Nos acompanhe

Negócios

Conselho Regional de Educação Física interdita academia em João Pessoa

Publicado

em

Uma academia de musculação foi interditada no bairro Jardim Cidade Universitária, em João Pessoa, nessa quinta-feira (1º), pelo Conselho Regional de Educação Física da 10ª região – Paraíba (CREF10-PB). O estabelecimento funcionava de forma irregular sem o registro junto ao órgão regulador da categoria.

A academia tinha sido visitada outras três vezes pelo CREF10PB. A equipe de fiscalização teve o apoio da Polícia Militar. Não houve nenhuma prisão durante a fiscalização.

O diretor de orientação e fiscalização do Conselho, Bruno Moura, revelou que, no momento da interdição, alguns alunos usavam os serviços da academia e foram orientados a deixar o estabelecimento.

“A academia não pode funcionar sem registro e ficará fechada até que os responsáveis procurem o CREF10PB com a documentação necessária para fazer essa solicitação”, explicou Moura.

O presidente do Conselho, Francisco Martins da Silva, reforçou a importância das denúncias e disse que o trabalho de fiscalização tem sido intensificado. “Essa é uma ação de rotina do CREF10 e tem crescido a cada dia, principalmente com o apoio da população que faz as denúncias.”

As denúncias podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (83) 3244-3964.

Continue Lendo

Negócios

Setor de serviços na Paraíba lidera crescimento no quadrimestre no Nordeste, revela IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O volume de serviços prestados pelas empresas no Estado da Paraíba segue em crescimento. O setor de serviços na Paraíba lidera alta no 1º quadrimestre deste ano na Região Nordeste. É o que constatou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada, nesta quarta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo dados da pesquisa, a Paraíba acumula alta de 4,7% no volume das empresas prestadoras de serviços entre janeiro e abril, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Foi a maior taxa de crescimento entre os Estados do Nordeste. Os estados de Pernambuco (4%) e do Maranhão (3,4%) vieram na sequência. Já a taxa média de alta do País atingiu a metade da Paraíba (2,3%).

A Paraíba também registrou indicadores positivos no setor de serviços em outros comparativos. No comparativo de abril sobre março deste ano, a taxa de crescimento da Paraíba foi expressiva (2,4%) em relação à média do País (0,5%). No comparativo de abril deste ano sobre o mesmo mês do ano passado a expansão foi de 2,8%.

ATIVIDADES QUE MAIS SE DESTACARAM – Segundo o IBGE, no indicador de serviços acumulado do primeiro quadrimestre de 2024, o agregado especial de atividades turísticas mostrou expansão mais forte, impulsionado, sobretudo, pelos aumentos de receita obtidos por empresas dos ramos de restaurantes; serviços de bufê; hotéis; transporte aéreo de passageiros; espetáculos teatrais e musicais; e agências de viagens.

A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Continue Lendo

Negócios

Instituto Nelson Wilians e Nelson Wilians Advogados lançam Edital Pro Bono NW

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As inscrições para o Edital Pro Bono NW, parceria do Instituto Nelson Wilians com o Nelson Wilians Advogados (NWADV), começam no dia 3 de junho. O programa oferece, desde 2017, assessoria jurídica consultiva gratuita para organizações da sociedade civil (OSC). A iniciativa acontece nos termos do Código de Ética e Disciplina da OAB e do Provimento 166/2015 do Conselho Federal da OAB.

INW e NWADV destacam que Educação e Direito são ferramentas essenciais para o combate às desigualdades sociais: “Atuamos para ampliar o acesso à Justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e OSC”.

Qual o objetivo do Pro Bono NW?

Contribuir para o fortalecimento da estrutura jurídica das organizações sociais para que elas potencializem o seu impacto social, ganhem maior sustentabilidade financeira e desempenhem seu trabalho com mais segurança jurídica e credibilidade.

“A cada 10 organizações sociais abertas no Brasil, 3 encerraram suas atividades” (IPEA, 2023). Esta é a realidade que o Pro Bono NW quer ajudar a transformar!

Como irá funcionar?

Serão selecionadas até 100 Organizações da Sociedade Civil. A assessoria jurídica consultiva para as organizações selecionadas neste edital será realizada por meio de 3 ciclos, com duração total de 6 meses. Os ciclos são compostos por capacitações em temáticas do Terceiro Setor, revisão de documentos legais, atendimento consultivo às demandas jurídicas do cotidiano, plantões jurídicos e reconhecimento com o Selo Pro Bono NW.

Quem pode participar?

OSC em todo o território nacional. Os demais critérios somatórios serão divulgados no lançamento do edital.

Quais são os benefícios desse edital?

Assessoria Jurídica Consultiva

Por meio do Pro Bono NW, sua organização contará com assessoria jurídica consultiva gratuita com advogados(as) especialistas nas temáticas do Terceiro Setor. Através da assessoria jurídica, sua organização conseguirá a revisão de diversos documentos importantes para garantir sua segurança jurídica.

Plantão de dúvidas e atendimento de demandas jurídicas do dia a dia
Sua organização contará com acompanhamento jurídico personalizado de advogados(as) que ajudarão a compreender e colocar em prática as orientações recebidas através da assessoria jurídica, além de poderem sanar demandas jurídicas que aprecem diariamente nas entidades.

Maiores oportunidades de acesso a recursos financeiros via editais, certificações e inscrições em conselhos
Organizações sociais regularizadas juridicamente possuem maiores chances de ganharem editais de financiamento público, obterem certificações e realizar inscrições em conselhos. Com isso, as organizações sociais conseguem ampliar as oportunidades de financiamento de seus projetos, aumentar sua credibilidade e visibilidade e potencializar o impacto social gerado por seus projetos e programas.

Selo Pro Bono NW

Ao final do projeto, o Selo Pro Bono NW reconhecerá as organizações que melhoraram sua estrutura jurídica e aprimoraram sua governança. O selo poderá ser veiculado de forma pública nos canais de comunicação das organizações sociais contempladas.

Capacitações e workshops

Ao longo do Pro Bono NW, sua organização participará de capacitações e workshops exclusivos, ministradas por especialistas no Terceiro Setor. A trilha formativa do Pro Bono NW agregará conhecimentos para sua estruturação jurídica e sustentabilidade.

Rede INW

A sua organização integrará uma rede exclusiva de OSCs que atuam com Educação, Direito e Inclusão Social. Será um espaço colaborativo de compartilhamento de ideias, dúvidas e experiências.

Economia de até 28% no valor da folha de pagamento da sua organização

Você sabia que, segundo o IPEA, somente 1% das organizações sociais brasileiras possuem o CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social) e 2% possuem algum tipo de título ou certificação? A obtenção do CEBAS permite que a organização social seja isenta de alguns impostos federais, como o INSS patronal. Isso proporciona uma economia significativa de recursos financeiros para sua organização. Este é o resultado que esperamos ao final do projeto.

As inscrições para o Edital INW 2024 – Pro Bono NW vão de 3 a 21 de junho.

Acesse o site do Instituto NW e fique por dentro de todas as informações do projeto: https://inw.org.br/

Continue Lendo

Negócios

Garoto patrocina tradicional casamento coletivo de Campina Grande com a marca Serenata de Amor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Garoto marca presente na 34ª edição do tradicional Casamento Coletivo de Campina Grande, celebrado em 12 de junho, trazendo uma roupagem exclusiva do bombom Serenata de Amor, deixando o clima do evento ainda mais romântico. Os noivos terão a oportunidade de vivenciar uma experiência inesquecível em cada detalhe com um cortejo especial, trio de músicos tocando serenatas, pórtico decorativo na entrada, mesa do bolo totalmente decorada para as tradicionais fotos dos casais e minibolos decorados, tudo oferecido especialmente pela marca.

“O Casamento Coletivo já faz parte da história de Campina Grande, é algo que é esperado anualmente, não só pelos casais que farão parte, mas também pelo público que se emociona com o momento. Para a Garoto, estar presente nessa celebração tão bonita e marcante com a marca Serenata de Amor, é motivo de muito orgulho pois a autenticidade e brasilidade estão no nosso DNA.”, afirma Thais Papa, gerente de marketing da Garoto.

Evento já faz parte da tradição junina de Campina Grande
Com o intuito de democratizar o acesso ao casamento civil, o Casamento Coletivo é uma ação sociocultural e que já promoveu o enlace de cerca de 2,5 mil casais ao longo dos últimos anos. Celebrada anualmente no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, na Pirâmide do Parque do Povo, o evento conta com a presença de autoridades, familiares e amigos, além de oferecer gratuitamente todos os serviços necessários, como documentação de cartório, roupas, cabelo e maquiagem para as noivas. Para 2024, em sua 34ª edição, a previsão da Secult é que 100 casais participem da celebração.

Sobre a Garoto
A Chocolates Garoto, localizada em Vila Velha (ES), é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo. A empresa conta com um portfólio de mais de 80 produtos. Dentre eles estão caixas de bombons, Tabletes, Ovos de Páscoa e chocolate para uso culinário como coberturas e pó solúvel, que podem ser encontrados em mais de 50 países. Seus maiores sucessos são a Caixa Amarela e os Tabletes Familiares com a marca Garoto; os chocolates Baton e Talento e o bombom Serenata de Amor.

Continue Lendo