Nos acompanhe

Paraíba

‘Má-fé’, diz presidente do CRM-PB sobre ‘disputa’ com enfermeiros

Publicado

em

“Está havendo uma distorção e acredito que por má-fé”. A declaração foi dada nesta quarta-feira (18) pelo presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Medeiros, sobre a decisão judicial que afeta a atuação dos enfermeiros nas unidades de saúde. Na visão dele, a liminar não impede que os profisionais de enfermagem realizem exames, estabelece que essas ações sejam fiscalizadas por médicos.

A decisão que gerou polêmica foi tomada pelo juiz Renato Borelli, da 10ª Vara Federal em Brasília, e suspende parcialmente uma portaria do Ministério da Saúde quanto à requisição de exames pelos enfermeiros. A medida atendeu a um pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM). Profissionais e estudantes de enfermagem fizeram um protesto em João Pessoa, na terça-feira (17), pedindo a revogação da liminar. A mobilixação terminou na frente da sede do CRM-PB

Segundo o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), a medida pode gerar descontinuidade na assistência, pois a realização de exames na atenção primária, de doenças como tuberculose, hanseníase e sífilis, por exemplo, vão ficar prejudicados. Para o presidente do Coren-PB, Ronaldo Beserra, a decisão também garante uma “reserva de mercado” para a categoria médica.

João Medeiros diz que a decisão beneficia a população e não é uma “questão de corporativismo”. “Não prejudica a atuação dos enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde, eles vão continuar da mesma forma, replicando, repetindo a prescrição médica, solicitando os exames dentro dos programas previstos pelo ministério. No acompanhamento ambulatorial eles podem repetir a medicação, solicitar novos exames, realizar testes rápido, mas o diagnóstico e a interpretação cabe ao médico”, afirmou João Medeiros.

Em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA, Ronaldo Beserra, rebateu as declarações de Medeiros. O presidente do Coren-PB disse que a categoria médica acha que “é um deus que pode tudo, só ele pode fazer, pode fiscalizar outro profissional”. O representante dos enfermeiros afirma que a fiscalização de um profisional por outra categoria é ilegal e configuraria uma contravenção penal.

O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Adriano Meira, afirmou que está havendo uma exploração política da decisão judicial para fomentar uma briga entre as categorias. “Todos precisam estar juntos, essa briga não é boa para ninguém”, pontuou. Na leitura do representante, o Estado vinha atribuindo funções para os enfermeiros que, na prática, não deveriam ser executadas por eles.

“O que a decisão judicial veio foi regulamentar as atividades dentro das unidades, não veio tirar competência de ninguém, apenas dizer que todo o paciente que procura consulta médica tem que ser assistido por um médico. O Estado tem que garantir esse direito, por muitos anos foram feitos arranjos para que isso fosse contornado na ausência do médico”, disse Adriano Meira.

O Conselho Federal de Enfermagem já apresentou um pedido de reconsideração da decisão judicial. O próprio Ministério da Saúde também prometeu tentar reverter a situação na Justiça.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo