Nos acompanhe

Paraíba

Ricardo participa da 7ª Festa Estadual das Sementes da Paixão em Boqueirão

Publicado

em

O governador Ricardo Coutinho participou, no sábado (7), do encerramento da 7ª edição da Festa Estadual das Sementes da Paixão, na cidade de Boqueirão. O evento, realizado pela Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB), acontece desde a última quinta-feira (5), e contou com palestras, oficinas, debates, feiras, caminhada e ato público em defesa das chamadas sementes da paixão, nome dado ao imenso patrimônio genético cultivado pelas famílias agricultoras paraibanas para a produção de alimentos e geração de renda. “Fortalecendo a resistência e celebrando a vida no Semiárido” foi o tema desta edição.

Na oportunidade, Ricardo Coutinho ressaltou a importância das sementes da paixão para o desenvolvimento da agricultura e enfatizou que elas precisam ser preservadas e valorizadas. “Este é o mundo da diversidade. Não se pode alterar a natureza, tentando padronizar desde sementes até produtos, porque esse é um processo que pode ser irreversível para a sustentabilidade da humanidade. É por isso que essa resistência da agricultura familiar, através das sementes da paixão, é fundamental para preservar a saúde do ser humano e para a biodiversidade”, observou o governador.

Ele ainda comentou sobre a inauguração do Banco Mãe de Sementes, no Sítio Quicé, entre Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça, que está favorecendo o trabalho de agricultores de 14 municípios do Polo da Borborema. “Há poucos dias entregamos o Banco Mãe que está armazenando a produção dos agricultores daquele polo e ajudando a preservar esse patrimônio que são as sementes da paixão”, disse o governador.

“Esse é um momento especial para todo o pessoal do semiárido porque serve para que eles comemorem o trabalho que é realizado e o crescimento da produção das sementes da paixão. Eles fazem um trabalho muito bonito, que faz bem para o meio ambiente e a população”, afirmou o gerente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Antônio Barbosa.  

Para o prefeito de Boqueirão, João Paulo Segundo, esse movimento feito pelos agricultores resgata e incentiva a cultura das sementes, ao mesmo tempo em que fortalece o semiárido paraibano e também empodera aqueles que vivem do cultivo das sementes da paixão.

De acordo com a organização do evento, mais de 800 pessoas participaram do encerramento da Festa das Sementes da Paixão e quase 2 mil estiveram nos três dias de evento.

“Essa festa existe porque os agricultores resistem e lutam pela valorização das sementes da paixão. Falamos não aos transgênicos e ao uso dos agrotóxicos. Temos uma variedade de sementes, todas saudáveis, em harmonia com a natureza e a biodiversidade. Esta é a semente da segurança alimentar”, garantiu a representante da Articulação do Semiárido Paraibano, Maria da Glória Araújo.

“Há mais de 20 anos que cultivo estas sementes da paixão que são da melhor qualidade e sou um dos guardiões das sementes. Precisamos de mais incentivo e apoio para poder desenvolver essa produção e gerar mais renda para nosso povo e nesta festa discutimos isso também. Trabalho com uma diversidade grande, como feijão, milho, fava e hortaliças, todas saudáveis”, frisou o agricultor Joaquim Pedro.

A agricultora Maria do Céu é de Solânea e comentou sobre a importância da união dos agricultores da região para a preservação das sementes da paixão. “Trabalho com o cultivo destas sementes há muito tempo. É uma tradição que já vem dos meus pais. É importante que a gente lute coletivamente pela defesa dos nossos produtos e o fortalecimento das sementes da paixão”, frisou.

Sementes da Paixão – Ao longo dos anos, os agricultores do semiárido observaram, experimentaram e selecionaram um mosaico de sementes adaptadas às características da região. Essas sementes são plantadas de acordo com o regime das chuvas e sua resposta às especificidades do clima. As sementes da paixão são símbolos da vida em abundância, heranças deixadas pelos antepassados e cuidadas na atualidade para que as futuras gerações continuem tendo acesso. O zelo pelas sementes da paixão demonstra a importância desse patrimônio genético e cultural para a garantia da soberania e segurança alimentar.

Continue Lendo

Paraíba

Alexandre de Moraes determina soltura de Anderson Novais, investigado pelos atos golpistas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (30/04) a soltura do paraibano Anderson Novais, um dos investigados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Ele havia sido preso preventivamente, na última quinta-feira (25¹04), por descumprimento de uma das medidas cautelares impostas anteriormente pelo ministro.

Na decisão, Moraes disse que a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal comunicou equivocadamente que o réu teria deixado de comparecer em juízo em nove ocasiões distintas. A defesa do paraibano conseguiu comprovar que ele se apresentou à Justiça em todos os dias citados.

“Conforme documentação juntada aos autos pela Defesa do réu, e manifestações da Defesa e da Procuradoria-Geral da República em audiência de custódia, recebida nessa data, verifica-se que o réu vem cumprindo todas as medidas cautelares regularmente, e a comunicação de descumprimento a esta SUPREMA CORTE ocorreu em razão de equívoco”, diz a decisão.

Ex-assessor do deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) e um dos líderes do movimento de direita na Paraíba, Anderson foi preso por suposta participação nos atos de 8 de janeiro, quando houve a invasão e depredação da sede dos três poderes, em Brasília.

Em seguida, conseguiu o afrouxamento da prisão, por determinação de Moraes, com a imposição de algumas medidas cautelares.

Agora em liberdade, o paraibano terá que continuar cumprindo as medidas.

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo