Nos acompanhe

Paraíba

Bruno firma parceria com a ONU e o Flonpata e lança campanha “Forró sim, assédio não!”

Publicado

em

O prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama,Juliana Figueiredo Cunha Lima lançaram, na manhã desta quinta-feira (25), a Campanha “Forró, Sim, Assédio Não”, de apoio às mulheres e contra a importunação sexual, a ser desenvolvida durante O Maior São João do Mundo, que começa no próximo dia 1º de junho.

A solenidade de lançamento aconteceu no Salão Nobre do Gabinete do Prefeito. Bruno destacou as metas da campanha e também relatou as demais ações já desenvolvidas pela gestão, em benefício do público feminino. O prefeito também assinou o termo de parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), que financia projetos de desenvolvimento e inclusão produtiva e social.

A cerimônia contou com a presença do coordenador nacional do Fonplata, Oscar Carvalho, e da gerente de Projeto do Fundo, Carolina Benitez. Ainda integraram a mesa de autoridades o promotor de Justiça, Clístenes Bezerra; a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Talita Lucena; vereadora Ivonete Ludgério; e o secretário municipal de Finanças, Gustavo Braga.

Segundo o prefeito Bruno, a campanha “Forró Sim, Assédio Não”, visa a conscientizar a população e diminuir o índice de crimes de importunação sexual no Município. Nesse sentido, a Prefeitura vai prestar apoio, orientação e assistência social às mulheres que se sentirem vulneráveis às situações de assédio.

Ainda na solenidade, o prefeito elencou diversas ações da gestão em benefício do público feminino, a exemplo do aumento de 30% no número de vagas em creches e matriculas na pré-escola do Município – mais de 2.400 novas vagas nas unidades.

Bruno lembrou que a política de combate à violência contra as mulheres não apenas acontece durante o São João, mas ao longo de todo o ano. Pontuou a instalação, na cidade, de uma casa de acolhimento; ampliação do atendimento social, jurídico e psicológico; programas de fortalecimento de vínculos (Criança Feliz e Famílias Fortes) e muitas outras iniciativas.

A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima ressaltou que a campanha vai ser ampliada e conquistar mais sucesso em relação a 2022, ano em que foram registrados mais de 1.600 atendimentos às mulheres, no Parque do Povo. Para ela, a violência contra a mulher é uma questão cultural, mas com este tipo de campanha e outras iniciativas de conscientização será possível combater as causas deste grande problema social.

Além do prefeito e da primeira-dama, fizeram pronunciamentos, destacando a importância da iniciativa e seus efeitos e benefícios para a sociedade, o coordenador nacional do Fonplata, Oscar Carvalho; o promotor de Justiça, Clístenes Bezerra; e a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, advogada Talita Lucena.

Presenças

Ainda estiveram presentes à solenidade de lançamento da campanha, os vereadores Saulo Germano, Alexandre do Sindicato, Ivonete Ludgério, Aldo Cabral, Carol Gomes e Rui da Ceasa. Entre os secretários municipais, compareceram também Vanildo Leite (Sejel), Giseli Sampaio (Cultura), Rubens Nascimento (Adjunto da Administração), Gilbran Asfora (Chefia de Gabinete), Joab Machado (Obras), Felipe Gadelha (Executivo das Finanças), Ricardo Wagner (Controladoria Geral) e Marcos Alfredo (Codecom), entre outras autoridades.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Deputado Felipe Leitão celebra construção da Cozinha Comunitária de Cruz das Armas, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, celebrou a autorização para o início das obras da Cozinha Comunitária de Cruz das Armas, ação realizada nesta segunda-feira (20/05) pelo prefeito Cícero Lucena (PP).

“Uma alegria que não cabe no peito de participar desse ato que vai garantir a segurança alimentar e a cidadania a pessoas em vulnerabilidade social”, disse o parlamentar em publicação nas redes sociais.

Com investimento de R$ 665 mil reais e prazo de conclusão de seis meses, o equipamento servirá 600 refeições diárias para comunidade local, garantindo segurança alimentar dentro do programa ‘Bora Comer’.

“Cruz das Armas é o nosso berço político na Capital e fico muito feliz de ver esse projeto que contribuímos desde o seu planejamento, enquanto secretário da Sedes, junto com o prefeito Cicero levar esse importante equipamento para os moradores de Cruz das Armas”, concluiu Felipe.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Tribunal de Justiça publica editais e inicia disputa oficial para cargo de desembargador; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) publicou, nesta terça-feira (21/05), no Diário da Justiça eletrônico os Editais de Vacância nºs 07, 08, 09, 10, 11, 12 e 13 referente ao acesso ao cargo de desembargador do Poder Judiciário estadual. Os atos foram assinados pelo presidente da Corte, desembargador João Benedito da Silva.

No prazo de cinco dias, a contar da publicação dos Editais, os(as) magistrados(as) interessados no acesso ao cargo de desembargador, pelos critérios de antiguidade e merecimento, deverão providenciar suas inscrições, através da formalização de ADMEletrônico, e subsequente encaminhamento do processo à Presidência do Tribunal, através da seguinte unidade ‘Presidência – Assessoria da Presidência’.

Já referente ao Ministério Público do Estado da Paraíba e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Paraíba, essas instituições devem indicar, em lista sêxtupla, os nomes dos membros do Ministério Público e dos advogados, para fins de formação de lista tríplice pelo TJPB para o acesso ao cargo de desembargador do Tribunal.

No dia 15 deste mês, o governador João Azevêdo sancionou a Lei Complementar nº 193 que reestruturou o 2º Grau do Tribunal de Justiça da Paraíba, criando sete novos cargos de desembargador do TJPB. Com a medida, o Poder Judiciário estadual passará de 19 para 26 integrantes na Corte de Justiça.

Continue Lendo

Paraíba

Oposição protocola ato contra secretárias de Educação que faltaram convocação na Assembleia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O grupo de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), liderado pelo deputado estadual George Morais (União Brasil), protocolou representação na Casa contra as secretárias executivas de Estado da Educação, Pollyanna Loreto e Maria Elizabete de Araújo, por não terem comparecido à convocação para prestar esclarecimentos sobre a atuação da pasta.

Durante entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação nesta segunda-feira (20/05), o parlamentar justificou a ação. “Apresentamos representação contra as secretárias executivas por entendermos que houve crime de responsabilidade em razão da ausência injustificada, não plausível, às convocações”.

Segundo o deputado, “uma delas, a senhora Pollyanna Loreto, quando já havia sido intimada, inclusive houve a publicação no Diário Oficial do Poder Legislativo, que torna públicos os atos e então oficializa, já havia sido intimada pessoalmente e eletronicamente, além do Diário Oficial, e, na véspera da convocação, emitiu um bilhete aéreo para comparecimento em um evento no município de São Paulo. Então isso mostra uma fuga deliberada”.

Referente a secretária Maria Elizabete, George relacionou a ausência da gestora ao projeto aprovado na Casa que transformou a convocação em convite.

“Ela não compareceu sob a justificativa de que foi aprovado aquele famoso ‘requerimento jabuti’. Para os ouvintes entenderem, o ‘jabuti’ é o apelido que se dá àquele requerimento que diz ‘nada com nada”, acrescentou.

 

Continue Lendo