Nos acompanhe

Paraíba

Aguinaldo Ribeiro é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Publicado

em

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu o pedido feito pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que fosse aberto novo inquérito para investigar parlamentares pelos delitos de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por supostos repasses indevidos de recursos pelo grupo Queiroz Galvão a congressistas, por intermédio do Diretório Nacional do PP, em diversas datas de 2010. Entre os parlamentares, está o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro. Leia a decisão na íntegra.

Também serão investigados Arthur Cesar Pereira de Lira, Ciro Nogueira Lima Filho, Eduardo Henrique da Fonte de Albuquerque e Silva, Francisco Oswaldo Neves Dornelles, Waldir Maranhão Cardoso, Simão Sessim, Roberto Egídio Balestra, Jerônimo Pizzolotto Goergen e Luiz Fernando Ramos Faria e Mario Silvio Mendes Negromonte Junior.

Fachin também acolheu pedido feito no Inquérito (INQ) 3989 e determinou o arquivamento dos autos com relação a investigados contra os quais não foram obtidas provas suficientes da prática do crime de associação criminosa. Neste mesmo inquérito, no último dia 4 de setembro, o então procurador-geral Rodrigo Janot ofereceu denúncia contra parlamentares do Partido Progressista (PP) quanto ao mesmo delito.

Pela decisão, no tocante ao crime em questão, foram arquivados os autos em relação a Jerônimo Pizzolotto Goergen, Gladson de Lima Cameli, Roberto Pereira de Britto, Dilceu José Sperafico, Luís Carlos Henze, Renato Delmar Molling, Lázaro Botelho Martins, José Olímpio Silveira Moraes, Roberto Egídio Balestra, Simão Sessim, Waldir Maranhão Cardoso, Mário Sílvio Negromonte Júnior, José Alfonso Ebert Hamm e João Felipe de Souza Leão.

Continue Lendo

Paraíba

Senadora Daniella Ribeiro é homenageada por representantes dos setores de turismo e eventos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro foi homenageada nesta segunda-feira (29/04), em João Pessoa, por empresários do setor de turismo, eventos e entretenimento pela sua luta pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Empresários ligados aos setores prestaram a homenagem em reconhecimento ao incansável trabalho desenvolvido por Daniella desde 2021, quando o PL foi apresentado pelo deputado federal Felipe Carreras e, ao chegar ao Senado, teve Daniella como relatora.

Entendendo a necessidade do setor, a senadora articulou reuniões importantes e decisivas, como a que aconteceu com o então ministro da Economia, Paulo Guedes, durante a pandemia de COVID-19, para explicar a importância do Perse e a necessidade real dos setores.

No evento, Daniella lembrou que as áreas de turismo, eventos e entretenimento foram as primeiras a parar suas atividades em razão dos protocolos de distanciamento social na tentativa de conter o avanço dos casos de coronavírus.

Desde então, Daniella abraçou a causa e vem lutando pelo Perse no Congresso Nacional. Ao longo desse tempo, tem conversado com empresários e funcionários dos setores para entender a real dimensão dos impactos causados pelo fechamento na época da pandemia.

O evento de hoje foi prestigiado pelo vice-governador Lucas Ribeiro. Também de vários representantes dos setores se fizeram presentes, a exemplo da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas; Rodrigo Pinto, ABIH – Associação Brasileira de Indústria de Hotéis na Paraiba; Fernando Blower, presidente-executivo da ANR – Associação Nacional de Restaurante; e Enid Câmara de Vasconcelos, presidente da ABEOC BRASIL; e Delano Tavares,
secretário-executivo de Turismo do Estado e Presidente da SEHA – sindicato de Hospedagem e Alimentação da Paraíba

O Perse

Criado em 2021 para socorrer as empresas dos setores, o Perse foi aprovado, inicialmente, no mesmo ano. No ano passado, uma Medida Provisória do Governo Federal tentando extinguir o programa, mas foi vencido pelo Congresso.

Na semana passada, a proposta que reformula o Perse e que foi relatado pela deputada federal Renata Abreu foi aprovada na Câmara Federal. Ainda esta semana ocorrerá a votação no plenário do Senado, onde Daniella é relatora. O PL 1026/24 pretende manter os benefícios para os setores, embora com modificações feitas.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Por 3×2 STF mantém decisão e processos da ‘Calvário’ terão que ser julgados pela Justiça Eleitoral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os julgamentos de dois processos referentes às Reclamações nº 53360 e nº 4987 apresentadas pela defesa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) terminaram com vitória para o ex-gestor que, por 3×2 conseguiu manutenção da competência da Justiça Eleitoral e não, da Comum, para julgar processos da Operação Calvário nos quais está envolvido.

Nos julgamentos, os ministros Gilmar Mendes (relator), Dias Toffoli e Nunes Marques votaram favoráveis aos argumentos da defesa do ex-governador. Já os ministros Edson Fachin e André Mendonça divergiram das impetrações apresentadas.

Em relação ao processo RCL 46987 o STF divulgou que “A Turma, por maioria, negou provimento ao agravo regimental e manteve a decisão que reconheceu a competência da Justiça Eleitoral para julgar a ação penal 0003269-66.2020.815.2002 e, ainda, esclareceu que caberia a ela decidir sobre a convalidação, ou não, dos atos processuais praticados pela Justiça Estadual, tudo nos termos do voto do Relator. Segunda Turma, Sessão Virtual de 19.4.2024 a 26.4.2024“.

Já sobre o processo RCL 53360 “A Turma, por maioria, negou provimento ao agravo regimental e manteve a decisão que reconheceu a competência da Justiça Eleitoral para processar os autos do PIC 0000015-77.2020.815.0000 e seus incidentes e, ainda, esclareceu que caberia a ela decidir sobre a convalidação, ou não, dos atos processuais praticados pelo TJ/PB, tudo nos termos do voto do Relator, vencidos os Ministros Edson Fachin e André Mendonça. Segunda Turma, Sessão Virtual de 19.4.2024 a 26.4.2024“.

Clique aqui e confira a íntegra da decisão do RCL 46987.

Clique aqui e confira a íntegra da decisão do RCL 53360.

Continue Lendo

Paraíba

Aguinaldo Ribeiro endossa pré-candidatura do projeto de sucessão em Curral de Cima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (PP), endossou coro ao projeto de sucessão em Curral de Cima, cidade no Litoral Norte do Estado, durante o lançamento da pré-candidatura de Paulo Queiróz à Prefeitura nas eleições deste ano.

Paulo, que foi escolhido pelo prefeito Totó Ribeiro, era o secretário de Controle Interno da Prefeitura. O nome a vice na pretensa chapa ainda não está definido.

“Curral de Cima quer continuar trabalhando, quer continuar fazendo aquilo que é certo para seu povo e pela sua gente. Eu estou aqui para dizer que daquilo que depender de mim nós vamos continuar trabalhando e vamos trabalhar muito. Porque a gente tem que olhar pra frente, encarar e saber que nesse ano nós temos que ir no caminho certo e caminho certo é de quem trabalha e de quem dá resultado”, disse Aguinaldo.

Confira:

Continue Lendo