Nos acompanhe

Paraíba

Título de cidadania pessoense ao Presidente da República é aprovado na CMJP

Publicado

em

A concessão do Título de Cidadão Pessoense ao Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), foi aprovada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A votação da matéria, que tramitava na Casa desde 2018, foi adiada em virtude do processo eleitoral vigente na época e colocada em votação na ordem do dia desta quarta-feira (20).

Segundo o propositor da honraria, vereador Carlão (DC), na época da elaboração do projeto, as justificativas para a homenagem eram os conceitos e valores da chamada ‘nova política’, proposta pelo então deputado federal do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro.

“Passaram-se dias e esse homem tornou-se Presidente da República, trazendo coisas boas para o Brasil, como a exoneração de 20 mil cargos comissionados e a promoção da confiança na economia brasileira. Ele vem lutando incansavelmente contra a corrupção. Este é o momento de fazer esse ato político, de fazer o Presidente da República cidadão pessoense”, justificou Carlão.

O parlamentar foi acompanhado por mais 11 votos a favor da concessão da cidadania pessoense para Jair Bolsonaro. Para Raíssa Lacerda (PSD), ele já mostrou que é um grande presidente. Em concordância, Thiago Lucena (PMN) afirmou que Jair Bolsonaro, em três meses de governo, já tomou decisões que beneficiam João Pessoa e a Paraíba, e Damásio Franca (PP) enfatizou que ele está trabalhando pela nação.

“Antes ele era candidato, hoje é o presidente eleito pela maioria esmagadora do país. Gostaria que cada vereador entendesse, independente de lado político, a importância e a envergadura de uma rejeição nesse momento, que pode repercutir negativamente para a cidade. Em nome de João Pessoa, esta Casa precisa aprovar o Título de forma unânime”, defendeu João Almeida.

Para Eliza Virgínia (PSDB), o governo promoveu economia significativa extinguindo 20 mil cargos comissionados e já vem desenvolvendo ações que afetam positivamente João Pessoa, como a privatização do aeroporto Castro Pinto. Marcos Henriques (PT) rebateu a vereadora afirmando que a privatização não foi positiva, uma vez que o aeroporto foi vendido por 10% do valor real do empreendimento, segundo o petista. Ele ressaltou ainda que o presidente “enfraquece a classe trabalhadora” por meio da proposta da Reforma da Previdência.

Sandra Marrocos e Tibério Limeira (ambos PSB) defenderam que não há motivos para a aprovação da cidadania pessoense. “O programa Mais Médicos vai ser extinto nas capitais e regiões metropolitanas, João Pessoa vai perder 48 médicos e médicas. O governo entrega a base de Alcântara, perdemos várias concessões. Este é um debate de consciência”, afirmou Sandra Marrocos.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que concedeu cidadania pessoense ao presidente Jair Bolsonaro foi aprovado com 12 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções. Marcos Henriques, Sandra Marrocos e Tibério Limeira votaram contra a concessão da honraria e os vereadores Milanez Neto (PTB) e Humberto Pontes (Avante) se abstiveram. Estavam ausentes no momento da votação: Bispo José Luiz (PRB), Bruno Farias (PPS), Chico do Sindicato (Avante), Helena Holanda (PP), Leo Bezerra (PSB), Mangueira (MDB), Marcos Vinícius (PMDB) e Tanílson Soares (PSB).

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo