Nos acompanhe

Paraíba

Funjope apresenta projetos do edital de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Publicado

em

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realiza, no próximo sábado (27), duas apresentações de literatura e um projeto de dança na Casa da Pólvora, no Centro Histórico da Capital. As ações são resultado do edital da Prefeitura para ocupação do equipamento. As atividades, que são gratuitas, têm início a partir das 16h.

“Essa ação faz parte de uma linha de atividades da Fundação que prima pela ocupação dos equipamentos públicos da Funjope por meio dos editais. Estamos ocupando a Casa da Pólvora, Hotel Globo, Casarão 34. Todos os artistas selecionados por meio de edital, o que é muito importante para todos nós”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele entende que a iniciativa dos editais contribui para qualificar o artista. “Mostra essa dimensão democrática, múltipla e acessível da Fundação Cultural, de modo que o público tem acesso a uma produção artística e cultural de qualidade, de relevância estética e que mobiliza nossa cena de literatura, de teatro, de danças, das artes plásticas. É muito significativo para todos nós fazermos esse edital de ocupação”, acrescenta.

Literatura – O primeiro espetáculo de literatura é da Companhia Quimera, que apresenta a performance poética ‘Eu sou a mulher que mordeu as mãos do impossível’. É um experimento cênico-performático criado a partir de versos compostos pela poetisa Anna Apolinário, unindo dança, poesia e performance através da expressão criativa da bailarina Sophia Apolinário e da atriz Anna Raquel Apolinário.

A apresentação une arte literária, dança e teatro no formato poesia encenada, por meio da construção de narrativas imagéticas, líricas e a exploração de partituras corporais e cênicas, valoriza o empoderamento feminino e a ancestralidade das mulheres e seus arquétipos de poder. A performance destaca o protagonismo de autoria feminina, corpo, identidade, empoderamento, resistência e poéticas da subjetividade.

A obra ‘O que pesa no Norte’ (Editora Moinhos, 2022) é o quarto livro do escritor paraibano Tiago Germano. Seus seis excertos são transformados em projeção visual pelo videomaker Fábio Cardoso e serão performados numa leitura multimídia.

As projeções são Álbum de família; São Paulo: Liberdade; Jogo de xadrez; Rocky IV, TOC e Conversa de homem pra homem. “É uma leitura encenada e um primeiro experimento do livro como teatro”, diz Germano. Ele afirma que a narrativa foi concebida para ser uma espécie de romance teatralizado. “Não à toa, para além das referências mais diretas às cenas teatrais paraibana e paulista, sem querer dar spoiler, em vez de usar a palavra ‘fim’ ao final, uso ‘cai o pano’, que para mim é muito mais simbólico”.

Sobre as projeções, Fábio Cardoso explica como foi a produção. “Escolhi uma estética que remetesse à época das lembranças que a narrativa faz”, diz o artista audiovisual. “A época do livro é muito associada a filmes caseiros, muito marcados pelo tempo, e fitas VHS, então trouxe essas texturas para os vídeos feitos para as passagens escolhidas”, revelou.

Ele acrescenta que outro elemento importante é o looping dos vídeos, reproduzidos continuamente, por vezes repetindo algumas cenas. “Foi uma escolha em conjunto por trazer um reforço às ideias mostradas. A ideia não é ilustrar os eventos narrados, mas passar a emoção do que está sendo dito e, em última instância, marcar os personagens descritos”.

Dança – A apresentação de dança do projeto ‘The Mask – 2 de mim’ terá à frente os artistas Jonas Valério e Mateus Carvalho e acontece dentro do complexo administrativo Casa da Pólvora.

A performance surge no desdobramento do aumento de doenças psicológicas no período da pandemia em função da Covid-19. Assim, o espetáculo leva para os palcos uma luta com o próprio ‘eu’ na busca de se encontrar em meio a tanto caos.

O projeto é composto por dois dançarinos mascarados que têm como base as danças urbanas. A apresentação é feita através de encenações e freestyle (estilo livre), tendo como objetivo a interação com o público de uma forma mais direta.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo