Nos acompanhe

Paraíba

Maratona de João Pessoa 2024 reuniu mais de 5 mil pessoas

Publicado

em

A segunda edição da Maratona de João Pessoa aconteceu no último domingo e reuniu cerca de  5 mil participantes. Com inscrições esgotadas, participaram do evento inscritos de mais de 25 estados, além de contar com inscritos de fora do país.

Com categorias de 5km, 10km, 21km e 42km, o trajeto da prova teve início no Busto de Tamandaré e seguiu pelos bairros de Manaíra, Bessa, Intermares, Ponta de Campina, Poço e Centro.

O vencedor da maratona, Adriel Gomes, finalizou a prova com 02 horas, 38 minutos e 40 segundos. Para ele, o resultado foi uma conquista de muita dedicação e perseverança. “Eu era o tipo de pessoa que não aguentava correr 20 quilômetros. Do ano passado pra cá, com disciplina, planejamento e dedicação, comecei a me desafiar a correr cada vez mais longe. É preciso muito treino para estar aqui e não desistir dos nossos objetivos”, afirmou.

Já Nina Barbalho, a primeira colocada na categoria feminina da maratona, que concluiu a prova com o tempo de 03 horas, 19 minutos e 21 segundos, destacou que o dia do evento celebra todo o treinamento realizado. “É uma realização estar aqui, afinal, dia de maratona é dia de festa. A gente precisa treinar muito pra correr uma prova dessa, no dia de hoje colocamos em prática tudo o que temos praticado, é essencial ter muita dedicação”, declarou.

Este tipo de evento esportivo movimenta uma grande cadeia econômica ligada ao turismo: hoteis, restaurantes, comércio, transportes, passeios, entre outros. O evento já é um marco na Capital e muito aguardado pelos praticantes do esporte, é o que declara Olié Martins, organizador do evento.

“É muito gratificante organizar mais um evento esportivo para a cidade de João Pessoa e poder contar com a resposta do público. Esgotamos todas as vagas disponíveis da competição, contamos com estados de todas as regiões do país e, ainda, participantes do Uruguai. Ficamos muito satisfeitos com esse resultado”, comentou Olié.

A competição foi mais uma realização da Run Eventos e Zenite Esportes, responsáveis também por organizar a Meia Maratona de João Pessoa, Jampa Run e a Volta Ciclística de João Pessoa.

O evento teve patrocínio da Eco Construtora, São Braz, Gatorade, Michelob Ultra, Polar, Pé de Fruta, Meggashoes e Uniesp, e contou com parceria do Nord Hotels e da Reabilita Fisioterapia. A maratona também teve apoio da Prefeitura de João Pessoa e da Rádio 98FM.

As fotos da Maratona de João Pessoa podem ser conferidas no site oficial da competição: www.maratonadejoaopessoa.com.br .

Resultados 

  • Categoria 42km:

Feminino:

1 Nina Barbalho – 03h19min21s

2 Adriana Vieira de Menezes – 03h24min33s

3 Kananda Michelle Fernandes da Silva – 03h35min48s

4 Gabriela Cavalcante Urbano – 03h36min56s

5 Antonnelly de Araujo Batista – 03h40min05s

Masculino:

1 Adriel Gomes – 02h38min40s

2 Leandro Luiz Castelo Branco de Oliveira Rocha – 02h52min25s

3 Sinezio Gomes da Silva – 02h57min56s

4 Tarcio de Carvalho Melo – 03h04min45s

5 Herbert Almeida Furtado – 03h09min57s

  • Categoria 21km:

Feminino:

1 Isabelle de Moura Silva – 01h33min52s

2 Leony Morgana – 01h36min06s

3 Erliene Araujo Freire – 01h37min25s

4 Rossana de Sa – 01h38min58s

5 Edilane Paula de Andrade – 01h44min20s

Masculino:

1 Rafael Gomes Figueiredo – 01h13min42s

2 Batista Ferreira Machado – 01h15min01s

3 Marcio Jose da Silva – 01h18min19s

4 Robson Barbosa da Silva – 01h18min33s

5 Jonas Cordeiro da Silva – 01h20min33s

  • Categoria 10km:

Feminino:

1 Rosicleide Silveira Alves – 39min43s

2 Lyzandra de Hollanda Cavalcante Souto Maior 41min48s

3 Lindalva Maria Galdino de Lima – 42min02s

4 Naiza Alves do Nascimento – 48min10s

5 Maria Angelica Silva Monteiro – 49min52s

Masculino:

1 Rodrigo Viturino da Silva – 33min20s

2 Leonardo Santos da Silva – 34min34s

3 Jose Ricardo Bezerra de Menezes – 34min37s

4 Natanael Luiz Batista de Araujo – 36min50s

5 Lenilton Arlindo da Silva – 38min16s

  • Categoria 5km:

Feminino:

1 – Fernanda de Araujo Paz 21min34s

2 Gizele Patricia da Silva 22min07s

3 Jane Klebia Coutinho de Oliveira 22min08s

4 Maria Aparecida dos Santos – 22min19s

5 Maria De Lourdes R de Oliveira – 21min51s

Masculino:

1 Paulo Roberto Ferreira do Nascimento – 16min24s

2 Lucas – 16min25s

3 Cleyvan Antonio dos Santos Rocha – 16min43s

4 Eglicio Linhares Avelino Junior – 17min10s

5 Ronilson Adriano Silva de Santana – 17min10s

  • Categoria 5km PCD:

Masculino:

1 Carlos Costa de Pinho – 21min36s

2 Gilvan Andrade de Lima – 27min38s

3 Jose Henrique Muniz Andrade – 29min03s

4 Daniel da Silva Santos – 29min36s

Continue Lendo

Paraíba

Ministério Público fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo na próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público da Paraíba vai promover, na próxima segunda-feira (20/05), às 9h, no auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa, no centro da capital, uma audiência pública para discutir temas relacionados com os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A audiência faz parte da Notícia de Fato nº 002.2024.018626, que trata do atendimento às pessoas com TEA, e será realizada de forma conjunta com os promotores da Saúde, Educação e Consumidor da Capital.

Durante a audiência, será ministrada uma palestra sobre o “Transtorno do Espectro Autista: o verdadeiro diagnóstico”, com a médica psiquiatra e diretora técnica do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Camila de Almeida França Falcão.

Serão convidados para participar da audiência pública representantes das Secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e do setor educacional.

De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que pode interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para desenvolver independência e qualidade de vida.

Continue Lendo

Paraíba

Diretório provisório do Novo PTB fará coleta de assinaturas na PB para registro partidário no TSE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão Provisória do novo Partido Trabalhista Brasileiro na Paraíba (PTB-PB) realizará uma campanha estadual para coletar  assinaturas necessárias para efetuar o registro partidário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PTB é uma das legendas que fez história na política nacional brasileira e teve como grandes expoentes os filiados e ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, além do ex-governador Leonel Brizola.

A legenda precisa coletar, pelo menos, 591.148  (quinhentas e noventa e uma mil, cento e quarenta e oito) assinaturas, em dois anos, para que o retorno oficial da sigla ao cenário político no Brasil possa ser oficializado. O número corresponde a 0.5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados.

Na Paraíba, o ex-deputado estadual Chico Lopes comandará o evento que contará com participação de lideranças políticas e de diversos representantes de movimentos sociais.

A coleta de assinaturas acontecerá no dia 28 de maio, a partir das 10h, nas dependências do Sindicato dos Engenheiros da Paraíba (Senge), em João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba é escolhida para teste de projeto que visa garantir eficiência em gestão pública na Saúde

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No próximo mês, uma nova fase se inicia para o Sistema Único de Saúde (SUS), marcada pelo lançamento do piloto do Projeto de Monitoramento das Recomendações Elegíveis de Auditoria, liderado pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS). Com o objetivo de fortalecer os serviços de saúde por meio de recomendações pactuadas com os auditados, a iniciativa será testada primeiramente na Paraíba, bem como nos estados do Paraná, Minas Gerais e  Rondônia.

O marco inicial será dado com a fase in loco, cujo propósito é garantir a implementação das medidas corretivas e melhorias sugeridas pela auditoria. Essa abordagem visa manter o processo como uma continuidade integrada, evitando que seja percebido como algo separado ou independente.

Recomendações elegíveis

As recomendações elegíveis dentro do contexto da auditoria referem-se àquelas que são consideradas fundamentais ou estruturantes para as políticas ou programas do SUS. Elas têm o potencial de impactar positivamente a execução das melhores práticas nos estabelecimentos de saúde e nas condições de vida da população, bem como nas linhas de atenção à saúde, investimento na saúde, gestão de saúde e na educação em saúde.

Essas recomendações são identificadas durante o processo de auditoria, que visa avaliar a conformidade, a eficiência dos serviços de saúde. São consideradas elegíveis aquelas que, se implementadas, podem contribuir para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, bem como aprimorar a gestão e governança no âmbito do SUS.

De acordo com o diretor do DenaSUS, Alexandre Rodrigues, essas recomendações podem incluir desde a implementação de novos protocolos de atendimento para reduzir tempos de espera até alocação de recursos em hospitais regionais. “Tais recomendações são priorizadas pela sua capacidade de gerar impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população”, elucida.

Monitoramento e relatório de auditoria

A Coordenação-Geral de Auditoria (CGAUD), vinculada ao DenaSUS, assumirá o papel de conduzir o monitoramento após a conclusão das auditorias. “O ciclo de auditoria é delineado como um processo contínuo, abrangendo diversas etapas, desde o planejamento até o monitoramento. Essa abordagem estruturada visa garantir a integridade nos processos de auditoria, contribuindo para aprimorar a gestão pública e combater irregularidades”, explicou o coordenador-geral de Auditoria, Jomilton Costa.

O relatório de auditoria é uma peça fundamental nesse processo. Nele são apresentados resultados, conclusões e recomendações que contribuem para a melhoria da gestão do SUS e o fortalecimento da governança e controle interno.

Continue Lendo