Nos acompanhe

Brasil

Universitária da PB integra dupla brasileira escolhida para acompanhar engenheiros em evento da FIA

Publicado

em

Fórmula E, categoria de carros elétricos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), correrá no Brasil pela primeira vez neste fim de semana. No sábado, o Complexo do Anhembi receberá a prova, que contará com dois brasileiros no grid: Sérgio Sette Câmara e Lucas di Grassi. Acelerando em casa, Di Grassi promoverá um incentivo para aumentar o número de mulheres em postos de liderança nos boxes de uma escuderia de elite do automobilismo. Duas estudantes de engenharia foram selecionadas para acompanhar todas as atividades da prova de sábado com a equipe do piloto brasileiro, a Mahindra.

O projeto, desenvolvido pela Sociedade de Engenharia Automobilística (SAE, sigla em inglês), reuniu nesta semana no Sambódromo do Anhembi – que será a maior reta da temporada da Fórmula E, com 650 metros – um grupo de estudantes para debater com Di Grassi os graus de qualificação e a importância de ter mais brasileiros trabalhando no automobilismo internacional, conta o Estadão.

A paraibana Joseane dos Santos Silva (Universidade Federal de Campina Grande) e a paulista Isabella Queiroz Paes (Universidade Federal do ABC) foram escolhidas por uma bancada de especialistas da SAE para acompanhar todos os passos do time de engenheiros da escuderia no E-Prix de São Paulo.

“Eu quero muito seguir carreira no esporte a motor. É meu maior sonho. Esse sonho cresceu em mim mais ainda quando entrei no Fórmula SAE, e depois das capacitações e mini treinamentos que recebemos de diversos profissionais da área no Brasil e na Europa. Tive ainda mais certeza que quero seguir esse caminho. Essa oportunidade com a Mahindra e com o Lucas (di Grassi) por meio da SAE Brasil com certeza vai ser uma experiência de porta de entrada, tenho certeza de que isso me trará muito aprendizado para poder desenvolver minha carreira na área”, contou Isabella ao Estadão.

“O futuro depende muito de dois aspectos: a qualidade da educação no País e as oportunidades que podemos oferecer para todos os estudantes de uma forma geral. Isso é ainda mais importante porque, durante décadas, deixamos de criar tecnologia no Brasil. Nossa indústria está sucateada e defasada. O sonho dourado dos novos engenheiros é ir para fora do Brasil. Precisamos ajudar o Brasil a ter uma cadeia produtiva de qualidade. Quero usar a Fórmula E como plataforma. Esse encontro entre empresas e estudantes é só o primeiro passo”, avaliou Di Grassi.

Além das duas estudantes, outro grupo poderá visitar os bastidores da prova da Fórmula E na capital paulista, enquanto outros cinquenta estudantes visitarão, em Sorocaba, a fábrica da ABB, empresa que desenvolve tecnologias de energia e automação e está diretamente associada à F-E.

O E-Prix de São Paulo abre suas atividades no sábado, às 7h25, com o primeiro treino livre. Às 9h40, os pilotos voltam à pista para a definição do grid de largada. A corrida está agendada para 14h e terá transmissão da Band.

Confira imagem:

Continue Lendo

Brasil

“Não haverá desoneração para favorecer os mais ricos”, diz Lula

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou, nessa quarta-feira (01/05), a rechaçar a desoneração da folha de empresas de 17 setores, durante evento em comemoração ao 1º de maio em São Paulo, ao lado de ministros, e promovido por centrais sindicais.

Segundo informações do Metrópoles, o projeto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional e vetado pelo governo. Em seguida, parlamentares derrubaram o veto de Lula.

“A gente faz desoneração quando o povo pobre ganha. Quando o trabalhador ganha. Mas fazer desoneração sem que eles sequer se comprometam a gerar o emprego, sem que eles sequer se comprometam a dar garantias a quem está trabalhando… Eu quero dizer: no nosso país não haverá desoneração para favorecer os mais ricos e sim para favorecer aqueles que trabalham e vivem de salário”, disse Lula.

O projeto da desoneração, do senador Efraim Filho (União Brasil), havia sido aprovado em agosto. Em dezembro, o governo federal vetou o texto aprovado pelo Congresso Nacional integralmente sob o argumento de que ele criaria renúncia de receitas sem apresentar impacto nas contas públicas e que, portanto, é inconstitucional.

Em dezembro de 2023, o Congresso Nacional derrubou os vetos do presidente. O caso foi judicializado pelo governo federal. Atendendo a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin suspendeu trechos da lei que prorrogou a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027.

Continue Lendo

Brasil

Conheça em detalhes o projeto do governo que regulamenta a reforma tributária

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Agência Câmara trouxe um guia prático que explica em detalhes o Projeto do Governo Federal que regulamenta a reforma tributária no Brasil. De acordo com o guia, o texto regulamenta três tributos sobre o consumo e que foram criados pela reforma tributária. Trata-se do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) compartilhado entre Estados e Municípios; da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), um tributo federal; e, o Imposto Seletivo (IS), também federal. Estes três impostos substituirão os cinco atualmente em vigor: PIS (Programa de Integração Social), o Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o IMCS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) e o ISS (Imposto Sobre Serviços).

Confira o guia detalhado:

Continue Lendo

Brasil

Gervásio participa de missão internacional representando a Câmara dos Deputados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder do PSB, Gervásio Maia, que também integra a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, participa em Havana do Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba. Também integram a delegação, a deputada federal Alice Portugal, presidente do Grupo de Amizade Parlamentar Brasil-Cuba, Fernando Mineiro, Lídice da Mata e Márcio Jerry.

Nesta terça-feira (30), os parlamentares se reuniram com deputado Rolando González Patrício, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Nacional do Poder Popular.

Na pauta, questões relativas aos respectivos parlamentos, sistemas legislativos e grandes desafios em um contexto de crise internacional.

“Durante a reunião tratamos sobre intercâmbios tecnológicos, científicos e culturais entre os dois países. Também falamos sobre o embargo dos EUA contra Cuba, cujo sistema de sanções mais longo e severo já aplicado no mundo tem gerado fome e miséria ao povo cubano”, afirmou Gervásio Maia.

Nesta quarta-feira (01), a comitiva brasileira participa de atividades em homenagem ao Dia dos Trabalhadores, entre outras atividades institucionais.

Continue Lendo