Nos acompanhe

Paraíba

Serviço da PMJP transforma vidas de 500 crianças com deficiência

Publicado

em

O Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD) atende 500 crianças e transforma suas vidas e as de suas famílias a partir de atividades que propiciam a inclusão na sociedade. As crianças têm acesso a consultas médicas, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, arte terapia, musicoterapia, libras e Educação Física adaptada.

Gabriel Costa, de oito anos, é autista, mas isto não representa uma limitação na vida dele. Há dois anos sendo atendido no CRPD, ele diz que gosta de se divertir no local. “Gosto de brincar de pula-pula, massa de modelar, brinquedos. Gosto de gastar energia”, diz sorrindo. Gabriel cursa o segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal e é acompanhado na sala por um cuidador.

A mãe do garoto, Fabrícia Costa, diz que ele teve uma grande melhora desde que começou a ter acompanhamento no Centro nas áreas de psicopedagogia, fonoaudiologia e fisioterapia.

“Ele caia muito devido a uma certa incapacidade motora e era introspectivo. Hoje eu sinto que meu filho está incluído na sociedade. Apesar de ser agitado, ele melhorou os relacionamentos, tem amigos e faz atividades como judô e futebol”, conta a mãe.

A terapeuta educacional, Eveline Cavalcanti, uma das profissionais que acompanha Gabriel, explica que os casos de autismo são frequentes no Centro, e que é preciso tratar de cada criança de uma maneira muito pessoal. “Atendemos crianças com Síndrome de Down, autismo ou deficiência intelectual, mas cada um tem sua particularidade, e o tratamento é feito de maneira individual, apesar de que há atividades em grupo”.

Ingresso – O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) é regido por três secretarias: Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Sedes) e Educação (Sedec). A coordenadora de Saúde, Nadja Marques, explica que o acesso ao Centro ocorre por demanda espontânea ou por recomendação de escolas, unidade de saúde da família ou de civis.

Antes do atendimento, é feita uma triagem para definir os procedimentos indicados para cada criança. No momento da triagem, o responsável pela criança deve estar de posse do cartão do SUS da criança, laudo médico indicando a deficiência e comprovante de residência em João Pessoa.

“A triagem envolve todos os profissionais, e cada um deles coloca em seu laudo se a criança precisa do atendimento. Por exemplo, o fisioterapeuta avalia se há deficiência motora e informa se a criança precisa deste tipo de atendimento”, explica Nadja Marques. A equipe multiprofissional inclui 44 pessoas.

Frequência – Os atendimentos no CRPD são semanais. Segundo a coordenadora de Saúde, isto ocorre para facilitar o acesso das crianças e seus familiares. “Quando a criança chega, ela recebe todos os atendimentos num dia só. Isto evita que os deslocamentos sejam contínuos, tanto por uma questão de mobilidade, quanto financeira”, conta Nadja Marques.

Quando yuri Ramos, de 15 anos, vai ao CRPD, recebe atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia e terapia ocupacional, numa única tarde. Yuri sofreu uma queda aos nove meses de idade, o que gerou um coágulo na cabeça, trazendo muitas consequências ao seu desenvolvimento.

O pai dele, Severino Ramos afirma que ele não desenvolveu a capacidade de falar, mas desde que ingressou no Centro, há três anos, houve melhora na sua comunicação com as pessoas e na locomoção motora.

“Mesmo sem falar, meu filho cursa o terceiro ano em uma escola do Município e tudo está dando certo. Ele fica feliz só em vestir o fardamento. O ônibus da Prefeitura o busca em casa e lá na escola há um cuidador para ele. Ele também não sabe libras, mas consegue interagir com as pessoas, com mímicas e sinais. O atendimento aqui no Centro ajudou muito na nossa vida”, conta Severino Ramos.

Brasil Alfabetizado – O CRPD implantou o programa Brasil Alfabetizado, que beneficia jovens e adultos que não concluíram ou não cursaram o Ensino Básico. Conforme Nadja Marques, o motivo foi a falta de escolaridade de alguns dos usuários do Centro.

“Nós elencamos os casos de quem estava fora da escola. Algumas crianças não tiveram boas experiências e os pais os tiraram da instituição de ensino. Outras nunca tinham estudado e nós aconselhamos a matricularem. Então, implantamos o programa para quem estava sem acesso à educação”, explica a coordenadora. São 20 alunos do programa no Centro, sendo duas mães que, ao verem os filhos aprendendo, quiseram participar também.

O CRMIPD está localizado na Av. Otto Feio da Silveira, 161, Pedro Gondim e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo a sexta-feira o dia em que são feitas as triagens dos usuários.

Continue Lendo

Paraíba

TCE atualiza e capacita gestores paraibanos sobre Programa Nacional de Transparência Pública; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) encaminhou expediente a várias autoridades do Estado, disponibilizando um vasto material de capacitação, referente ao Programa Nacional de Transparência Pública, ciclo 2024, e que reúne cartilhas, slides de treinamento para os colaboradores, matriz com critérios de avaliação e cronograma, entre outros dados estruturados.

O material foi enviado através de Ofício Circular nº 13/2024, assinado pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz Filho.

O encaminhamento contemplou o Governador do Estado, Chefe da Controladoria Geral do Estado, presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça da Paraíba e controladores internos, Procurador Geral de Justiça e seus controladores, prefeitos e presidentes de câmaras municipais, vereadores e Defensoria Pública do Estado.

A iniciativa tem como base o aprimoramento das metodologias decorrentes, ao mesmo tempo em que fornece informações importantes dentro do Programa Nacional de Transparência Pública, que descendem das lições aprendidas em versões anteriores, das contribuições recebidas de técnicos dos tribunais de contas que participam das avaliações e de incorporações de métodos adotados por outras cortes de contas.

O documento informa ainda que o material tem por objetivo a avaliação dos portais de Transparência – Ciclo 2024, que deverá ser realizada, preferencialmente, pelos controladores internos das unidades gestoras. A aferição do portal de transparência do respectivo órgão será realizada através do preenchimento de questionário em endereço e data a serem informados. O material poderá ser acessado pelo endereço eletrônico: https://drive.google.com/drive/folders/1Jk26KAgDaP9-eST-7svpmHhj93NrLwAu

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB e Arquidiocese se mobilizam para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado, João Azevêdo (PSB), e a Arquidiocese da Paraíba estão se mobilizando para ajudar as vítimas da enchente que já matou mais de 80 (oitenta) pessoas no Rio Grande do Sul, provocando a maior tragédia natural do Sul do país.

Segundo Azevêdo, a Paraíba está participando de uma ação conjunta com o Consórcio Nordeste e envia homens e equipamentos para ajudar no resgate de pessoas.

Os comentários de Azevêdo foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (06/05).

Confira o áudio:

 

Já a Arquidiocese da Paraíba, através do bispo dom Manoel Delson, também confirmou associação à campanha em prol das vítimas da enchente no Rio Grande do Sul e convoca aos fieis para também ajudarem com quaisquer colaborações possíveis para socorrer aos irmãos do Sul do país nesse momento de desespero.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Novidade zero: no Sertão, Gervásio defende Lula e Wellington Roberto defende Bolsonaro; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A festa de 30 anos de emancipação política de Aparecida, cidade localizada no Sertão do Estado, celebrada neste domingo (05/05), protagonizou um embate entre os deputados federais, Gervásio Maia (PSB) e Wellington Roberto (PL), representando Lula e Bolsonaro respectivamente.

As divergências no palanque iniciaram-se quando Gervásio fez uso do microfone para destacar as ações do atual presidente da República na Paraíba e no Nordeste, além de disparar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Acabou-se o tempo em que o Nordeste ficava a mercê de tudo e de todas as políticas públicas, porque as políticas ficavam somente para os Estados ricos da federação, somente das regiões Sul e Sudeste. E hoje, graças a Deus nós temos mais uma vez um presidente da República nordestino que está cuidando do Nordeste, que veio nos primeiros meses do seu mandato no ano passado para inaugurar o primeiro parque híbrido de energia limpa do Nordeste, responsável pela geração de mais de 30% da energia que os paraibanos consomem. Água é riqueza, energia é riqueza e o Nordeste hoje é exemplo para o mundo de energia limpa e renovável. Nós já estamos ajudando aqueles que escantearam a gente em décadas passadas com as energias produzidas aqui no solo paraibano”, afirmou conforme registrado pelo Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

 

A fala não agradou o parlamentar bolsonarista, que rebateu Gervásio afirmando que não vai fazer discurso direcionado ao governo federal.

“Dizer deputado Gervásio, que eu não vou fazer aqui o discurso direcionado para governo central, eu vou fazer um discurso aqui daquilo que eu fiz, e no que eu pretendo fazer. Quando o locutor de uma forma muito habilidosa falava e respeitava todos os números que por aqui passaram, essa nossa confraternização hoje e que disse que tinha errado o número de Gervásio Maia, e foi corrigido pelo próprio deputado, eu acho que meu número é bem diferenciado. O meu número é diferenciado de um governo aonde fizemos e está aí através das postagens desse prefeito, esse prefeito que não me deixa mentir, ele que sabe o que fizemos. Foram diversas ações na área da Saúde, custeio perdi a conta, na Ação Social da mesma forma, na Estrutura não tem nem como calcular, no Turismo, Esporte, enfim…”, disse.

Ouça:

Continue Lendo