Nos acompanhe

Notícias

Confira a lista de prefeituras que fazem ‘farra’ com a contratação de apadrinhados

Publicado

em

O prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro, Adriano Wolff (DEM), conseguiu uma verdadeira façanha no primeiro quadrimestre deste ano. Ele gastou mais com o pagamento de pessoal que o arrecadado pelo poder público municipal. Para ser mais exato, o município arrecadou R$ 5 milhões nos quatro meses iniciais, porém, neste mesmo período, a gestão pagou R$ 5,8 milhões aos servidores efetivos, prestadores de serviço e comissionados. Isso representa o fantástico percentual de 117,83%. O curioso em tudo isso é que a legislação proíbe que cada um dos municípios (contando Executivo e Legislativo) gastem além de 60% da Receita Corrente Líquida (RCL).
Os dados fazem parte do novo painel disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para ajudar a população a fiscalizar prefeitos e vereadores. Trata-se do Ranking dos Gastos com Pessoal, disponibilizado no site do órgão. O caso de Wolff, vale ressaltar, não é isolado. De acordo com o Blog do Suetoni, pelo menos 17 outras prefeituras ignoraram os limites legais de gastos com pessoal e seus gestores poderão ser punidos, caso não revertam o problema nos dois quadrimestres seguintes. O presidente do TCE, André Carlo Torres, explicou que existem sanções que podem ser aplicadas nas áreas civil, penal e administrativa contra os prefeitos.
O limite de 60% nos gastos com pessoal inclui os 54% permitidos para o Executivo e os 6% para as Câmaras Municipais. De acordo com os relatórios de acompanhamento de gestão, realizados pelos auditores e técnicos de contas públicas, 18 das 223 prefeituras estão acima do limite máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No mapa, esses municípios são identificados pelo alerta, na cor vermelha. Por outro lado, 180 municípios estão no ‘verde’. Ou seja, cumpriram o que é estabelecido pela LRF. O estudo revelou também que 25 municípios tiveram despesas com pessoal entre o limite prudencial e, por isso, estão com o ‘alerta amarelo’.
O mesmo levantamento foi realizado nas 223 Câmaras Municipais, conforme processo de acompanhamento. Na avaliação consta que somente a Câmara de São Sebastião do Umbuzeiro está acima do limite máximo de 6%, o que é estabelecido pela LRF. As demais estão abaixo do limite prudencial (abaixo de 5,7%).
Alerta
O presidente do Tribunal de Contas do Estado explicou que os prefeitos que estouraram a Lei de Responsabilidade Fiscal terão até o fim do ano para resolver a questão. “Qualquer um pode extrapolar os gastos, mas haverá punição caso não adeque as receitas às despesas”, ressaltou. Os gestores que descumprirem a legislação poderão ser impedidos de contratar operações de crédito, receber transferências voluntárias e ter as contas reprovadas pelo Tribunal. “Pode responder ainda por crime previsto no Código Penal”, ressaltou.
Clique aqui e confira o Ranking de Gastos com Pessoal.

Continue Lendo

Negócios

Brasileiros têm como principal expectativa para 2024 a aquisição da casa própria

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A maioria dos brasileiros está animada para realizar o sonho da casa própria neste ano. É o que aponta estudo realizado no final de 2023. A Pesquisa Radar, realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), entrevistou cerca de 2 mil pessoas de todas as regiões do país, mostrando que 6 em cada 10 entrevistados (59%) têm a expectativa de que a economia do Brasil vai melhorar este ano. Os resultados mostram que 31% dos participantes querem adquirir a casa própria, 25% querem aplicar em investimentos bancários e 21% almejam reformar a casa neste ano.

Com o propósito de auxiliar na conquista do sonho da casa própria, a MRV, maior construtora e incorporadora da América Latina, oferece oportunidades exclusivas em quatro dos seus empreendimentos localizados na grande João Pessoa: Jardim dos Corais e Altiplano Village, que ficam na região do Altiplano, o Reserva Almagre e o Reserva Areia Vermelha, que estão em Ponta de Campina.

“Estamos com com condições comerciais especiais em empreendimentos na região do Altiplano e no bairro de Intermares, endereços valorizados no mercado imobiliário da Paraíba. Queremos colaborar com a realização do sonho das pessoas que desejam adquirir sua casa própria”, declara Thiago Resende, gestor comercial da MRV na Paraíba.

Empreendimentos MRV João Pessoa

Jardim dos Corais

O Jardim dos Corais é um condomínio fechado com três torres de 17 pavimentos (térreo + 16 andares) e unidades com vista para o mar do Cabo Branco. Localizado na região do Altiplano, o residencial conta com duas opções de plantas de apartamentos e oferece soluções sustentáveis para o dia a dia, como bicicletário, energia solar nas áreas comuns, dispositivos economizadores de água, dispositivos economizadores de luz, além de previsão para coleta seletiva.

Altiplano Village

O Altiplano Village é um projeto da linha Class que exalta a qualidade e elegância da marca em um dos bairros mais desejados da capital paraibana. Com acabamento diferenciado, apartamentos com plantas de 49 a 59 metros quadrados, com 1 ou 2 quartos (sendo 1 suíte), varanda e opção de área privativa, o Altiplano Village é, acima de tudo, um investimento em qualidade de vida e na credibilidade da MRV.

O empreendimento é composto por 3 torres de apartamentos, com térreo e mais 19 andares, totalizando 480 unidades, com todas as torres equipadas com dois elevadores e vagas de garagem para todas as unidades. Conta com diferenciais como quadras de Beach Tênis, Pet Place, piscinas e quadras esportivas.

Reserva Areia Vermelha e Reserva Almagre

Os condomínios Reserva Areia Vermelha e Reserva Almagre são duas construções que fazem parte de uma linha de produtos que valorizam ainda mais qualidade de vida e comodidade. Localizados em Intermares, os empreendimentos trazem inovações tecnológicas, itens de sustentabilidade, elevadores, varandas para contemplação da paisagem, assim como acabamento diferenciado com bancadas em granito, revestimento do piso ao teto nas áreas molhadas, laminado na sala e quarto, porcelanato, janelas e pisos com o melhor conforto acústico.

Para mais informações, acesse o site www.mrv.com.br e marque uma consulta com um corretor.

Sobre a MRV

Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.

Continue Lendo

Paraíba

Aliado de Cícero admite abandonar projeto para apoiar pastor Sérgio na disputa pela PMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Coronel Sobreira (MDB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), admitiu, nesta quinta-feira (22/02), a possibilidade de abandonar o projeto de apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), migrar para o Partido Novo e apoiar o pastor Sérgio Queiroz, caso ele resolva entrar na disputa pelo comando da Prefeitura Municipal nas Eleições 2024.

Sobreira adiantou que deverá participar da consulta interna na Cidade Viva e dirá “sim” à iniciativa da pré-candidatura de Queiroz a prefeito da Capital paraibana.

O MDB, na CMJP, conta atualmente com uma bancada formada, ao todo, por três vereadores que fazem parte da base aliada de Cícero: Coronel Sobreira, Marcelo da Torre e Mikika Leitão. Sobreira, no entanto, aparentemente por identidade religiosa, se mostrou eufórico com a possibilidade de ter um evangélico à frente da Administração Pública Municipal pessoense.

Os comentários do vereador foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (22/02).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: MDB segue ‘sem rumo’ na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do MDB, senador Veneziano Vital do Rêgo, afirmou nesta quinta-feira (22/02) que o rumo da legenda com vistas às Eleições 2024 ainda não está definido.

Segundo Veneziano, não há uma data marcada, mas, uma reunião deve ser realizada até meados do próximo mês de março.

O senador assegurou, porém, que não há razão para precipitação.

Os comentários de Veneziano foram registrados no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, de João Pessoa, nesta quinta-feira (22/02).

Confira o áudio:

 

Obstáculo

O vereador Marcelo da Torre (MDB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em entrevista recente, afirmou que tanto dele como os vereadores Mikika Leitão e Coronel Sobreira faziam coro junto à torcida dos que querem que o MDB permaneça ao lado da gestão do prefeito Cícero Lucena (PP).

Leia também: Emedebista ameaça deixar partido caso Veneziano não formalize apoio à reeleição de Cícero

Marcelo chegou a afirmar que caso o apoio político ao prefeito de João Pessoa não seja confirmado por Veneziano, uma “debandada” poderia ser registrada na legenda em João Pessoa.

Continue Lendo