Nos acompanhe

Paraíba

Paraibano é indicado a prêmio dos negros mais influentes do mundo

Publicado

em

O jornalista paraibano Daniel Mota, que já trabalhou na TV Correio em Campina Grande e atualmente está na Record TV em São Paulo, foi indicado ao prêmio ‘Most Influential People of African Descent’ (MIPAD, na sigla em inglês), da ONU, que reconhece os 200 negros, sendo 100 africanos e 100 fora da África, abaixo dos 40 anos atuantes em causas negras ou representativos em categorias como política, negócios, mídia e humanitarismo.

A ideia da homenagem é construir uma rede mundial desses influenciadores para alcançar as metas da International Decade for People of African Descent (2015 – 2024), década proclamada pelas Nações Unidas com foco nos afrodescendentes e seus direitos declarada pela ONU, informa reportagem do Portal Correio.

Ao Portal Correio, Daniel diz que, apesar de entusiasmado, não esperava receber a indicação. “Eu fui surpreendido com um email que chegou do The MIPAD. No primeiro momento eu não sabia do que se tratava, depois fui ler direitinho e pesquisar a respeito. Eu não entendi muito bem, porque não considero que tenho tanta influência assim que pudesse acarretar em uma indicação a um concurso internacional”.

Ao pesquisar o que seria o concurso, Daniel, que desenvolve um trabalho jornalístico voltado a questões de direitos humanos, admitiu que a ficha foi caindo aos poucos. “Depois eu fui lendo e vi que a organização do MIPAD, que é da ONU, leva em consideração personalidades negras de todo o mundo que desenvolvam trabalhos que valorizem a luta pelas minorias e principalmente pela causa negra. Então comecei a receber mensagens dos meus amigos me parabenizando e dizendo que eu merecia, e então a ficha foi caindo”.

Jornalismo investigativo

Daniel Mota é natural de Juazeirinho, na região da Borborema, a 209 km de João Pessoa. Durante cinco anos, morou em Campina Grande, onde se formou e trabalhou em jornalismo. Atualmente ele está no Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV em São Paulo e disse que sempre foi apaixonado pelo jornalismo que investiga, denuncia e contribui para uma sociedade melhor.

“No meu trabalho eu tenho a oportunidade de produzir e executar pautas voltadas para temas que acho muito interessantes como direitos humanos, exploração do trabalho infantil, trabalho escravo, violência, desigualdade social, pobreza, corrupção e refugiados, por exemplo”, explicou.

Através da TV, Daniel disse que tem a oportunidade de viajar o Brasil em busca de histórias, de personagens para as reportagens e que sempre se preocupa com a responsabilidade e a humanização das pautas.

“É disso que eu gosto. Como jornalista eu me sinto muito feliz em poder ser um instrumento para esses personagens, essas pessoas que por muitas vezes são vítimas do descaso e ignorados pelo Estado. Como pessoa, isso me fortalece muito também porque a cada contato, a cada vivência eu aprendo mais com as histórias, com os relatos e a rotina dessas pessoas”.

Esperança

Em um momento de gratidão e esperança, o paraibano indicado diz aguardar mais oportunidades para os negros no jornalismo brasileiro. “É muito bom ter um reconhecimento como esses, ainda mais quando vem da comunidade internacional e é algo que você não planejou para sua vida. O que eu espero que seja diferente é que o jornalismo brasileiro ofereça mais oportunidades para os jornalistas negros e que outros também consigam, assim como eu, ter espaço para se destacar”.

Lista oficial sai depois

A cerimônia que reunirá os 100 escolhidos entre os indicados será em setembro, durante uma Assembleia Geral da ONU em Nova York. Até lá, os indicados devem ser comunicados se estarão na lista dos 100 escolhidos.

Daniel Mota concorre aos 100 influenciadores negros fora da África, mas garante que já se considera vencedor. “Eu fui indicado e até o fim do ano sairá a lista dos 100 nomes escolhidos. Só de já ter sido indicado para mim é uma vitória muito grande porque, para falar a verdade, eu nem sabia que existia o prêmio. Então para mim já está valendo, já ganhei”.

Categorias

A lista é dividida em quatro categorias: Política e Governança, Negócios e Empreendedorismo, Mídia e Cultura, Humanitarismo e Religião. Do total, 100 influenciadores são da África e os demais de outros países que receberam imigrantes africanos.

Prêmio em 2018

No ano passado, 11 brasileiros foram homenageados no prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O rapper brasileiro Emicida e o casal de atores Érico Brás e Kenia Maria estão entre eles.

Em 2017, Lázaro Ramos e Taís Araújo, além da fundadora do Instituto Feira Preta, Adriana Barbosa, foram homenageados na premiação.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo