Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura investe em uma cidade mais inclusiva e diversa com projeto financiado pelo BID

Publicado

em

Combater preconceitos, ampliar a compreensão dos servidores municipais sobre inclusão de gênero e respeito à diversidade, e humanizar o atendimento ao público para que a população de João Pessoa se sinta cada vez mais acolhida. Esse é o objetivo do projeto ‘João PessoaS – cidade inclusiva e diversa’, que chega à segunda etapa com o objetivo de formar multiplicadores. Dos 200 servidores que participaram da primeira fase, 40 foram selecionados e estão sendo capacitados.

Ana Carolina Gondim, diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), explica que esta fase traz uma “formação mais aprofundada que possibilitará aos participantes se tornarem multiplicadores de saberes sobre temáticas antidiscriminatórias, como capacitismo, racismo, lgbtfobia, sexismo, etarismo etc. Ao final, esses servidores terão condição de promover palestras e coordenar oficinas, além de orientar os colegas em suas secretarias sobre a prevenção da violência institucional e a necessidade do respeito à diversidade humana e do atendimento humanizado aos usuários do serviço público municipal”, destacou.

O projeto foi iniciado em dezembro de 2021 com o planejamento e será concluído em abril com a formatura dos participantes que têm acesso a discussões amplas sobre machismo, violência doméstica, ciclos de violência e muito mais. Nesta segunda fase, estão sendo realizados 10 encontros com palestras que abordam temas como “Ideologia, poder e dominação”, “O significado de ser homem”, “Lei Maria da Penha”, “Construção sóciohistórica das discriminações”, “Estudos das Masculinidades”, “Pessoas com deficiência”, “Patriarcado”, “LGBTQIA+fobia e discriminação” e “Transgeneridade”.

“Essas palestras servirão para que, na Prefeitura de João Pessoa, nós não tenhamos nenhum tipo de episódio de violência institucional, de mau atendimento aos usuários, aos cidadãos e cidadãs pessoenses, de modo que os servidores da prefeitura possam tratar a todos de maneira igualitária e, por consequência, garantir os direitos desses usuários e usuários, proporcionando um atendimento mais humanizado possível”, afirmou Ana Gondim.

As palestras e oficinas estão sendo realizadas no Centro Helena Holanda todas as quartas-feiras e ministradas pelo Entre Nós Assessoria, Educação e Pesquisa – ENAEP, que desenvolveu uma cartilha com conceitos e definições sobre discriminações sofridas pelas pessoas em situação de vulnerabilidade. A ideia é contribuir com a formação cidadã dos servidores municipais para que todos sejam capazes de reconhecer direitos e deveres e possam atuar com excelência. A cartilha está disponível no link: CARTILHA.joaopessoas.A5 – 11.10.cdr.

O projeto – O ‘João PessoaS – Cidade Inclusiva e Diversa’ é fruto de uma cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres submeteu um projeto ao edital lançado pelo banco, cujo objetivo é o financiamento a fundo perdido, de iniciativas de inclusão de gênero no Brasil. Esse edital foi disponibilizado para as cidades que já tinham projetos financiados pelo BID, a exemplo da capital paraibana, com o programa João Pessoa Sustentável.

Pedro Henrique foi um dos escolhidos para ser um multiplicador do projeto. “Eu acredito que nós temos a responsabilidade de promover uma cultura de ética, respeito e de inclusão dentro das nossas atribuições. Estamos envoltos em um grande projeto, genuíno, de nos formar e fazer com que nós, servidores públicos, possamos reproduzir conhecimentos tão importantes relativos a gênero, a populações socialmente vulneráveis, como a LGBTQIA+, para podermos falar sobre capacitismo e outros temas tão relevantes. Me sinto privilegiado e acredito que teremos muita coisa a acrescentar”, frisou.

Rossana Farias da Nóbrega, da Guarda Civil Metropolitana, também está na turma e elogiou a iniciativa. “As capacitações são bastante interessantes porque elas visam reconstruir e desconstruir alguns parâmetros que a gente já tem, alguns discursos da sociedade, e que muitas vezes a gente acaba criando uma visão errada sobre as outras pessoas. Por isso é muito importante, principalmente nós da área de segurança pública, ter essa visão mais ampla da sociedade e mais amorosa das pessoas”, destacou.

Primeira fase – A jornada de sensibilização contou com a participação de 300 guardas civis metropolitanos e 26 representantes de 18 secretarias, além da Controladoria Geral do Município, Procuradoria, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP). Todos esses órgãos compõem o Comitê Gestor do Programa João Pessoa Sustentável.

Continue Lendo

Paraíba

TCE atualiza e capacita gestores paraibanos sobre Programa Nacional de Transparência Pública; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) encaminhou expediente a várias autoridades do Estado, disponibilizando um vasto material de capacitação, referente ao Programa Nacional de Transparência Pública, ciclo 2024, e que reúne cartilhas, slides de treinamento para os colaboradores, matriz com critérios de avaliação e cronograma, entre outros dados estruturados.

O material foi enviado através de Ofício Circular nº 13/2024, assinado pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz Filho.

O encaminhamento contemplou o Governador do Estado, Chefe da Controladoria Geral do Estado, presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça da Paraíba e controladores internos, Procurador Geral de Justiça e seus controladores, prefeitos e presidentes de câmaras municipais, vereadores e Defensoria Pública do Estado.

A iniciativa tem como base o aprimoramento das metodologias decorrentes, ao mesmo tempo em que fornece informações importantes dentro do Programa Nacional de Transparência Pública, que descendem das lições aprendidas em versões anteriores, das contribuições recebidas de técnicos dos tribunais de contas que participam das avaliações e de incorporações de métodos adotados por outras cortes de contas.

O documento informa ainda que o material tem por objetivo a avaliação dos portais de Transparência – Ciclo 2024, que deverá ser realizada, preferencialmente, pelos controladores internos das unidades gestoras. A aferição do portal de transparência do respectivo órgão será realizada através do preenchimento de questionário em endereço e data a serem informados. O material poderá ser acessado pelo endereço eletrônico: https://drive.google.com/drive/folders/1Jk26KAgDaP9-eST-7svpmHhj93NrLwAu

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB e Arquidiocese se mobilizam para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado, João Azevêdo (PSB), e a Arquidiocese da Paraíba estão se mobilizando para ajudar as vítimas da enchente que já matou mais de 80 (oitenta) pessoas no Rio Grande do Sul, provocando a maior tragédia natural do Sul do país.

Segundo Azevêdo, a Paraíba está participando de uma ação conjunta com o Consórcio Nordeste e envia homens e equipamentos para ajudar no resgate de pessoas.

Os comentários de Azevêdo foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (06/05).

Confira o áudio:

 

Já a Arquidiocese da Paraíba, através do bispo dom Manoel Delson, também confirmou associação à campanha em prol das vítimas da enchente no Rio Grande do Sul e convoca aos fieis para também ajudarem com quaisquer colaborações possíveis para socorrer aos irmãos do Sul do país nesse momento de desespero.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Novidade zero: no Sertão, Gervásio defende Lula e Wellington Roberto defende Bolsonaro; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A festa de 30 anos de emancipação política de Aparecida, cidade localizada no Sertão do Estado, celebrada neste domingo (05/05), protagonizou um embate entre os deputados federais, Gervásio Maia (PSB) e Wellington Roberto (PL), representando Lula e Bolsonaro respectivamente.

As divergências no palanque iniciaram-se quando Gervásio fez uso do microfone para destacar as ações do atual presidente da República na Paraíba e no Nordeste, além de disparar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Acabou-se o tempo em que o Nordeste ficava a mercê de tudo e de todas as políticas públicas, porque as políticas ficavam somente para os Estados ricos da federação, somente das regiões Sul e Sudeste. E hoje, graças a Deus nós temos mais uma vez um presidente da República nordestino que está cuidando do Nordeste, que veio nos primeiros meses do seu mandato no ano passado para inaugurar o primeiro parque híbrido de energia limpa do Nordeste, responsável pela geração de mais de 30% da energia que os paraibanos consomem. Água é riqueza, energia é riqueza e o Nordeste hoje é exemplo para o mundo de energia limpa e renovável. Nós já estamos ajudando aqueles que escantearam a gente em décadas passadas com as energias produzidas aqui no solo paraibano”, afirmou conforme registrado pelo Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

 

A fala não agradou o parlamentar bolsonarista, que rebateu Gervásio afirmando que não vai fazer discurso direcionado ao governo federal.

“Dizer deputado Gervásio, que eu não vou fazer aqui o discurso direcionado para governo central, eu vou fazer um discurso aqui daquilo que eu fiz, e no que eu pretendo fazer. Quando o locutor de uma forma muito habilidosa falava e respeitava todos os números que por aqui passaram, essa nossa confraternização hoje e que disse que tinha errado o número de Gervásio Maia, e foi corrigido pelo próprio deputado, eu acho que meu número é bem diferenciado. O meu número é diferenciado de um governo aonde fizemos e está aí através das postagens desse prefeito, esse prefeito que não me deixa mentir, ele que sabe o que fizemos. Foram diversas ações na área da Saúde, custeio perdi a conta, na Ação Social da mesma forma, na Estrutura não tem nem como calcular, no Turismo, Esporte, enfim…”, disse.

Ouça:

Continue Lendo