Nos acompanhe

Paraíba

Semana de Ciência e Tecnologia tem biodigestor caseiro e protótipos de carros

Publicado

em
Um biodigestor caseiro de baixo custo para o tratamento dos resíduos orgânicos domésticos; protótipos de carros e motos de corrida; além de meios de controle do Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Esses são alguns dos projetos que os visitantes da XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT), no Parque da Criança, em Campina Grande, podem conferir.

O evento, que tem como tema “A Matemática está em tudo!”, foi aberto nesta quarta-feira (25) pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tovar Correia Lima, que representou o prefeito Romero Rodrigues. Promovido pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, com o apoio Fapesq-PB, Sebrae e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o evento será encerrado na quinta-feira (26).

Participam do evento com apresentação de projetos e atividades as seguintes instituições: UFCG, UFPB, UEPB, Centro Cultural Lourdes Ramalho, Colégio 11 de Outubro, Colégio Panorama, Colégio Petrônio Figueiredo, Escola Virgem de Lourdes, Escola Técnica Redentorista e Escolas Estaduais (Augusto dos Anjos, Ademar Veloso da Silveira, Severino Cabral, Liberdade, Irmã Zuleide Cavalcante Porto, Raul Córdula, Hortênsio Ribeiro, Nenzinha Cunha Lima e Padre Emídio Viana Correia).

Programação – Na quinta-feira, a partir das 6h, haverá atividade física coordenada pelo Programa Mexe Campina, da Sejel/PMCG. Logo depois, às 9h, o professor Emir Candeia Gurjão vai proferir palestra sobre “Inteligência artificial e o futuro”.

A partir das 10h, o professor Juscelino Farias Maribondo (Engenharia Mecânica/UFCG) falará sobre o tema “Competição SAE BRASIL de Fórmula 1”. Já às 14h, tendo a coordenação do Centro Cultural Lourdes Ramalho/SECULT, acontecerá atividade sobre o tema “Sustentabilidade: PUFF com garrafa PET”.

Atividades também acontecerão no Museu Vivo da Ciência, começando às 9h, com a temática “Matemática de Excelência em tudo e o alcance de todos: uma conversa com professores” (Laboratório de Matemática), tendo a coordenação do professor Silvânio Andrade – PPGECM/UEPB. Também a partir das 9h, acontecerá uma Oficina de Redação, no auditório 1, sendo coordenada pela professora Edvana Vieira/EEFM Raul Córdula.

Em seguida, a partir das 14h, a professora Lívia Maria Sampaio Campos (DSC/UFCG) falará sobre a temática “Como o pensamento computacional (PC) pode ser desenvolvido nas minhas aulas?”. Depois disso, haverá o encerramento como o Grupo Ônix Tribal Fusión, tendo a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura de Campina Grande.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo