Nos acompanhe

Paraíba

ISEA realiza mais de 2 mil atendimentos em janeiro e 40% são de cidadãos de outros municípios

Publicado

em

O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) realizou 2.251 atendimentos e procedimentos nas quatro primeiras semanas de 2023. Desse total, 1.359 pessoas atendidas eram moradoras de Campina Grande, o que representa 60% do público. Os outros 40%, que significam 859, eram residentes de outros 80 municípios.

A maternidade, que completa 72 anos de fundação em 2023, é referência em atendimento a gestantes de alto risco para 172 cidades paraibanas. Em 2022, o ISEA realizou 5.162 partos realizados, sendo destes 2.536 partos normais e 2.626 de partos cesáreos. Além dos partos, houve na maternidade mais de 24.000 atendimentos às gestantes que precisaram utilizar os serviços de urgência e emergência da instituição ou serviços de rotina.

“Campina Grande exerce a função de secretaria estadual de saúde na obstetrícia, sendo responsável pela cobertura de mais de 70% das cidades paraibanas. O ISEA é a maior maternidade do estado. Somente aqui, nascem cidadãos suficientes para compor uma cidade paraibana a cada ano”, disse o secretário de saúde de Campina Grande, o médico Gilney Porto.

 

Serviços

 

O ISEA também oferece diversos serviços no atendimento às gestantes e puérperas nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria. Conta ainda com o setor do Pré-Natal de Alto Risco e o Ambulatório, local destinado para atendimento geral dos recém-nascidos com sala de vacinação, salas para os testes do pezinho, orelhinha, linguinha, coração e ouvido, ultrassonografia e consultórios médicos para os acompanhamentos de rotina dos bebês.

Desde o final do ano passado houve uma ampliação nos serviços oferecidos pelo Planejamento Familiar, com as realizações de implantação de DIU e das cirurgias de laqueaduras e vasectomias, com crescimento em torno de mais de 150% no número de procedimentos realizados.

A maternidade conta com o Centro de Parto Normal Mãe Izabel, a Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera e do Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, unidade referência na coleta, pasteurização, armazenamento e distribuição de todo leite coletado, sendo o único responsável por abastecer todas as maternidades da cidade que possuem UTI Neonatal, como a Clipsi, a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), a Clínica Santa Clara e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).

 

As Reformas

Para melhorar a qualidade nos atendimentos às usuárias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas diversas reformas ao longo de todo o ano de 2022 na reestruturação da maternidade, como a reforma total da Ala Canguru, da enfermaria do Alto Risco, a abertura da UTI Semi-intensiva com dez novos leitos, do Berçário Intermediário e reforma da Ala de Alto Risco. Durante a pandemia, também foi aberta a Ala UNIDOS, enfermaria destinada exclusivamente para o tratamento de gestantes com COVID-19. Atualmente estão sendo feitas as reformas do novo Centro Cirúrgico e do Centro de Parto Normal Mãe Isabel (CPN).

E através do Núcleo de Estágio, Pesquisa e Educação Permanente (NUPEP), a instituição trabalha constantemente na capacitação de todos os trabalhadores da saúde do hospital, realizando diversos treinamentos, cursos e palestras, com o objetivo de oferecer às usuárias atendidas na instituição um bom acolhimento e um tratamento humanizado.

 

Hospital Amigo da Criança e da Mulher

No final de 2022após nova avaliação do Ministério da Saúde, o ISEA manteve o selo/título de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e de Cuidado Amigo da Mulher (CAM). A certificação é um título e selo de qualidade conferido às maternidades que cumprem quatro critérios: incentivo ao aleitamento materno; o uso adequado de fórmulas para suplementação alimentar de crianças; a garantia da permanência da mãe ou do pai junto ao recém-nascido. nas primeiras 24 horas de vida; e cumprir o critério global de Cuidado Amigo da Mulher.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo