Nos acompanhe

Paraíba

ALPB concede cidadania paraibana ao promotor de Justiça Lean Matheus de Xerez

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta sexta-feira (3), Título de Cidadania Paraibana ao promotor de Justiça Lean Matheus de Xerez. A homenagem, proposta pelo então deputado Nilson Lacerda, aconteceu no plenário da Casa de Epitácio Pessoa e foi presidida pelo deputado Dr. Taciano Diniz, além de contar ainda com a participação do deputado Júnior Araújo.

Lean Matheus de Xerez nasceu em 06 de novembro de 1977, no município de Boa Vista, Roraima. Aos 26 anos tornou-se delegado de Polícia Civil do Estado da Paraíba, exercendo suas funções de 2004 até 2006. Em 2008, iniciou sua carreira como promotor de Justiça no Ministério Público do Estado (MPPB).

O deputado Tarciano Diniz disse ser de extrema importância o reconhecimento da atuação do jovem promotor de Justiça pela ALPB. O parlamentar parabenizou a iniciativa do deputado Nilson Lacerda, autor da propositura, e exaltou o promotor Lean pela “vasta contribuição a toda a Paraíba, bem como na Região do Vale do Piancó, onde atuou por vários anos como membro do Ministério Público do Estado da Paraíba”.

“Lean tem uma história escrita na retidão, que defende os ideais da sociedade de uma maneira muito justa e muito digna, tanto pessoal como profissionalmente. Estamos, apenas, formalizando aquilo que no coração de Lean já era uma coisa certa: a Paraíba como seu lar”, complementou o deputado Júnior Araújo.

A conceção do Título de Cidadão Paraibano ao promotor de Justiça foi proposta pelo suplente de deputado Nilson Lacerda, quando estava na titularidade do mandato na Casa de Epitácio Pessoa. Segundo ele, a homenagem é um reconhecimento à trajetória e dedicação de Lean no Ministério Público da Paraíba. “É um jovem promotor de justiça que está desenvolvendo um bom trabalho na Paraíba, um exemplo na sua área”, complementou.

Nilson Lacerda destacou que o Projeto de Lei que torna o promotor Lean paraibano foi aprovado por todos os parlamentares e aproveitou a oportunidade para ressaltar a atuação do homenageado em comarcas do Sertão paraibano e o quanto seu trabalho tem se destacado na justiça do Estado.

O homenageado Lean Matheus de Xerez, durante esses 15 anos de carreira ministerial, atuou em comarcas de Picuí, Catolé do Rocha, Cajazeiras, São José de Piranhas, Conceição e Guarabira. Atualmente, exerce suas funções como titular da 2ª Promotoria de Justiça de Cajazeiras, Comarca elevada a 3ª instância, e substituto na 1ª Promotoria de Guarabira.

Ao receber a honraria, o promotor Lean Matheus de Xerez disse estar orgulhoso e grato, destacando a importância da Paraíba em sua trajetória pessoal e profissional. “Eu me sinto muito agraciado com esse reconhecimento, até porque a Paraíba é o estado que eu adotei, e hoje eu sou adotado por esse mesmo Estado. Eu escolhi viver aqui, onde eu me sinto bem. Fiz concursos em vários outros locais, mas aqui eu terminei meu segundo grau e minha faculdade, fiz amigos, criei raízes. E hoje sou adotado como filho oficial do Estado”, afirmou o homenageado.

Para o promotor, tornar-se paraibano de direito é uma motivação a mais diante do trabalho que desepenha. “A responsabilidade com que eu me dediquei até hoje foi o que me trouxe até aqui, até este Título. Então, a responsabilidade vai ser a mesma de sempre”.

O evento contou ainda com a presença do procurador-geral do Ministério Público da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto; da vice-presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, Ana Maria de França; além de promotores de Justiça do Estado da Paraíba, advogados, familiares e amigos do homenageado.

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Continue Lendo

Paraíba

Cabedelo é reconhecida por Lei como a ‘Capital do Verão Paraibano’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Agora é Lei! Cabedelo foi reconhecida como a Capital do Verão Paraibano, através da Lei estadual 13.285, sancionado pelo governo do estado neste mês de junho.

De acordo com o texto da Lei, o reconhecimento da cidade como destino de veraneio, vai “promover o turismo, fomentar a economia local e destacar as belezas naturais, culturais e as atividades de lazer oferecidas pela cidade durante a estação do verão”.

Em 2022, a Prefeitura Municipal de Cabedelo iniciou uma campanha de pertencimento dos pontos turísticos e eventos da cidade que, por muitos anos, não eram associados devidamente ao município. Aliado a isso, também investiu em obras e ações que levam o nome da cidade nacionalmente, destacando o forte apelo turístico que ela possui, principalmente durante o verão.

Os investimentos que a PMC têm feito para elevar o nome da cidade vão desde o Projeto Orla, que vem mudando a cara da cidade, até ações de pavimentação e asfalto, além de incentivos a comerciantes e investidores para alavancar a economia local.

Pontos turísticos já conhecidos, como a Fortaleza Santa Catarina, Dique e o Pôr do Sol do Jacaré, bem como os menos visitados, a exemplo das Ruínas de Almagre, Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, Farol da Pedra Seca e KM 0 da Rodovia Transamazônica estão explorados e evidenciados como parte da identidade da cidade.

Além deles, os grandes eventos de verão, como shows e festivais que passaram a citar e mencionar Cabedelo como sua cidade-sede.

“O reconhecimento estadual de Cabedelo como capital do verão paraibano é mais um momento ímpar para a nossa cidade.. Com todo o investimento que estamos fazendo na infraestrutura da cidade é notório o crescimento da demanda no trade turístico. E quando ofertamos um turismo com mais qualidade, a gente também possibilita que as pessoas venham injetar mais renda para o comércio local. Nossa cidade tem uma vocação natural para o turismo, e Cabedelo já é a cara do verão não apenas estadual, como nacional”, comemorou o prefeito Vitor Hugo.

Continue Lendo

Paraíba

Consepe acata veto de reitor e decide por manutenção do calendário acadêmico 2024.1

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) decidiu pela manutenção do veto apresentado pelo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, à suspensão do calendário acadêmico 2024.1 da instituição por conta da greve dos professores.

A votação foi realizada nesta terça-feira (18/06). O veto do reitor foi registrado na sexta-feira (14/06), contra a decisão do Consepe proferida em reunião extraordinária de 11 de junho de 2024, a qual suspendeu parcial e temporariamente o Calendário Acadêmico do período 2024.1. Conforme as razões do veto, há vedação de paralisação de atividades de servidores por iniciativa do empregador ou da Instituição.

O veto do Reitor fundamenta-se no art. 39 do Estatuto da UFPB e tem amparo em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo a qual, na ausência de dispositivo legal da greve no setor público, sugere a adoção da Lei nº 7.783/1989 (Mandado de Injunção MI nº 701-DF), que a disciplina no setor privado (leiam-se Art. 6º, § § 1º e 3º, art. 14, parágrafo único e incisos I e II, e arts. 15 e 17).

De acordo com as razões do veto, “embora a greve seja um direito do trabalhador/servidor, não poderá haver constrangimentos para impedir ou obrigar o servidor a comparecer ao local de trabalho. Essa decisão cabe exclusivamente ao servidor”.

Segundo o veto do Reitor, “Observa-se, assim, que a suspensão do calendário sem amparo no interesse público e com anuência da administração superior se equipara ao lockout, pois os professores ficarão impedidos de exercer uma de suas atividades principais, que é o ensino. Esta atitude configuraria, também, ato de persuasão para impedir que professores contrários ao movimento paredista aderissem a ele, o que violaria o art. 6º, §§ 1º, 5º e 6º, da Lei de Greve, dispositivos estes que proíbem que se impeça o acesso ao trabalho”.

Ainda conforme as razões do veto, além de prejuízos aos estudantes afetados com a decisão, “A suspensão parcial do calendário nos termos aprovados pelo Consepe fere a isonomia do tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão, pois afeta o ensino, mas não se impõe greve em atividades de pesquisa e extensão, sejam elas voluntárias ou remuneradas”.

O veto foi publicado no Boletim de Serviço da UFPB de nº 31, no dia 14 de junho.

Confira o veto na íntegra:

Continue Lendo

Paraíba

PMJP paga salários de junho nesta quinta e totaliza R$ 350 milhões injetados na economia da cidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa paga, nesta quinta-feira (20/06), a folha de pagamento do mês de junho. Com a medida, a gestão municipal conclui o pagamento de três folhas em um período de apenas 22 dias, considerando as folhas de maio e primeira parcela do 13° salário já pagas, respectivamente nos dias 30 de maio e 10 de junho. A soma das três folhas chega a R$ 350 milhões, valor injetado na economia da Capital paraibana contribuindo para o aquecimento de setores como comércio e serviço.

O pagamento acontece de forma antecipada já que desde o início da gestão do prefeito Cícero Lucena, a folha de pagamento vem sendo cumprida sempre dentro do mês trabalhado nos dois últimos dias úteis de cada mês. Dessa forma, recebem em um único dia, nesta quinta-feira (20), todos os servidores aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município (IPM) e os servidores da ativa, entre efetivos, comissionados e prestadores de serviço.

“A Prefeitura de João Pessoa demonstra seu compromisso com os servidores municipais e também com as contas públicas e equilíbrio fiscal. Graças a um esforço da equipe econômica da Capital em parceria com todas as secretarias, temos a capacidade de planejar os pagamentos e cumprir com três folhas em tão pouco tempo. Com isso, quem sai ganhando são nossos servidores que podem se planejar e também a economia da cidade que fica mais aquecida antes do São João”, afirmou o secretário de Administração, Valdo Alves.

Continue Lendo