Nos acompanhe

Paraíba

Tardezinha Inclusiva apresenta quadrilha junina de crianças com autismo e Síndrome de Down

Publicado

em

A Tardezinha Inclusiva deste domingo (26) marcou a primeira apresentação da quadrilha junina de crianças com Síndrome de Down e autismo, do projeto ‘Passo a Passo’. Dentro da iniciativa ‘Somos Capazes’, a ação, da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), apresentou o tema ‘Um Toque a + de Amor’. O evento tem como cenário o Centro Cultural Tenente Lucena, no bairro de Mangabeira, e conta com o apoio da ONG Incluir, Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e Associação Paraibana de Autismo (APA).

“Esse projeto nos deixa imensamente contentes, não só pelo resultado dele, porque já realizamos há um ano e seis meses, mas pelo seu significado, porque conseguimos abraçar, incluir, cuidar de crianças autistas, com Down, seus pais, suas mães. Com isso, eles têm uma referência para a diversão, mas também uma transformação da vida por meio da arte”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Outro ponto que ele destacou é que, pela primeira vez, houve a apresentação de um grupo de crianças que vêm fazendo a oficina de musicalização e dança. “Hoje elas fizeram, pela primeira vez, uma apresentação de quadrilha junina. Para nós, isso é muito significativo porque estamos mostrando que as crianças com Down, autistas, são capazes, conseguem realizar atividades desde que possamos ofertá-las. E é isso que a Funjope vem fazendo”, acrescentou.

O evento contou ainda com homenagens aos padrinhos do projeto, entre eles, a primeira-dama do Município, Lauremília Lucena. “Este é um trabalho que nos sensibiliza e eu digo que essas crianças são meus filhos também. Fico muito feliz de estar aqui porque vejo as mães que lutam tanto no dia a dia para incluir os seus filhos e, através da arte, é muito importante”, observou Lauremília Lucena.

Ela afirmou que a Prefeitura deu alguns passos, com 1.200 cuidadores e mais 800 que estão sendo capacitados para dar segurança às crianças e suas famílias. Há os Centros de Referência que acolhem e laudam o autista, sem contar com a lei que o prefeito Cícero Lucena assinou no Dia da Síndrome de Down. “Cícero é um prefeito inclusivo, que tem sensibilidade e estamos unidos a esses projetos, a essas mães, para fazermos cada vez mais”, disse.

Sobre a homenagem, a primeira-dama afirmou estar feliz. “Eu sempre digo que cada homenagem que recebemos vem com uma responsabilidade porque mostra que tenho que fazer cada vez mais e retribuir com meu trabalho”, acrescentou.

A presidente da APA, Hosana Carneiro, ressaltou que um evento de inclusão é sempre feito com muito amor, cuidado, respeito porque envolve pessoas que necessitam de um olhar mais sensível para conseguirem sair de casa. “Hoje estamos fazendo uma homenagem às pessoas com Síndrome de Down e também é um momento de confraternização, com a entrega de títulos a madrinhas e padrinhos, pessoas que ajudam a Associação Paraibana de Autismo e que se uniram ao projeto ‘Somos Capazes’, do qual nasceu a Tardezinha Inclusiva”, destacou.

Neste domingo, também aconteceu a primeira apresentação do projeto ‘Passo a Passo’, que busca aproveitar os talentos, fazer capacitação para que as crianças usem o palco em um ambiente com menos gente. É uma preparação para que possam participar da ‘Tardezinha Inclusiva’. A iniciativa acontece aos sábados, é aberta e gratuita.

“É uma felicidade muito grande poder coordenar um projeto que a Prefeitura abraçou juntamente com a Funjope. Eu vejo muitos ganhos. Nós tínhamos crianças autistas que chegavam no portão, ficavam dez minutos com a mão no ouvido, depois ficavam meia hora e agora essas crianças estão no palco participando”, comemorou Nik Fernandes, uma das idealizadoras do projeto.

Ela ressaltou que assim acontece a inclusão social. “Terapia não é só em consultório. A vivência e o local onde eles convivem funcionam muito melhor do que uma semana no consultório. Tragam seus filhos para que se socializem. Tirem seus filhos de dentro de casa e venham curtir essa terapia cultural que é a Tardezinha”, convidou.

Famílias – A dona de casa Iranete Marques, mãe de Eduardo, 12 anos, conta que o filho, autista, participa da Tardezinha desde junho de 2022 e, desde então, nunca mais deixou de frequentar. Os resultados têm sido animadores. “Ele gosta muito. Quando chega em casa, já pergunta qual é o dia da próxima Tardezinha. Meu filho é ativo, gosta de interagir, mas muitas crianças não querem se aproximar porque ele não conversa como as demais. Aqui não tem isso. Todo mundo se dá bem”, elogiou.

Para a dona de casa, Maria de Lourdes Correia, que foi pela primeira vez, não é preciso ter uma criança atípica em casa para participar da Tardezinha. Morando próximo ao Centro Cultural de Mangabeira, quando soube do evento, não pensou duas vezes. “Trouxe minha neta Júlia que, mesmo não sendo atípica, adorou participar. Ela está amando. Não tem preconceito e sempre busca interagir com todas as outras. Além de ser uma inclusão, é muito gratificante. Agora, não vamos perder mais nenhuma Tardezinha”.

Tardezinha – Nesta edição, houve homenagem ao T21, já que no mês de março é lembrada a luta e a visibilidade da Síndrome de Down. Já os 30 padrinhos e madrinhas receberam pergaminhos pela contribuição ao projeto.

A programação contou ainda com recreação sob o comando dos palhaços Baba Baby, Kika e Brigadeiro; oficinas de pintura facial com a equipe WJ; oficina de artes com a fonoaudióloga Linzabelle Souza; acolhimento com a psicóloga Clidis Sampaio; oficina de beleza ‘Cuidar de Quem Cuida’, com Sandra Duartti; Rafael Star, Mágico Smith, Tia Ju pintura facial e ainda oficina de cosplay.

As crianças contaram com serviços gratuitos como tranças nagô, tranças tradicionais e penteados; maquiagem artística com a Makes Básica; adestramento de cães com o Go Dogs Educação; brinquedos, pipoca e algodão doce à vontade, além da feirinha inclusiva com 35 expositoras. O encerramento foi com a banda Cheiro de Pagode.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo