Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura inicia 11ª Jofem com minicursos para auxiliares de sala de aula e cuidadoras

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), deu início na manhã desta segunda-feira (6) as atividades da 11ª Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem) voltada para professores, gestores e especialistas das escolas e de Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal de Ensino da Capital. A abertura oficial acontece à tarde, a partir de 13h45, no Teatro Pedra do Reino.

“A Jofem representa o ponta pé inicial de todas as formações deste ano de 2023. É um momento de escuta onde temos a oportunidade de ouvir os nossos servidores da Rede por função, por atividades nas unidades de ensino. Tudo é muito preparado com muito cuidado e muito zelo. Eu fico muito alegre em não só ver essas salas de aulas cheias, mas de ver o brilho nos olhos de cada uma, não só dos participantes, mas dos funcionários da Secretaria que fazem com que momento como este possa acontecer”, disse a secretária de Educação, América Castro.

Auxiliares de sala dos CMEIs e cuidadores dos estudantes da Educação Especial participam de minicursos durante o turno da manhã desta segunda-feira (6), na Escola Municipal Leonel Brizola e no auditório do Centro Universitário Unipê.

O tema do minicurso voltado para as auxiliares foi ‘O papel das auxiliares de sala no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças da Educação Infantil no âmbito dos CMEIs’, ministrado pela equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Sedec.

“Essa formação é extremamente importante porque compartilhamos com as colegas as nossas vivências nos CMEIs. Aprendemos muito com as professoras ministrantes e evoluímos com tudo isso. É muito gratificante porque nos faz alto avaliar como profissionais que trabalham com crianças. O centro de tudo isso é pelas crianças. Eu louvo a Deus por essa atitude dos profissionais da Secretaria de Educação e do prefeito Cícero Lucena por nos disponibilizarem uma manhã tão agradável de aprendizado e de compartilhamento de experiências”, disse a auxiliar do CMEI João Leite Gambarra Neto, Juliana Carla Silva Carvalho.

Os cuidadores participaram da palestra ‘Cuidar e educar: ações complementares e indissociáveis para e na inclusão’, ministrada pela equipe da Divisão de Educação Especial da Sedec.

“As auxiliares de sala de aula e as berçaristas passam muito tempo com as crianças cuidando e educando. Então, a gente precisa qualificar esse cuidar e esse educar. Por isso, precisamos tanto desses encontros para dialogarmos e elas poderem entender quem é essa criança que elas trabalham”, explicou a diretora do DEI, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo

Paraíba

Região central de João Pessoa passará a ser monitorada por 85 câmeras de segurança; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A região central de João Pessoa vai ganhar ao menos 85 (oitenta e cinco) câmeras de monitoramento e a instalação de batalhões e delegacias, a exemplo da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância, a Delegacia de Combate a Crimes Homofóbicos, a Delegacia da Mulher da Zona Norte e o Batalhão de Trânsito.

Também como forma de valorização cultural e arquitetônica do Centro Histórico, a sede Grupo de Operações Especiais (GOE), localizada na Avenida Almirante Barroso, vai ser reformada.

O Centro Histórico também vai abrigar delegacias e serviços fornecidos pela Polícia Civil da Paraíba (PC-PB). A mudança de algumas seções da Cidade da Polícia, hoje localizada no Geisel, para a área central de João Pessoa foi anunciada pelo Governo do Estado da Paraíba em janeiro deste ano. O equipamento vai ser instalado no prédio da antiga Codata, localizado na Rua Barão do Triunfo, Centro da cidade.

Continue Lendo