Nos acompanhe

Paraíba

Pesquisadores da UFPB apresentam Plataforma Enetrix na Organização Latino-Americana de Energia

Publicado

em

Pesquisadores da UFPB que desenvolveram a Plataforma Enetrix cumprem até esta sexta-feira (26) agenda na Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), no Equador. A comitiva brasileira se reúne com a diplomata Gloria Alvarenga, diretora de Integração, Acesso e Segurança Energética da OLADE, que representa 27 países da região para tratar de uma série de colaborações na área de segurança energética e diplomacia de dados. O encontro faz parte da expansão da tecnologia que revoluciona a forma como as cooperações energéticas internacionais são compreendidas.

Esses encontros têm o apoio do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa e ocorrem depois de uma série de compromissos na ONU que integraram a Plataforma Enetrix ao lançamento da Data Diplomacy Academy na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Os pesquisadores serão recebidos em Quito para reunir esforços de integração energética com outras nações da América Latina. Até o momento, mais de 40 países nos cinco continentes já possuem seus acordos energéticos disponibilizados no sistema de informação aberta criado na UFPB.

Os autores do projeto são pesquisadores das áreas de Relações Internacionais e Ciências da Computação da UFPB, liderados pelos professores Iure Paiva, docente do departamento de Relações Internacionais da UFPB e coordenador do Gesene – Grupo de Estudos em Segurança Energética. Além de Paiva, cumpre também agenda no Equador o professor no departamento de Relações Internacionais da UFPB, Pascoal Gonçalves.

Trajetória e expansão

Criada em 2016, a Plataforma Enetrix foi desenvolvida para acompanhar e analisar acordos internacionais, promovendo a cooperação energética mundial. Dentro de um cenário atual de transições energéticas, o projeto faz parte das iniciativas brasileiras voltadas a atender demandas que vão desde a produção ao consumo sustentável de energia.

Pensando nisso, o objetivo geral do projeto tem sido garantir a segurança energética em diferentes níveis de governança em que atua (regional, nacional e global). Dessa forma, a plataforma contribui para que se alcancem as metas de Desenvolvimento Sustentável propostas pela ONU dentro da agenda 2030, especialmente os ODS 7 (energia limpa) e ODS 17 (cooperação internacional em ciência e tecnologia).

Todo esse conteúdo abrange acordos internacionais do Brasil de 1990 a 2021, que já podem ser acessados livremente por meio de filtros de pesquisa. Entre os principais desafios no desenvolvimento da plataforma, os pesquisadores estudam soluções para sistematizar dados dos governos, frequentemente não disponíveis ou não organizados na internet. As informações contidas na Enetrix não são disponibilizadas hoje por nenhuma organização internacional do setor energético.

Comparado a plataformas atuais, a Enetrix oferece informações organizadas, eficientes e personalizadas, reduzindo o tempo e custo humano para análises, beneficiando organizações internacionais, empresas, governos, pesquisadores e a sociedade em geral, oferecendo informações estratégicas e detalhadas sobre cooperações energéticas internacionais.

Os autores do projeto incluem a docente do departamento de Informática da UFPB e coordenadora do Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial (Aria), Thaís Gaudêncio; e Yuri de Almeida Malheiros Barbosa, docente do departamento de Computação Científica da UFPB e coordenador do Aria. Atualmente, a plataforma conta com a coordenação dos especialistas Rafael Magalhães (Vice-coordenador) e Yuska Paola Costa Aguiar (Gerente de Projeto). Ao todo, mais de 20 pessoas fazem parte do projeto.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo