Nos acompanhe

Negócios

Fest-Aruanda inclui homenagens a artistas nacionais na programação

Publicado

em

Em sua 13º edição, confirmada para o período de 6 a 12 de dezembro, o Fest-Aruanda traz a João Pessoa a maior experiência audiovisual do país, com a apresentação de 21 filmes, sendo 13 obras de ficção e 8 documentários em longa-metragem. O festival homenageia a cada ano grandes nomes do cenário nacional da produção artística e cultural, sendo os escolhidos para 2018 personalidades irreverentes como a atriz Patrícia Pillar e o ator Chico Díaz, além das homenagens póstumas a serem dedicadas ao diretor Roberto Farias e ao ator Cristovam Tadeu. Para o evento de homenagem, a filha Marise Farias, produtora e cineasta e filha de Roberto Farias, virá a João pessoa receber o troféu em nome da família.

Atriz, diretora e produtora, Patrícia Gadelha Pillarnota, artisticamente conhecida como Patrícia Pillar, nasceu em Brasília, 11 de janeiro de 1964. Iniciou a faculdade de Jornalismo no Rio de Janeiro, onde firmou residência, mas sua afinidade inegável com o teatro a fez abandonar a faculdade e dedicar-se, para a felicidade da produção noveleira, a atuação. Acumula em sua trajetória 15 premiações como “Melhor Atriz”, sendo aclamada por papéis inesquecíveis da telinha como “Ana do Véu”, durante 1986, em “Sinhá Moça”, “Alaíde” em “Rainha da Sucata” (1990) e “Luana” em “O Rei do Gado” (1996). Seu papel de maior destaque na televisão brasileira se deu em “A favorita”, com a interpretação impecável da vilã Flora, exibida em 2008. Conhecida por sua versatilidade artística e entrega total ao personagem, é inspiração e referência citada por estudantes de cinema e pelo público fiel a TV. Em exibição no festival, estará o filme Zuzu Angel, protagonizado pela mesma e seu documentário Waldick, Sempre no Meu Coração, lançado em 2007.

O ator Chico Díaz é um dos mais reconhecidos atores brasileiros, embora seja natural da Cidade do México. Chegou ao Brasil aos seus 10 anos e aos 14, iniciou suas aulas de teatro e no final da década de 70, criou o “Grupo Manha e Manias” ao lado de Andrea Beltrão e Deborá Bloch e Pedro Cardoso. Atualmente, Chico coleciona 64 filmes no currículo, incluindo produções internacionais, e mais de 22 novelas. A “Sessão retrospectiva Chico Díaz em cena” exibirá durante a programação do festival seu trabalho no longa-metragem Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry.

A perda do cineasta e produtor Roberto Farias em maio, aos 86 anos, deixou uma marca significativa na produção cinematográfica do país, e para homenagear o realizador de clássicos como “O assalto ao trem pagador” (1962), o Fest-Aruanda irá entregar a Marise Farias, filha do homenageado e também produtora e cineasta, um troféu em reconhecimento de sua grande contribuição cultural, além de exibir os filmes protagonizados pelo cantor Roberto Carlos, o próprio “Rei”, produzidos por Farias e de grande sucesso entre o público. O festival apresenta ainda, como homenagem póstuma, a última participação como ator do paraibano Cristovam Tadeu, também conhecido por seu trabalho como chargista e humorista, na estreia do filme “Beiço de Estrada”, de Eliezer Rolim.

Continue Lendo

Negócios

Turnê ‘Barítono’, do cantor Lulu Santos chega a João Pessoa no mês de agosto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor e compositor Lulu Santos se apresentará com a nova turnê ‘Barítono’ no dia 10 de agosto, a partir das 21h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa.

De volta ao Brasil, depois de estrear nos Estados Unidos, Lulu Santos trará no repertório as canções de maiores sucessos da carreira e lançamentos recentes.

Dono de hits como ‘Tempos Modernos’, ‘O Último Romântico’, ‘Tudo Azul’, ‘Toda Forma de Amor’, ‘Um Certo Alguém’, ‘Assim Caminha a Humanidade’, ‘Aviso aos Navegantes’, ‘Sereia’ e ‘De Repente Califórnia’, Lulu emociona aos fãs nas apresentações.

Ao falar sobre o show, Lulu reconhece ter admitido tardiamente fatos sobre ele, inclusive, a de ser um cantor de tessitura vocal grave, ou seja, um barítono. Daí a origem do nome do show.

“Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte. O primeiro passo foi em 2000 quando gravei e lancei o álbum Acústico, ali, por conforto e sabedoria, baixei um tom de boa parte do repertório e funcionou perfeitamente. Agora, 20 anos depois, percebi que se baixasse mais um tom, algumas canções voltaram a ser cantáveis sem sobressaltos ou esforço. A chave deste entendimento foi ‘Esse brilho em seu olhar’, do álbum ‘O Ritmo do Momento’ que nunca esteve tão confortável e dentro do meu alcance desde que a fiz em 1983. Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, frisou o cantor.

Os ingressos estão disponíveis compra no site da Bilheteria Digital clique aqui e confira.

Continue Lendo

Negócios

Nesta sexta-feira, espetáculo ‘Bibi, Uma Vida em Musical’ será apresentado no Teatro Paulo Pontes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos espetáculos mais premiados do teatro brasileiro, ‘Bibi, uma vida em musical’ faz uma nova turnê por cinco cidades do Brasil e chega a João Pessoa na próxima sexta-feira (17/05). O espetáculo será apresentado no Teatro Paulo Pontes,para celebrar o centenário de Bibi Ferreira, uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos.

Em BIBI, uma vida em musical, a história familiar, profissional e amorosa da artista se enredam. A formação em música, dança e línguas estrangeiras foi estimulada pela mãe Aida Izquierdo, bailarina espanhola. A estreia profissional no teatro, aos 19 anos, foi pela mão do pai, o ator Procópio Ferreira, em papel escrito por ele para a filha. Assim, o musical percorre todas as fases da vida de Bibi, da escolha do seu nome, sua preparação para os palcos, os espetáculos musicais como os inesquecíveis ‘Gota d’Água’, de Paulo Pontes e Chico Buarque, ‘My Fair Lady’, ‘Alô Dolly’ e ‘Piaf, a Vida de Uma Estrela da Canção’, seus casamentos, o nascimento da filha única, Tina Ferreira, as viagens para Portugal e Inglaterra a trabalho, a homenagem da escola de samba Viradouro até sua chegada a um teatro da Broadway, aos 90 anos.

O espetáculo celebra ainda o legado de Artur Xexéo, que partiu no ano passado. Um dos maiores jornalistas brasileiros, autor de espetáculos como ‘Cartola – O Mundo é um Moinho’, ‘Eu Não Posso Lembrar Que Te Amei – Dalva e Herivelto’, ‘Hebe, o Musical’, era fã confesso e avaliou a importância de Bibi Ferreira na profissionalização do ator no Brasil, em relação ao seu ofício. “No teatro musical, ela foi, sem dúvidas, a primeira atriz brasileira pronta para o gênero. Antes dela, havia as vedetes de revista, não necessariamente atrizes”, diz o coautor do texto.

Serviço

BIBI, UMA VIDA EM MUSICAL
JOÃO PESSOA (PB)
17 de maio
Sexta-feira 18h30
Teatro Paulo Pontes –
R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho

  • Ingressos de R$ 20.00 a R$ 200.00

Link

Continue Lendo

Negócios

Paraibanamente: construtura exalta Nordeste com experiência imersiva pelo ‘O Auto de Ariano’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Rica, diversa e vibrante: a cultura nordestina carrega uma série de características que a tornam única e tem como um de seus maiores representantes o paraibano Ariano Suassuna, escritor e autor de obras que marcaram a literatura brasileira. Para ressaltar a riqueza e simbologia do estado, a construtora MGA promoveu uma sessão cultural para parceiros no Luzzco, espaço imersivo de arte, cultura e inovação da Paraíba.

O local atualmente está com a exposição ‘O Auto de Ariano’, que revela a trajetória do artista e do homem que sempre viu na arte a oportunidade de contar histórias e criar com humor e profundidade. “Ariano é um ser apaixonante e pudemos usufruir de sua história e contribuição para a cultura nordestina. Suas obras, lançadas há décadas, continuam atuais. Ele conseguia ser culto e simples, engraçado, profundo e leve”, pontuou a diretora comercial da MGA, Christina Santiago, que explica que a decisão de fomentar a cultura da Paraíba e suas potencialidades faz parte dos objetivos da empresa.

“Somos paraibanos, e temos muito orgulho da nossa cultura e arte; elas nos influenciam a todo momento. Acreditamos na importância de ações que nos ajudam a conhecer e valoriza-lá”, comentou.”

A sessão cultural contou com a participação de integrantes da MGA, além de corretores e parceiros da empresa. A construtora é uma das marcas patrocinadoras do espaço Luzzco. O evento ainda contou com a apresentação do cantor paraibano Felipe Alcântara.

MGA – A MGA possui empreendimentos na capital, além de obras em andamento em Cabedelo. Ela é uma construtora de João Pessoa com mais de 17 anos de história e diversos empreendimentos, como o Makai, Soul, Maré, Breeze, Sens e Mondo.

Continue Lendo