Nos acompanhe

Paraíba

Vice-governador participa da abertura de Festival e destaca parceria entre Paraíba e país asiático

Publicado

em

O vice-governador Lucas Ribeiro participou, na noite da sexta-feira (3), da abertura do 1° Festival de Cultura Chinesa, evento ocorrido no Centro de Convenções de João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino. O Festival tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e será realizado até este domingo (5), sendo que, nos dois últimos dias — sábado e domingo —, as atrações se apresentam na Usina Cultural da Energisa.

A abertura teve como atrações a apresentação do Grupo de Dança Aruenda da Saudade. De Pitimbu, no Litoral Sul paraibano, o grupo tem mais de 200 anos de resistência e é o único do Brasil. Logo em seguida, ocorreu a apresentação da Dança do Leão, tradicional na cultura chinesa em que os participantes imitam os movimentos de um leão usando uma fantasia do animal, da Orquestra Criança Cidadã e do Grupo Eita (dança e folclore), que recepcionou os convidados no hall do evento, entre outras atrações.

Na ocasião, Lucas Ribeiro ressaltou a importância do Festival para ampliar ainda mais as relações entre a China e o Governo do Estado. “Essa troca de parcerias, essa troca de conhecimento é muito importante para o nosso Estado. Neste Festival, temos a oportunidade de conhecer mais da cultura chinesa e, ao mesmo tempo, mostrar a nossa, igualmente rica”, disse.

“Após a pandemia, diversas atividades começam a ser retomadas no nosso Estado; outras ocorrem pela primeira vez, como é o caso do Festival de Cultura Chinesa. Nos dois exemplos, é a demonstração clara de toda a infraestrutura que João Pessoa oferece, que a Paraíba oferece. Todos se beneficiam com estes eventos — ganha a cultura e também a economia paraibana”, prosseguiu Lucas Ribeiro, lembrando que, também nesta sexta-feira, ocorreu o lançamento do Imagineland, evento de Cultura Pop que será realizado de 21 a 23 de abril no Centro de Convenções da Capital e que irá injetar na economia paraibana cerca de R$ 25 milhões.

O secretário da Secult, Damião Ramos Cavalcanti, ressaltou a posição da China no contexto mundial e a consequente importância da realização do Festival na Paraíba. “Ninguém pode ignorar o potencial econômico e político da China no mundo. O Governo do Estado, consciente da importância dessa integração, tem desenvolvido importantes parceiras com a China, tendo como plataforma a cultura, a grande linguagem entre as nações”, comentou.

A cônsul-geral da China no Nordeste, Yan Yuqing, em seu discurso, agradeceu o apoio do Governo da Paraíba e os demais parceiros, a exemplo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), UFPB e UFRN. “Com seus fortes apoios, fizeram com que o Festival da Primavera esteja acontecendo no Estado pela primeira vez, fazendo com que os cidadãos paraibanos compartilhem a alegria do Ano Novo chinês e sintam na pele a cultura chinesa”, disse.

“A cooperação entre a China e o Estado da Paraíba alcançou resultados gratificantes em vários campos. Segundo dados do Comex (Comércio Exterior), em 2022 a China continuou sendo o segundo maior parceiro comercial da Paraíba”, continuou Yan Yuqing.

A abertura do 1° Festival de Cultura Chinesa foi prestigiada, ainda, pelo deputado estadual João Gonçalves, assim como por auxiliares do Governo do Estado, a exemplo de Pedro Santos (Funesc); Gilmar Martins (Planejamento); e Rômulo Polari (Cinep), além do reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, entre outras autoridades.

O Festival — O 1° Festival de Cultura da China é organizado pela Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, IFPB, UFRN e a Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras, além da Associação Chinesa Paraibana do Brasil.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Comitivas do Tribunal Administrativo de Moçambique e dos TREs da PB e PE visitam gestão de Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Cabedelo recebeu, nesta sexta-feira (26), uma comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique acompanhados de representantes dos Tribunais de Conta da Paraíba e de Pernambuco para apresentar as boas práticas de governança do município. A comitiva foi recepcionada pelo secretário de Finanças, Ricardo Coelho.

A visita técnica faz parte de uma agenda administrativa que vem sendo cumprida pela comitiva desde essa quinta-feira (25), coordenada pelo Tribunal de Contas do Estado. O objetivo é consolidar as relações de cooperação mútuas entre Tribunais de Contas do Brasil e o de Moçambique, bem como promover a troca de experiências sobre sistemas de controle externo.

Em Cabedelo, a comitiva foi apresentada à metodologia de trabalho e às normas adotadas para as boas práticas da administração pública, no que tange a gestão municipal. Além disso, os gestores municipais apresentaram experiências vivenciadas em transparência e prestação de contas, índices que têm elevado o nome da Prefeitura de Cabedelo nos principais indicadores de transparência e probidade administrativa.

“É uma satisfação muito grande pro município de Cabedelo e pra atual gestão poder receber uma comitiva internacional para ver junto com os Tribunais de Contas da Paraíba e de Pernambuco as boas práticas de gestão pública financeira, e também a padronização dos sistemas e as obrigações da nossa Prefeitura junto aos tribunais de Contas. Somos referências para essas instituições e isso só vem a solidificar a nossa conduta de práticas saudáveis, de município equilibrado com finanças equilibradas, responsáveis. A prefeitura, talvez, seja uma das únicas da Paraíba que tem o seu processo, não só administrativo, mas também o financeiro contábil todo informatizado. E isso faz com que as nossas prestações de contas sejam feitas de forma rápida e eficaz, atendendo todos os requisitos que a lei estabelece”, destacou o secretário de Finanças de Cabedelo, Ricardo Coelho.

A comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique é composta pelo juiz conselheiro e chefe da Missão, Amilcar Mujovo Ubisse, o contador geral da Contadoria de Contas e Auditorias, Jeremias Francisco Zuande, o chefe do departamento de infraestrutura e rede, da direção de tecnologia e sistemas de informação, Salito Dombole, o vereador de administração e finanças, Lopes Tuende Maunze, os chefes dos serviços de finanças e administração, António Paulino e Vanize Abdul Gani Samo, e a diretora do Programa de Boa Governação Financeira, Lena Weiler e o especialista sênior em Instituições Superiores de Controle, Carlos Maurício Figueiredo.

O Tribunal Administrativo da República de Moçambique é o órgão superior dos tribunais administrativos provinciais e da Cidade de Maputo, dos tribunais fiscais e dos tribunais aduaneiros. Tem como função julgar as ações que tenham por objeto litígios emergentes das relações jurídicas administrativas, os recursos contenciosos interpostos das decisões dos órgãos do Estado, dos respectivos titulares e agentes e emitir o relatório e o parecer sobre a Conta Geral do Estado, estão entre as atribuições do TA, segundo o artigo 230 da Constituição da República de Moçambique.

Após visitarem os diversos setores da Sefin, os visitantes participaram de um coffee break e, logo em seguida, assistiram a explanações dos técnicos da Sefin, que apresentaram alguns mecanismos utilizados em Cabedelo. O chefe da Missão, Amilcar Ubisse, evidenciou que o principal interesse do grupo é na informatização dos serviços públicos.

“É um grande prazer estar aqui. O nosso objetivo principal é aprender detalhadamente como se faz a prestação de contas eletronicamente, pois trabalhar com papel ainda é muito difícil. Além disso, nós fomos muito bem acolhidos aqui em Cabedelo, toda a gente é muito simpática e é uma cidade muito bonita. E o principal e que nos admira é a forma comprometida com que as pessoas utilizam os bens público. Aqui ficam todos de olho e de forma dedicada e bem transparente”, afirmou o moçambicano Amilcar.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

TRE da Paraíba transfere feriado do dia do Trabalho para o dia 10 de maio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ato administrativo da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) transfere, no âmbito da Justiça Eleitoral da Paraíba, o usufruto do feriado de 1º de Maio, do Dia do Trabalho, para o dia 10 de maio de 2024.

A mudança ocorre em virtude da proximidade do fechamento do cadastro de eleitores e da alta demanda de atendimento eleitoral nos Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Jornalista Mateus Silomar lança “Papo Pop Podcast” nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A semana já começa com novidades: o jornalista e influenciador digital Mateus Silomar lançou nesta segunda-feira (29) o projeto chamado “Papo Pop Podcast”, na plataforma de streaming Spotify. O espaço será palco de diálogos e entrevistas sobre música, entretenimento e bastidores.

“Aqui vamos conversar com artistas, produtores, organizadores de eventos e tudo que envolve o mundo da cultora pop e entretenimento. Esse espaço foi criado a partir das lives realizadas no meu Instagram @mateus_silomar”, destacou o jornalista.

O primeiro episódio será com o baterista da banda norteamericana Little Fuss, Vitor Oliveira. Eles conversaram sobre trajetória, novidades da banda, entre outros assuntos. O Papo pop podcast tem os trabalhos técnicos e sonorização de João Lira.

Mateus Silomar

Diretor, apresentador, repórter, produtor e roteirista de TV, rádio, podcast e videocast. Ganhador do 1º Prêmio de Jornalismo Inclusivo, realizado pelo Jornalistas&Cia com o apoio da HBO Latin America, na categoria áudio. Tem mestrado e pós-graduação no campo de celebridades e indústria fonográfica.

Link: https://open.spotify.com/episode/5XIdLiqVUczLpIWeYZRoN3?si=pFszjaVHQbumyMf5WtBkqQ

Continue Lendo