Nos acompanhe

Paraíba

Deputados e vereadores visitam Espaço Cidadania Digital e acessam ferramentas de controle

Publicado

em

Deputados da Assembléia Legislativa da Paraíba e Vereadores da Câmara Municipal de Campina Grande conheceram, nesta terça-feira (21), o projeto “Espaço Cidadania Digital”, criado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, e que tem como finalidade desenvolver ideias e experimentos em favor do controle social de atos e dos gastos em todos os municípios e órgãos estaduais, a partir do acesso às ferramentas no ambiente virtual, em especial os Painéis de Acompanhamento da Gestão e o Sagres On Line.

Atentamente, os parlamentares, legítimos representantes da sociedade, ouviram as explicações do coordenador do projeto, auditor André Agra, que detalhou a capacidade que o sistema informativo oferece aos entes públicos, ou seja, os deputados e vereadores passam a ter acesso mais preciso a dados oficiais da gestão pública e podem acompanhar, ou fiscalizar, os serviços públicos oferecidos, prioritariamente no que diz respeito à saúde e educação, assim como em relação ao acompanhamento das obras públicas.

O projeto “Espaço Cidadania Digital” agrega toda a evolução planejada nos avanços do TCE ao longo das gestões, e decorre de iniciativas como o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), dos Indicadores do Desempenho dos Gastos Públicos em Educação (IDGPB), do Sistema de Georreferenciamento de Obras Públicas (GeoPB), do Programa Voluntários do Controle Externo (Você, agora em sua versão digital) e dos Painéis de Acompanhamento da Gestão.

 Os deputados Raniere Paulino e Tovar Correia Lima, que visitaram o Espaço Cidadania pela manhã, atestaram a iniciativa implantada pelo TCE e manifestaram o interesse do Poder Legislativo em ampliar os acesso aos dados disponibilizados. A idéia, segundo explicou André Agra e discutida com os parlamentares, é a instalação de um kit de acesso – composto por um computador e tela, disponível no âmbito do Legislativo. Raniere Paulino enfatizou a importância das ferramentas oferecidas pelo TCE para o controle da máquina pública.

A vereadora Ivonete Ludgerio, presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, esteve no “Espaço Cidadania Digital”, acompanhada do vereador Alcindor Villarim. Enalteceu o projeto do TCE e lembrou a importância das ferramentas de acesso para o trabalho parlamentar. Na oportunidade, eles conheceram a ferramenta “Turmalina”, um arrojado sistema de acompanhamento virtual que monitora diariamente todos os portais da transparência das prefeituras municipais e do estado identificando inconformidades, de acordo com os requisitos legais, elaborando ao final, automaticamente, um relatório prévio.

 Os visitantes também navegaram nos painéis de acompanhamento e puderam avaliar, por meio do sistema, a média de gastos com combustíveis, compra de medicamentos, alimentos e situação de obras públicas em todo o Estado. Todas essas informações podendo ser acessadas pelo celular no aplicativo “Nosso TCE”.

Segundo pontuou André Agra, o propósito da gestão é contribuir com o aprimoramento, expansão e difusão de programas e aplicativos do TCE dispostos ao público e alguns já conhecidos nacionalmente. Todo esse trabalho está sendo desenvolvido numa parceria com as Universidades Federal da Paraíba e de Campina Grande.

O desenvolvimento das idéias e experimentos em favor do controle social no “Espaço Cidadania Digital” tem a participação de estudantes universitários, por meio de convênios firmados com o TCE. São alunos dos cursos de Informática e Direito. Eles produzem conteúdos em um ambiente com capacidade para 30 estações de trabalho, dotado de equipamentos para projeção de filmes, peças e painéis eletrônicos. Tudo funcionando no espaço digital que fica no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do TCE/PB, com acesso aberto ao público.

Continue Lendo

Paraíba

Senado deve votar esta semana urgência para votação do projeto que trata da desoneração da folha

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Senado Federal poderá votar nesta terça-feira (21/05) a urgência para a votação do projeto que trata da reoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para os municípios.

De autoria do senador Efraim Filho (União Brasil), a desoneração da folha substitui a contribuição previdenciária patronal, de 20% sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. A ideia é que esse mecanismo reduza os encargos trabalhistas dos setores desonerados e estimule a contratação de pessoas.

Na última sexta-feira (17/05), o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu por 60 dias os efeitos da sua decisão liminar (provisória) que barrou a desoneração da folha de pagamentos de setores da economia.

Na prática, a desoneração da folha de pagamento fica mantida pelos 60 dias, até que seja efetivada a solução de consenso.

“Fique ligado e vamos acompanhar essa pauta tão importante, que gera mais empregos e mantém a redução de impostos para quem empreende”, ressaltou Efraim em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Sesuma vistoria pontos críticos afetados pelas últimas chuvas em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, Sargento Neto, vistoriou na noite deste domingo (19/05), pontos que foram afetados pelas chuvas da última semana na cidade.

Na ocasião, o gestor esteve no Distrito dos Mecânicos, bairro mais atingido pelas enchentes que afetaram comerciantes e moradores locais. Equipes de limpeza de canais e desobstrução de galerias estão sendo feitas nas localidades para amenizar o impacto causado pelas chuvas.

“Nossas equipes estão de prontidão. Se você precisar pode acionar a Sesuma. Estaremos também com a força tarefa com a Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Sociais”, destacou o secretário em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira: 

Continue Lendo

Paraíba

Três equipes do IFPB são classificadas para a final do torneio internacional de tecnologia na China

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), concorre na fase final de uma competição mundial na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), a Huawei ICT Competition 2023-2024. A comitiva brasileira embarcou para a China no domingo, 19 de maio. 

Ao todo, foram selecionadas 14 instituições para essa etapa, sendo quatro brasileiras. Dentre elas, está o IFPB, que é tricampeão na trilha Cloud na América Latina. Nessa trilha, os competidores são testados em seus conhecimentos sobre tecnologias de nuvem e inteligência artificial. 

O IFPB conquistou uma vaga na final da competição, que acontecerá de 23 a 26 de maio, na cidade de Shenzhen, na China, após ter sido classificado na etapa latino-americana, realizada em abril, de forma remota. Nesta edição, cerca de 120 mil estudantes de todo o mundo se inscreveram, representando mais de 2 mil instituições de ensino. O IFPB teve destaque nas trilhas Cloud, Network e Innovation (em português, “Computação em nuvem”, “Rede” e “Inovação”, respectivamente) 

Docentes — A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica alcançou, ainda, outro destaque no evento: o professor Givanildo Santos, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), venceu o prêmio América Latina de Instrutor Mais Valioso, reconhecido pela sua excelência no ensino e na aplicação de soluções tecnológicas inovadoras em sala de aula.  

O IFBA também terá um espaço no Fórum Mundial de Professores, programação paralela ao evento na qual são apresentadas boas práticas por docentes de todo o mundo. Um representante do instituto vai falar sobre um projeto desenvolvido localmente que capacita e insere jovens de baixa renda, especialmente negros e mulheres, no mercado de TIC. 

Já o professor Augusto Pereira, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), apresentará a Política de Educação Inclusiva Tecnológica, em um painel conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ele vai contar a história de Patrick Vieira, egresso do curso de Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas, que é deficiente visual e participou de cursos e programas de tecnologia e inovação no IFPR e, a partir dessa experiência, traçou uma nova trajetória profissional.  

Novas tecnologias – Realizado desde 2015, o evento é voltado para estudantes das instituições vinculadas à ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação. O objetivo da competição é estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas, no intuito de fomentar a formação de talentos na área da TIC, especialmente nos temas computação em nuvem, redes e inteligência artificial. Em 2024, o tema da competição é “Guiando um futuro mais digital, inclusivo e diverso”, com foco no fortalecimento da presença feminina no mercado de tecnologia.  

Continue Lendo