes Homofóbicos, a Delegacia da Mulher da Zona Norte e o Batalhão de Trânsito.

Também como forma de valorização cultural e arquitetônica do Centro Histórico, a sede Grupo de Operações Especiais (GOE), localizada na Avenida Almirante Barroso, vai ser reformada.

O Centro Histórico também vai abrigar delegacias e serviços fornecidos pela Polícia Civil da Paraíba (PC-PB). A mudança de algumas seções da Cidade da Polícia, hoje localizada no Geisel, para a área central de João Pessoa foi anunciada pelo Governo do Estado da Paraíba em janeiro deste ano. O equipamento vai ser instalado no prédio da antiga Codata, localizado na Rua Barão do Triunfo, Centro da cidade.

Continue Lendo