Nos acompanhe

Paraíba

PMCG desqualifica ataques ao projeto que regulamenta as Parcerias Público Privadas

Publicado

em
A Prefeitura Municipal de Campina Grande divulgou, na manhã desta quarta-feira, 18, uma Nota Oficial repudiando as distorções feitas por algumas entidades e agentes políticos, claramente alinhados à oposição, sobre o projeto de Lei apresentado na Câmara de Vereadores, que regulamenta alguns pontos para a implantação de Parcerias Público-Privadas (PPP’s) no município.
Confira a íntegra da nota, elaborada pela Procuradora Geral do Município

Nota Oficial

Diante da divulgação proposital de notícias com conteúdo distorcido por alguns veículos de comunicação e da ação orquestrada de alguns dirigentes sindicais, tentando enganar a população de Campina Grande e criar factóides políticos para atingir a gestão municipal, a Prefeitura de Campina Grande esclarece:

1 – Em nenhum momento foi apresentado qualquer projeto para PRIVATIZAR serviços públicos prestados pela Administração Municipal;

2 – O projeto de Lei apresentado pelo Poder Executivo, que altera a lei municipal 5.043 de 03 de maio de 2011, elaborada e aprovada na gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo portanto, não prevê qualquer tipo de terceirização de serviços públicos essenciais – como saúde e educação;

3 – A proposta apenas regulamenta alguns serviços secundários que podem ser prestados por meio de parcerias público-privadas, uma tendência implantada em vários Estados e Municípios brasileiros.

4 – Nas áreas de saúde e educação, essenciais e funções de Estado, o projeto prevê o estabelecimento de parcerias público-privadas no setor de informática, no desenvolvimento de softwares que facilitem o trabalho dos servidores e otimizem os serviços prestados à população; e JAMAIS a substituição de servidores efetivos do município por terceirizados;

5 – Mesmo assim, diante da quantidade de informações levianas propagadas por agentes políticos e representantes sindicais, com o intuito único de quererem enganar os campinenses e conquistarem apoios, o Poder Executivo Municipal decidiu pedir à Câmara Municipal o retorno do projeto ao Executivo. O objetivo é melhorar o texto apresentado e tornar ainda mais claro o conteúdo da proposta;

6 – A Prefeitura Municipal de Campina Grande lamenta a postura dos agentes políticos que propagaram de maneira ardilosa informações fantasiosas, com o cunho eminentemente eleitoral. Até porque esses mesmos agentes, é preciso ressaltar, se calam diante da terceirização de serviços essenciais na saúde e na educação colocada em prática pelo Governo do Estado da Paraíba;

7 – Por fim, a Administração Municipal tranquiliza todos os servidores do município e renova o seu compromisso com a melhoria das condições de trabalho para todos e, sobretudo, com o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população de Campina Grande e aos paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Instituições de saúde estão obrigadas a notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), que obriga as instituições de saúde a comunicarem os casos de violência ou de maus-tratos contra idosos ao Conselho Estadual do Idoso e ao Ministério Público da Paraíba. O texto foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), do último sábado (27/04).

De acordo com a propositura, a iniciativa engloba hospitais públicos, privados, clínicas e estabelecimentos congêneres.

Eduardo Carneiro comemorou a sanção da lei e lembrou que esse será mais um instrumento para tentar coibir casos dessa natureza, que infelizmente ainda ocorrem pelo país afora.

O parlamentar destacou que a notificação será sigilosa, de acesso restrito ao denunciante, à família do idoso e às autoridades competentes, devendo ser formulada por escrito, em conformidade com as instruções descritas pela lei.

“Extremamente feliz em poder dar a nossa contribuição para que esse tipo de atrocidade não mais aconteça em nosso Estado, e por isso não poderia deixar de agradecer a sensibilidade do governador João Azevêdo em sancionar nossa lei e nos ajudar a combater a violência contra os idosos”, disse.

Já em vigor, a lei estabelece uma multa de 500 Unidades Fiscais do Estado da Paraíba (UFR-PB) em caso de descumprimento.

Continue Lendo

Paraíba

Comitivas do Tribunal Administrativo de Moçambique e dos TREs da PB e PE visitam gestão de Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Cabedelo recebeu, nesta sexta-feira (26), uma comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique acompanhados de representantes dos Tribunais de Conta da Paraíba e de Pernambuco para apresentar as boas práticas de governança do município. A comitiva foi recepcionada pelo secretário de Finanças, Ricardo Coelho.

A visita técnica faz parte de uma agenda administrativa que vem sendo cumprida pela comitiva desde essa quinta-feira (25), coordenada pelo Tribunal de Contas do Estado. O objetivo é consolidar as relações de cooperação mútuas entre Tribunais de Contas do Brasil e o de Moçambique, bem como promover a troca de experiências sobre sistemas de controle externo.

Em Cabedelo, a comitiva foi apresentada à metodologia de trabalho e às normas adotadas para as boas práticas da administração pública, no que tange a gestão municipal. Além disso, os gestores municipais apresentaram experiências vivenciadas em transparência e prestação de contas, índices que têm elevado o nome da Prefeitura de Cabedelo nos principais indicadores de transparência e probidade administrativa.

“É uma satisfação muito grande pro município de Cabedelo e pra atual gestão poder receber uma comitiva internacional para ver junto com os Tribunais de Contas da Paraíba e de Pernambuco as boas práticas de gestão pública financeira, e também a padronização dos sistemas e as obrigações da nossa Prefeitura junto aos tribunais de Contas. Somos referências para essas instituições e isso só vem a solidificar a nossa conduta de práticas saudáveis, de município equilibrado com finanças equilibradas, responsáveis. A prefeitura, talvez, seja uma das únicas da Paraíba que tem o seu processo, não só administrativo, mas também o financeiro contábil todo informatizado. E isso faz com que as nossas prestações de contas sejam feitas de forma rápida e eficaz, atendendo todos os requisitos que a lei estabelece”, destacou o secretário de Finanças de Cabedelo, Ricardo Coelho.

A comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique é composta pelo juiz conselheiro e chefe da Missão, Amilcar Mujovo Ubisse, o contador geral da Contadoria de Contas e Auditorias, Jeremias Francisco Zuande, o chefe do departamento de infraestrutura e rede, da direção de tecnologia e sistemas de informação, Salito Dombole, o vereador de administração e finanças, Lopes Tuende Maunze, os chefes dos serviços de finanças e administração, António Paulino e Vanize Abdul Gani Samo, e a diretora do Programa de Boa Governação Financeira, Lena Weiler e o especialista sênior em Instituições Superiores de Controle, Carlos Maurício Figueiredo.

O Tribunal Administrativo da República de Moçambique é o órgão superior dos tribunais administrativos provinciais e da Cidade de Maputo, dos tribunais fiscais e dos tribunais aduaneiros. Tem como função julgar as ações que tenham por objeto litígios emergentes das relações jurídicas administrativas, os recursos contenciosos interpostos das decisões dos órgãos do Estado, dos respectivos titulares e agentes e emitir o relatório e o parecer sobre a Conta Geral do Estado, estão entre as atribuições do TA, segundo o artigo 230 da Constituição da República de Moçambique.

Após visitarem os diversos setores da Sefin, os visitantes participaram de um coffee break e, logo em seguida, assistiram a explanações dos técnicos da Sefin, que apresentaram alguns mecanismos utilizados em Cabedelo. O chefe da Missão, Amilcar Ubisse, evidenciou que o principal interesse do grupo é na informatização dos serviços públicos.

“É um grande prazer estar aqui. O nosso objetivo principal é aprender detalhadamente como se faz a prestação de contas eletronicamente, pois trabalhar com papel ainda é muito difícil. Além disso, nós fomos muito bem acolhidos aqui em Cabedelo, toda a gente é muito simpática e é uma cidade muito bonita. E o principal e que nos admira é a forma comprometida com que as pessoas utilizam os bens público. Aqui ficam todos de olho e de forma dedicada e bem transparente”, afirmou o moçambicano Amilcar.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

TRE da Paraíba transfere feriado do dia do Trabalho para o dia 10 de maio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ato administrativo da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) transfere, no âmbito da Justiça Eleitoral da Paraíba, o usufruto do feriado de 1º de Maio, do Dia do Trabalho, para o dia 10 de maio de 2024.

A mudança ocorre em virtude da proximidade do fechamento do cadastro de eleitores e da alta demanda de atendimento eleitoral nos Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor do Estado.

Continue Lendo