Nos acompanhe

Paraíba

Mangueira intercede por paciente que aguarda há seis anos por cirurgia no ‘Arlinda’

Publicado

em

Mangueira (PMDB) chamou a atenção dos parlamentares da CMJP, gestores da Saúde, além dos Governos Estadual e Municipal, por ajuda

“Aos 16 anos e desde os 10, com os joelhos tortos, virados para dentro, ele tenta se submeter a uma cirurgia no Arlinda Marques. Porém, até hoje nada ainda foi feito”, revelou Mangueira (PMDB) a situação de Wesley Cavalcanti da Silva, adolescente que já adquiriu uma escoliose devido à demora na realização de alguns procedimentos médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Capital. O vereador expôs a situação, nesta terça-feira (17), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), apelando aos parlamentares, gestores da Saúde, além dos Governos Estadual e Municipal, por ajuda.

Wesley Cavalcanti da Silva sofre com o joelho valgo, o que biomecanicamente deixa as pernas em formato de xis e o joelho virado pra dentro. Ele necessita de correções a partir de intervenção médica, além de inserir um material tipo fixador, durante a cirurgia, para uma melhor correção do problema e prevenção de sequelas.

“Inclusive, Wesley pode sofrer com outros problemas irreversíveis devido à demora na realização da cirurgia. Fui procurado pela mãe dele, que junto ao pai do garoto não tem dinheiro para pagar por um tratamento particular. Peço ao Estado, ao Município, aos gestores de hospitais que intercedam por essa criança que pode ficar impedida de andar se não for feito o procedimento”, recorreu Mangueira, destacando que este, assim como outros semelhantes na cidade, é um caso mais que urgente e de discurso apartidário.

Segundo Kelly Cristina do Nascimento, a mãe de Wesley da Silva, durante esse período de seis anos e em três protocolos solicitando o material necessário à cirurgia do menino no Arlinda Marques, já aconteceu, sem justificativa plausível, de os documentos desaparecerem, não serem localizados, do nome de Wesley não ser inserido no pedido e até houve licitação e compra de material de péssima qualidade, de forma a inviabilizar, agora em 2017, uma cirurgia já marcada.

“Desde 2010, dei entrada a primeira vez nos documentos e fiquei esperando esse processo ser despachado, daí me informaram que perderam o protocolo no hospital. Depois pediu-se outro aparelho, porque ele cresceu e o que havia sido solicitado antes não serviria. Dei entrada novamente, e daí o médico ortopedista e traumatologista Francisco Laecio Vieira Damasceno, que acompanha meu filho, rejeitou o equipamento por ser de péssima qualidade”, contou a mãe, ansiosa, pois foi informada da realização de um novo pedido ainda com licitação para acontecer e ainda sem previsão de quando todo o processo estará finalizado.

Durante o pronunciamento de Mangueira, Sandra Marrocos (PSB) se ofereceu para ajudar na busca por ajuda a Wesley da Silva. Além dela, o porta-voz da Prefeitura na Câmara, Fernando Milanez Neto (PTB), sugeriu a Mangueira solicitar ajuda ao Governo da Paraíba inicialmente, por Wesley já ter 16 anos e não ser mais uma criança, ou seja, um potencial paciente do Arlinda Marques. “Caso não consigam, podem me procurar pra tentarmos viabilizar junto ao Município”, garantiu Milanez.

“Apesar dos contratempos, de me jogarem de setor em setor, de me sentir sendo feita de boba e de ver não só meu filho, mas outras crianças e adolescentes sofrendo com situações parecidas, tenho encontrado muita gente boa no Arlinda Marques que se esforça pra nos ajudar”, comentou Kelly da Silva.

A reportagem do Portal Câmara JP entrou em contato com a assessoria de comunicação da Saúde Municipal, no intuito de ouvir a direção do Hospital Arlinda Marques e também o médico que acompanha Wesley Silva. No entanto, até o fechamento desta matéria, não obteve respostas.

 

Continue Lendo

Paraíba

TCE atualiza e capacita gestores paraibanos sobre Programa Nacional de Transparência Pública; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) encaminhou expediente a várias autoridades do Estado, disponibilizando um vasto material de capacitação, referente ao Programa Nacional de Transparência Pública, ciclo 2024, e que reúne cartilhas, slides de treinamento para os colaboradores, matriz com critérios de avaliação e cronograma, entre outros dados estruturados.

O material foi enviado através de Ofício Circular nº 13/2024, assinado pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz Filho.

O encaminhamento contemplou o Governador do Estado, Chefe da Controladoria Geral do Estado, presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça da Paraíba e controladores internos, Procurador Geral de Justiça e seus controladores, prefeitos e presidentes de câmaras municipais, vereadores e Defensoria Pública do Estado.

A iniciativa tem como base o aprimoramento das metodologias decorrentes, ao mesmo tempo em que fornece informações importantes dentro do Programa Nacional de Transparência Pública, que descendem das lições aprendidas em versões anteriores, das contribuições recebidas de técnicos dos tribunais de contas que participam das avaliações e de incorporações de métodos adotados por outras cortes de contas.

O documento informa ainda que o material tem por objetivo a avaliação dos portais de Transparência – Ciclo 2024, que deverá ser realizada, preferencialmente, pelos controladores internos das unidades gestoras. A aferição do portal de transparência do respectivo órgão será realizada através do preenchimento de questionário em endereço e data a serem informados. O material poderá ser acessado pelo endereço eletrônico: https://drive.google.com/drive/folders/1Jk26KAgDaP9-eST-7svpmHhj93NrLwAu

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB e Arquidiocese se mobilizam para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado, João Azevêdo (PSB), e a Arquidiocese da Paraíba estão se mobilizando para ajudar as vítimas da enchente que já matou mais de 80 (oitenta) pessoas no Rio Grande do Sul, provocando a maior tragédia natural do Sul do país.

Segundo Azevêdo, a Paraíba está participando de uma ação conjunta com o Consórcio Nordeste e envia homens e equipamentos para ajudar no resgate de pessoas.

Os comentários de Azevêdo foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (06/05).

Confira o áudio:

 

Já a Arquidiocese da Paraíba, através do bispo dom Manoel Delson, também confirmou associação à campanha em prol das vítimas da enchente no Rio Grande do Sul e convoca aos fieis para também ajudarem com quaisquer colaborações possíveis para socorrer aos irmãos do Sul do país nesse momento de desespero.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Novidade zero: no Sertão, Gervásio defende Lula e Wellington Roberto defende Bolsonaro; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A festa de 30 anos de emancipação política de Aparecida, cidade localizada no Sertão do Estado, celebrada neste domingo (05/05), protagonizou um embate entre os deputados federais, Gervásio Maia (PSB) e Wellington Roberto (PL), representando Lula e Bolsonaro respectivamente.

As divergências no palanque iniciaram-se quando Gervásio fez uso do microfone para destacar as ações do atual presidente da República na Paraíba e no Nordeste, além de disparar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Acabou-se o tempo em que o Nordeste ficava a mercê de tudo e de todas as políticas públicas, porque as políticas ficavam somente para os Estados ricos da federação, somente das regiões Sul e Sudeste. E hoje, graças a Deus nós temos mais uma vez um presidente da República nordestino que está cuidando do Nordeste, que veio nos primeiros meses do seu mandato no ano passado para inaugurar o primeiro parque híbrido de energia limpa do Nordeste, responsável pela geração de mais de 30% da energia que os paraibanos consomem. Água é riqueza, energia é riqueza e o Nordeste hoje é exemplo para o mundo de energia limpa e renovável. Nós já estamos ajudando aqueles que escantearam a gente em décadas passadas com as energias produzidas aqui no solo paraibano”, afirmou conforme registrado pelo Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

 

A fala não agradou o parlamentar bolsonarista, que rebateu Gervásio afirmando que não vai fazer discurso direcionado ao governo federal.

“Dizer deputado Gervásio, que eu não vou fazer aqui o discurso direcionado para governo central, eu vou fazer um discurso aqui daquilo que eu fiz, e no que eu pretendo fazer. Quando o locutor de uma forma muito habilidosa falava e respeitava todos os números que por aqui passaram, essa nossa confraternização hoje e que disse que tinha errado o número de Gervásio Maia, e foi corrigido pelo próprio deputado, eu acho que meu número é bem diferenciado. O meu número é diferenciado de um governo aonde fizemos e está aí através das postagens desse prefeito, esse prefeito que não me deixa mentir, ele que sabe o que fizemos. Foram diversas ações na área da Saúde, custeio perdi a conta, na Ação Social da mesma forma, na Estrutura não tem nem como calcular, no Turismo, Esporte, enfim…”, disse.

Ouça:

Continue Lendo