Nos acompanhe

Paraíba

Câmara estimula população e votação no ‘Mudamos’ registra crescimento de 12% em 48h

Publicado

em

Em pouco mais de 48 horas, a participação do público na votação dos projetos de iniciativa popular disponibilizados pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) no aplicativo ‘Mudamos’ registrou um crescimento de 12,07%. O projeto que prevê a criação do primeiro Hospital Veterinário Municipal de João Pessoa, por exemplo, que no final da tarde da sexta-feira (3) estava com 56% da meta inicial (o equivalente a 563 votos), na manhã desta segunda-feira (6) já registrava 65% da meta (659 votos). A meta inicial desse projeto é de mil votos e serão necessários 2,5 mil (meta final) para que o projeto seja encaminhado para tramitar nas comissões permanentes da CMJP. Os autores dessa iniciativa têm o objetivo de chegarem a 10 mil assinaturas.

Esse salto nos números ocorreu após a CMJP, por meio de seus canais de comunicação e transparência (portal de notícias, redes sociais, rádio e tevê), intensificar a divulgação de informações a respeito do ‘Mudamos’, com o objetivo de orientar a população pessoense a participar das votações nos projetos de iniciativa popular já disponibilizados no aplicativo.

Na noite da última sexta-feira (3), por exemplo, o presidente e a primeira-secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), respectivamente, os vereadores Marcos Vinícius (PSDB) e Raíssa Lacerda (PSD), participaram de uma atividade promovida pela ong Adota João Pessoa com o objetivo de divulgar e orientar as pessoas em como baixar em seus celulares o aplicativo ‘Mudamos’, para que possam votar nos projetos de iniciativa popular, mais especificamente no que prevê a criação do primeiro Hospital Veterinário Municipal de João Pessoa.

Os seis projetos de lei de iniciativa popular para a cidade de João Pessoa estão disponíveis no aplicativo ‘Mudamos’ desde a semana passada, cerca de dez dias depois da realização da ‘Virada Legislativa’ promovida pela CMJP no dia 20 de outubro.

A ferramenta ‘Mudamos’ é voltada para a assinatura de projetos de lei de iniciativa popular de maneira eletrônica. Ela está disponível para download no celular por meio do Play Store e da Apple Store. Quem quiser também pode acessar o site www.mudamos.org que lá tem os links para baixar.

No cadastramento do usuário, é necessário informar os dados pessoais: nome, e-mail, data de nascimento, CEP, CPF e Título de Eleitor. Caso o usuário não lembre o número desse último documento no momento do cadastro, o app redireciona o interessado para o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para fazer a busca dos dados.

Uma vez cadastrado, é possível visualizar as matérias propostas, votar e também propor outras. Em cada item tem o título do PL, sua abrangência (cidade, estado ou nacional), um resumo da proposta, o texto completo para ler online ou baixar, as porcentagens de votação, metas e autores.

Números atualizados dos projetos

# Lei de Padronização das Calçadas. Tornar as calçadas de João Pessoa acessíveis para todos os cidadãos. Autor da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa. Está com 16% da meta atual – 163 votos de 1.000 (o objetivo final são 2.500 assinaturas).

# Lei da Empresa Amiga do Ciclista. Instituir o programa ‘Vou de Bicicleta’ e o ‘Selo Empresa Amiga do Ciclista’. Autor da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa. Está com 18% da meta atual – 183 votos de 1.000 (o objetivo final são 2.500 assinaturas).

# Lei de Aperfeiçoamento do Sistema de Integração Temporal. Aumentar o tempo para fazer a integração dos transportes em João Pessoa. Autor da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa. Está com 22% da meta atual – 222 votos de 1.000 (o objetivo final são 3.000 assinaturas).

# Transporte Público Aberto. Ajudar a população de João Pessoa a ter acesso a mais informações sobre as linhas e trajetos dos ônibus na cidade. Autor da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa. Está com 25% da meta atual – 256 votos de 1.000 (o objetivo final são 3.000 assinaturas).

# Hospital Veterinário de João Pessoa. Ajudar a criar o primeiro hospital veterinário municipal de João Pessoa. Autores da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa e Adota João Pessoa. Está com 65% da meta atual – 659 votos de 1.000 (o objetivo final são 10.000 assinaturas).

# Lei de Integração Ônibus-Bicicleta. Tornar obrigatória a instalação de suportes para bicicletas nos ônibus de João Pessoa. Autor da proposta: Virada Legislativa de João Pessoa. Está com 11% da meta atual – 116 votos de 1.000 (o objetivo final é de 2.500 assinaturas).

Continue Lendo

Paraíba

Sessão Especial na Assembleia discute estrutura dos trabalhadores ambulantes no Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá nesta segunda-feira (06/05) uma Sessão Especial para debater a organização e estrutura dos trabalhadores ambulantes no Estado.

A audiência é de propositura do deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), e tem por objetivo ouvir demandas dos profissionais e promover através do poder público melhores condições para os profissionais comercializarem seus produtos.

O debate tem início às 14h no Plenário Deputado José Mariz e pode ser acompanhado pelo canal da Assembleia no YouTube.

Continue Lendo

Paraíba

Saúde: Hospital Geral de Taperoá receberá dez novos leitos de UTI

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), anunciou em suas redes sociais a destinação de emendas parlamentares para a Saúde de Taperoá, cidade localizada no Cariri paraibano.

A ação é fruto de uma reunião entre o parlamentar e o governador João Azevêdo (PSB), que garantirá a aquisição de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao Hospital Geral de Taperoá, além do primeiro tomógrafo público da cidade. O investimento é de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

“Quero nesse momento mais uma vez agradecer a importante parceria com o governador João Azevêdo fazendo com que hospitais distritais e regionais da nossa Paraíba tenham investimentos sonhados de uma vida inteira. Tenho certeza que Taperoá e região receberão essa notícia com muita alegria”, celebrou Gervásio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Meme “Luiza, que está no Canadá” volta à tona para lembrar show da Madonna no Brasil em 2012; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba entrou na lista de acontecimentos “marcantes” para identificar o período exato do show da Madonna realizado em 2012 no Brasil, o último antes do mais recente, realizado no sábado, dia 04 de maio de 2024, nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A lembrança veio por meio do jornalista de Cultura, Flávio Pinto, do Estadão que, dentre outros acontecimentos listados para relembrar como era o Brasil em 2012, época do show da maior popstar do planeta ainda viva, relembrou um dos fatos mais engraçados da história dos comerciais vistos na televisão aberta paraibana.

Ao detalhar o ‘meme’, Flávio lembrou que a Luiza havia sido citada pelo pai, o colunista Gerardo Rabelo, em um comercial para uma construtora e que ela aparecia apenas num porta-retratos.

Uma frase dita por um colunista social da Paraíba se tornou um dos maiores memes da rede social anteriormente conhecida como Twitter (hoje, a plataforma é X) e rompia a bolha da internet. Em um comercial para uma construtora, Gerardo Rabello aparecia reunindo a família para recomendar um novo empreendimento residencial, mas fazia a ressalva de que havia gente faltando. No caso, era Luiza, sua filha, que estava no Canadá.

Mesmo aparecendo somente por meio de uma imagem em um porta-retrato [sic], a garota ajudou a fazer uma frase ser repetida à exaustão. O meme ainda rendeu a hashtag #LuizaEstanoCanadá no Twitter com mais de 1,5 milhões [sic] de menções. Anos depois, a propaganda, ou pelo menos a expressão, é lembrada – e até comemorada pela internet afora“.

À época, o comercial virou ‘meme’ porque a Luiza havia sido citada pelo pai como se toda a família fosse, assim como ele, conhecidíssima pelo público de todas as classes sociais, embora fosse apenas pela ‘bolha’ da alta sociedade paraibana. E, depois, pela surpresa dele estar se referindo a imagem num porta-retratos.

Confira o vídeo que originou o ‘meme’:

Continue Lendo