Nos acompanhe

Paraíba

Creche da Capital é referência para implantação de horta no ambiente escolar

Publicado

em

Gestores de escolas da Rede Municipal de Ensino, dos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e alunos do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participaram de uma oficina na tarde desta sexta-feira (27), no Crei Santa Clara, no bairro Castelo Branco. A oficina foi promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Educação Ambiental e do Crei Santa Clara, em parceria com o IFPB.

Durante a parte teórica os participantes aprenderam o passo a passo de como implantar uma horta na escola, reunião com os funcionários da unidade de ensino, a preparação do terreno, semeadura dos produtos e a colheita.

A horta desenvolvida no Crei Santa Clara despertou a atenção das alunas do curso de Gestão Ambiental do IFPB, Shenia Drielly e Ana Cláudia, que fizeram a monografia de conclusão de curso baseado na experiência vivida nessa unidade de ensino. “Eu fiquei impressionada com o todo cuidado que se tem aqui. Entrevistamos a diretora da creche, Eliane Oliveira Fernandes, e me encantei. E o que me impressionou ainda é quantidade de coisas plantadas. Isso dá uma inspiração para fazermos em casa também”, falou com alegria Shenia Drielly.

A parte teórica da oficina foi ministrada pela coordenadora de Educação Ambiental da Sedec, Maria Auxiliadora, que se emocionou ao relatar experiências vividas com o projeto Horta Escolar. “Nosso projeto enquanto secretaria de Educação está tendo uma dimensão universal porque existem instituições nos procurando para fazer pesquisas em cima desse projeto, haja vista que já tivemos alunos também de Geografia e Biologia da Universidade Federal da Paraíba, além de uma tese de doutorado de um espanhol em cima do nosso projeto”, disse ela.

Os participantes também assistiram vídeos mostrando a vivência dos alunos durante os plantios e colheitas em unidades da rede municipal.

Passada toda a parte teórica foi a vez de vivenciar na prática. Os participantes foram para horta do Crei e ficaram atentos nas explicações da diretora Eliane.

Ela falou da emoção de ter a unidade de ensino escolhida para que fosse dada a oficina. “É um trabalho que sentimos uma satisfação imensa porque chegar aonde chegamos, ao ponto de uma Faculdade trazer os alunos para uma aula de campo, é gratificante. Mas tudo isso só é possível graças as nossas crianças que ajudam nessas tarefas e ao envolvimento dos nossos funcionários. Só tenho gratidão”, falou com orgulho a diretora.

Os participantes colherem berinjela, beterraba, tomates, batatas, alface, entre outras hortaliças. Ao final foi a vez de plantar também.

Continue Lendo

Paraíba

Aprovadas contas de Pasta da Defesa do Consumidor de 3 Câmaras Municipais e 4 Institutos de Previdência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta quinta-feira (6), sob a presidência do conselheiro Fábio Nogueira, aprovou as prestações de contas anuais encaminhadas a seu exame pela Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (exercício de 2021), quatro Institutos Municipais de Previdência e três Câmaras de Vereadores. Foram elas as de Juazeirinho (2022), Bom Jesus e Casserengue (2023, nestes dois últimos casos).

Os Institutos Previdenciários com suas contas aprovadas foram os de Taperoá (2019 e 2020), Santa Helena (2022, com ressalvas), Pedra Lavrada (2018, com ressalvas), e Nova Palmeira (2020, com ressalvas). A inobservância a normas legais ocasionaram a desaprovação, porém, às contas de 2022 do Instituto de Nova Palmeira, conforme voto do conselheiro Antonio Gomes Vieira Filho, do qual ainda cabe recurso.

Na sessão desta quinta-feira também foram aprovadas, com ressalvas, as contas de 2021 oriundas do Fundo Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios, o Empreender de João Pessoa. O órgão fracionário do TCE ainda entendeu pela regularidade de termo aditivo a contrato firmado pela Assembléia Legislativa do Estado com a Empresa Limpserv – Terceirização em Serviços de Limpeza Eireli, objeto do Processo nº 04746/23. O Pregão Eletrônico 04071/2021, procedido pela Secretaria de Administração de João Pessoa, foi aprovado, com ressalvas, após o exame do Processo de Inspeção Especial de Licitações e Contratos instaurado para o caso e também levado a julgamento, na ocasião.

SÚMULA – A 1ª Câmara do TCE julgou 1.041 processos, desde o início de janeiro até o último dia 23. Foram 14 contas anuais de Câmaras de Vereadores, seis de Secretarias Municipais, 34 de órgãos das administrações direta e indireta dos municípios, duas inspeções de obras públicas, 149 licitações e contratos, 34 inspeções especiais, 53 representações e denúncias, 642 atos de pessoal, um concurso, 52 recursos, 47 verificações de cumprimento de decisão e sete outros processos de natureza diversa.

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba é composta pelos conselheiros Fernando Catão (presidente), Fábio Nogueira, Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade Farias. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos.

Continue Lendo

Paraíba

Mais de dez atrações passarão pela Vila do Artesão desta quinta-feira até o próximo domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Vila do Artesão de Campina Grande se prepara para mais uma semana repleta de muito forró pé de serra, atraindo forrozeiros e turistas com uma programação diversificada que começa no início da tarde desta quinta-feira, 06 de junho e será encerrada no próximo domingo, 09. Serão mais de dez atrações musicais que prometem agitar um público formado por campinenses e muitos turistas que já estão na cidade.

As apresentações começam sempre no início da tarde, exceto no sábado, quando a festa começa logo pela manhã. Nesta quinta-feira, os shows terão início ao meio-dia com Cláudio Coruja, seguido pelo Forró do Gonzagão, que animará os presentes até a noite.

Na sexta-feira, 07, o Forró Universitário é uma das atrações confirmadas, tendo ainda o show de Kiel do Acordeom entre as atrações do dia. A programação continua no sábado, 08, quando a expectativa é de grande visitação de campinenses e turistas. As festividades começam cedo, com o Forró Lampejo animando já pela manhã, seguido por Pingo e Banda e finalizando com o Trio Matutino, que promete embalar o novo espaço de shows da Vila com muito forró. E no domingo, 09 de junho, encerra o final de semana com as apresentações do Trio Mel com Cana e o Trio Raí Bezerra.

Além dos shows, o evento terá transmissões ao vivo: na sexta-feira o programa Estúdio 93, da rádio Campina FM, será transmitido diretamente da Vila. No sábado, a TV Nordestina (canal 179 da Brisanet) transmitirá os shows ao vivo, com apresentação de Abílio José. A programação também será compartilhada no Instagram oficial da Vila, @viladoartesaocg.

Com essa programação, a Vila do Artesão reafirma seu papel como ponto cultural e de entretenimento em Campina Grande, oferecendo uma experiência autêntica de forró pé de serra para moradores e visitantes durante as festividades do Maior São João do Mundo 2024.

Continue Lendo

Paraíba

ALPB debate conscientização, preservação e impacto de ações humanas no Meio Ambiente

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (6), sessão especial em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O evento, proposto pelo presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, e pelo deputado Chió discutiu a responsabilidade humana na poluição e na perda de biodiversidade. A sessão contou com a presença dos deputados Sargento Rui, Taciano Diniz e Dra Paula, do ex-ministro Marcelo Queiroga, do superintendente do Ibama na Paraíba, Geandro Guerreiro, além de ambientalistas e representantes da sociedade civil organizada.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destacou a importância do tema e a promoção de debates sobre o assunto. Para o parlamentar, é essencial que a sociedade compreenda os impactos negativos das atividades humanas e adote medidas que previnam danos irreversíveis ao planeta. “É preciso que cada um de nós tenha essa compreensão, afinal, o mundo é um só. A gente precisa contribuir aqui para melhorar o clima em todas as regiões. Estamos fazendo a nossa parte aqui, para que, cada vez mais, possamos conscientizar o povo da Paraíba sobre a importância das questões climáticas”, ressaltou.

Para o deputado Chió, é urgente que sejam adotadas medidas em prol da sustentabilidade ambiental. O parlamentar fez um alerta para a necessidade da elaboração de um compromisso contínuo e integrado com as questões ambientais, especialmente, em meio aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e seus impactos devastadores. “É muito necessária essa fala sobre o meio ambiente, principalmente, no momento que o mundo vive com as mudanças climáticas. Tudo isso gera uma comoção, mas essa comoção precisa gerar ação do poder público, ação da Assembleia em forma de lei, dos órgãos fiscalizadores. Precisamos fazer esse debate com a sociedade não somente em tempo de desastre. O debate do meio ambiente precisa ser todo dia”, destacou Chió.

Já o deputado Taciano Diniz chamou atenção para ações governamentais no sentido de combater e prevenir o desmatamento. “Precisamos, efetivamente, ampliar as campanhas educativas, a conscientização da nossa sociedade para os problemas corriqueiros climáticos. Nossa sociedade tem essa cultura de só se preocupar quando somos multados ou quando acontece o que está acontecendo no Rio Grande do Sul”, alertou. “Precisamos estar unidos para combater o aumento da temperatura do planeta. Somos responsáveis e não podemos contribuir com a degradação do planeta”, completou a deputada Dra. Paula.

O secretário Executivo de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Radomécio Leite, destacou a urgência de reformular a abordagem habitual em relação ao meio ambiente. Com uma visão voltada para o futuro, o secretário apelou por uma transformação profunda nos valores e comportamentos da sociedade. “Um meio ambiente sustentável – talvez nem para nós, mas para as próximas gerações – exige uma mudança de postura, uma mudança de comportamento, de cultura, de valores sobre a situação ambiental hoje,” afirmou Radomécio. Ele salientou a importância de desenvolver uma economia que seja socialmente justa e ambientalmente equilibrada, integrando esses conceitos nas práticas diárias e políticas públicas.

O superintendente do Ibama na Paraíba, Geandro Guerreiro, avaliou que o debate proposto pela Assembleia Legislativa da Paraíba é a oportunidade que o Ibama tem de poder participar dessa semana comemorativa ao meio ambiente, apresentando conquistas e desafios que ainda precisam ser enfrentados para a melhoria da qualidade de vida dos paraibanos. “Estamos muito gratos à Assembleia Legislativa. Os representantes do povo estão aqui. Na Paraíba, o Ibama tem trabalhado incansavelmente na proteção da caatinga, da mata atlântica, dos nossos ecossistemas de costeiros e litorâneos e desenvolvido muitas ações de educação ambiental também para levar mais orientação aos produtores rurais, ao setor produtivo, às comunidades, e assim poder trabalhar cada vez mais no caminho do desenvolvimento sustentável”, declarou o superintendente do Ibama na Paraíba.

O palestrante Alexandre Bernard, Chefe da Divisão Técnica do Ibama na Paraíba, defendeu o zoneamento de uso e conservação do estado da Paraíba por meio de mapeamentos setoriais, através dos quais será possível enxergar soluções, assim como conflitos de usos de áreas e recursos. “A partir disso podemos abrir uma grande negociação para que a gente consiga chegar, de repente, a um zoneamento ecológico, econômico ou algum outro tipo de planejamento territorial para o Estado. A gente consegue fazer isso, se a gente conseguir trabalhar juntos. Acho que o principal aqui é que, tanto a área ambiental, quanto os setores que utilizam recursos ambientais consigam, dentro da sua equipe técnica, se planejar e depois a gente juntar tudo e conseguir todo mundo trabalhar junto para que o desenvolvimento da Paraíba se dê da forma mais sustentável possível”, concluiu.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi instituído em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Esta data também marca a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo, onde foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentada a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que delineia princípios fundamentais para a melhoria da preservação ambiental.

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Continue Lendo