Nos acompanhe

Paraíba

Educação da Paraíba lança editais do Se Liga no Enem e Desafio Nota 1000 com mais de 34 mil vagas

Publicado

em

O Centro de Formação de Educadores em Campina Grande foi palco de muita animação, na manhã desta terça-feira (26), durante o lançamento dos editais do Se Liga no Enem, Se Liga no Enem PPL e Desafio Nota 1000. O evento contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, além de secretários executivos, gerentes regionais e mais de 300 alunos de escolas estaduais da região, juntamente com estudantes universitários que se beneficiaram dos programas que têm se destacado no fortalecimento do acesso ao Ensino Superior na Paraíba. De acordo com o edital, as inscrições para o Se Liga acontecem entre 27 de março e 19 de abril. Os interessados podem se inscrever através do link bit.ly/SLPBEnem2024 .

Com 34 mil vagas destinadas a estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos e egressos da Rede Estadual da Paraíba, o Se Liga no Enem oferece uma série de recursos para preparação, incluindo estudo orientado noturno ao vivo de segunda a quinta-feira, videoaulas, material de apoio em PDF, simulados com questões autorais no modelo Enem, podcasts transmitidos pela rádio Tabajara e no Spotify, além de atividades como jogos e festivais presenciais em todas as Gerências Regionais de Educação (GREs). Já o Desafio Nota 1000 está diretamente ligado ao ensino, produção e avaliação de redações. Desde 2020, o programa já atendeu mais de 25 mil estudantes, corrigindo quase 600 mil redações e proporcionando formação continuada a mais de 800 professores de Língua Portuguesa.

Iniciado como um movimento do Governo do Estado da Paraíba, o Se Liga no Enem tem beneficiado mais de 70 mil estudantes por meio de revisões, práticas laboratoriais, oficinas, atividades culturais e trocas de experiências tanto na modalidade remota quanto presencial. Além disso, mais de 1.000 professores em todas as áreas do conhecimento têm recebido formação continuada. A estudante da 3ª série Heloísa Portela, da Escola Estadual Murilo Braga, em Campina Grande, presente na solenidade, disse que está ansiosa para a chegada do Enem. “Eu quero fazer Odontologia e o Se Liga no Enem veio para ajudar, veio para mudar muita gente. É um programa fundamental na vida de todos os estudantes”, afirma.

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) tem viabilizado também o programa Se Liga no Enem PPL desde 2020. Destinado às Pessoas Privadas de Liberdade, o programa oferece recursos como aparelhos tecnológicos, simulados, podcasts, videoaulas e outras atividades, contribuindo para a reintegração desses indivíduos à sociedade. Em 2023, o programa registrou a aprovação de 50 reeducandos no Sisu, representando um crescimento de 32% em relação aos anos anteriores. “É uma ação do Governo do Estado que também alcança pessoas que estão privadas de liberdade, comunidades muitas vezes invisíveis. Só na última edição, nós tivemos mais de 1.500 com nota de aprovação no chamado Enem PPL”, destacou o gerente Executivo de Ressocialização da SEAP, João Rosas.

Durante a apresentação, o secretário da Educação, Roberto Souza, ressaltou os resultados alcançados pelos estudantes no ano de 2023. “Um total de 19.080 alunos foi aprovado, o que demonstra o comprometimento e a dedicação dos nossos jovens. Além disso, não posso deixar de destacar o incrível desempenho na redação, com 548 redações alcançando excelência, com notas a partir de 900 pontos. 70% dos aprovados foram participantes ativos dos nossos programas de fomento ao Ensino Superior. Isso ressalta a eficácia dessas iniciativas em preparar nossos jovens para os desafios acadêmicos. Um dado que também nos enche de orgulho é que 81% dos aprovados são estudantes matriculados em Escolas de Regime Integral de Ensino (ECI/ECITS), o que evidencia o sucesso do nosso compromisso com a educação em tempo integral e a qualidade do ensino oferecido nessas instituições”.

Além do lançamento simbólico dos três editais do Se Liga no Enem, Desafio Nota 1000 para Formação de Professores e Desafio Nota 1000 para Estudantes, o evento contou ainda com apresentações culturais realizadas pelos estudantes, compartilhamento de experiências e expectativas para o ano, planejamento para o ano de 2024, demonstrações práticas das atividades do Se Liga, experimentos de física, matemática e biologia, uma aula-show de redação e lançamento do Guia de Formação de Professores do Desafio Nota Mil. “Com certeza depois de hoje eu estou muito mais animado para ‘me ligar’ no Enem e aprender melhor”, contou o estudante da 3ª série da Escola Cidadã Integral (ECI) Félix Araújo, Lucas da Silva.

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo