Nos acompanhe

Paraíba

Desembargadora Agamenilde Dias toma posse como presidente do TRE-PB nesta quinta-feira

Publicado

em

Nesta quinta-feira (21/03), às 16h00, a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas tomará posse solenemente no cargo de Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

A cerimônia ocorrerá na Sala de Sessões do TRE-PB e será transmitida pelo canal oficial do TRE-PB no YouTube. (https://www.youtube.com/c/TREPBoficial/featured)

Perfil

Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, nascida em Bonito de Santa Fé/PB, ingressou na Magistratura em 28/04/1992. Trabalhou nas Comarcas de Taperoá, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e Bayeux; foi Juíza Substituta na Comarca de João Pessoa, Juíza titular da 5ª Vara de Família da Capital, desde maio de 2002. Exerceu Jurisdição eleitoral em várias Zonas Eleitorais do Estado da Paraíba, por exemplo: Taperoá, Sousa, Cajazeiras, Cruz do Espírito Santo Comarca e na 76ª Zona da Capital responsável pela propaganda eleitoral nas eleições de 2016. É Especialista em Direito Processual Civil e em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Juíza Auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça – biênio 2011/2012. Secretária-Geral do FONAPREC – Fórum Nacional de Precatórios do Conselho Nacional de Justiça – 2012/2013. Membro do Comitê Nacional do Fórum Nacional de Precatórios do Conselho Nacional de Justiça – 2013/2015. Diretora do Fórum Cível Comarca de João Pessoa – 2014/2015. Atuação como juíza na Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Improbidade Administrativa – Tribunal de Justiça da Paraíba – 2015/2016. Professora de Direito de Família da Escola Superior da Magistratura da Paraíba. Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Mediação e Conciliação Familiar do Fórum Cível do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba. De 18/09/2017 a 17/09/2019 atual como juíza membro substituta da Corte Eleitoral da Paraíba. Escolhida desembargadora pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba em 12/12/2022. Eleita presidente da 1ª Seção Especializada Cível em 08/03/2023. Na data de 29/03/2023 foi escolhida pelo pleno do TJPB, à unanimidade, como membro efetivo do TRE-PB na categoria desembargadora, assumindo o cargo de vice-presidente e corregedora. Em 11/03/2024 foi eleita presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

 

 

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo