Nos acompanhe

Paraíba

TCE prepara levantamento sobre cachês de artistas no São João

Publicado

em

O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, recebeu, na tarde desta terça-feira (10), a visita do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), André Carlo Torres, e de representantes do Fórum de Forró de Raiz. Entre os encaminhamentos da reunião, está o anúncio do conselheiro do TCE sobre a realização de um levantamento das despesas com eventos de São João nos municípios paraibanos, principalmente, referentes aos cachês dos artistas contratados para animar as festas. Os dados devem subsidiar os órgãos na atuação em defesa dos valores artísticos e culturais do Estado.

Os representantes do Fórum de Forró estão buscando o apoio dos órgãos para garantir a participação de artistas locais nas festas juninas. O procurador-geral Seráphico da Nóbrega já havia sinalizado à entidade, em outro encontro com seus representantes, que o MPPB apoia a luta em defesa da cultura local e da conscientização maior dos gestores que promovem festas com o dinheiro público. “Sentimos a necessidade de termos dados sobre as contratações de artistas de fora e locais para avaliarmos a situação e embasarmos qualquer recomendação que, porventura, possa ser feita aos municípios. Esse levantamento do TCE será o pontapé inicial para isso”, destacou.

O presidente do TCE destacou a facilidade de comunicação entre o TCE e o MPPB, como também de outros órgãos que podem atuar numa ação conjunta no futuro. “Nos próximos dias, vamos levantar os gastos detalhados nos municípios, inclusive, aqueles que envolvem recursos federais e teremos condições de sabermos quanto se gastou, quais os artistas contratados e quem recebeu o maior volume de recursos, mirando principalmente nos cachês dos artistas que se apresentaram”, explicou.

A conversa entre os chefes do MPPB e TCE foi acompanhada pelos representantes do Fórum Forró de Raiz, Joana Alves (presidente), Beto Brito, Bira Delegado e o juiz Onaldo Queiroga, que ficaram entusiasmados com as providências encaminhadas. Os membros da entidade chegaram a comparar a relação entre as contratações de artistas de fora e os locais com “uma briga entre um elefante e uma formiga”. Eles destacaram o avanço desta nova reunião no MPPB (o grupo já havia sido recebido pelo procurador, na semana passada), com a possibilidade de ser feito o levantamento do TCE e uma ação conjunta entre os órgãos.

Outras demandas

O presidente do TCE, André Carlo Torres, e o procurador Seráphico da Nóbrega também trataram sobre o estreitamento do relacionamento entre os órgãos em outras áreas, principalmente, no que diz respeito ao fluxo de informações do Tribunal de Contas que possam fundamentar ações nas promotorias. “O MPPB é irmão e vai continuar sendo para que use as informações coletadas pelo TCE no mister do dia a dia”, ressaltou André Carlo.

Também acompanharam a visita de cortesia, o subprocurador-geral de Justiça, Alcides Jansen; os procuradores de Justiça Francisco Sagres e Álvaro Gadelha, além dos promotores de Justiça, Leonardo Quintans e Amadeus Lopes.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo