Nos acompanhe

Notícias

Denúncia contra Michel Temer e reforma política dominarão semana no Congresso

Publicado

em

Câmara pode concluir votação de PEC que acaba com coligações e cria cláusula de desempenho. Debate sobre denúncia deve ter início entre deputados; senadores discutirão fundo eleitoral.
nova denúncia contra o presidente Michel Temer, oferecida pela Procuradoria Geral da República (PGR), e a análise de propostas da reforma política dominarão a semana no Congresso Nacional.
Temer foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. Mas o STF só poderá analisar a acusação se a Câmara dos Deputados autorizar, segundo o G1.
A denúncia já está na Casa, desde a última quinta (21). Primeiro, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e, depois, pelo plenário. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estima que o processo estará concluído em outubro.
Paralelamente a isso, a Câmara tentará concluir, nesta terça (26), a votação sobre a Proposta de Emenda à Constituição que cria uma cláusula de barreira para as legendas terem acesso ao fundo partidário. A PEC também prevê o fim das coligações, a partir de 2020.
No Senado, os parlamentares também tentarão votar uma proposta de reforma política, a que cria um fundo para bancar as campanhas eleitorais.
Sem quórum na Câmara, leitura de denúncia contra Temer é adiada
Denúncia
Os debates da reforma política acontem na mesma semana em que a Câmara deverá iniciar o processo de análise da nova denúncia contra Temer.
Como parte do rito, a Mesa Diretora tentará, pela segunda vez, ler a denúncia no plenário, nesta segunda. O documento contém 260 páginas, nas quais a PGR detalha como o grupo do PMDB ao qual Temer pertence atuou em ministérios e em estatais para obter propina.
O presidente se diz alvo de "ilações e provas forjadas".
Técnicos da área jurídica da Câmara avaliam se a denúncia contra o presidente deve ser fatiada, isso porque, na mesma peça, a PGR denunciou os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral). A decisão sobre fatiar ou não cabe a Rodrigo Maia.
Pela Constituição, a denúncia só seguirá para o STF se aprovada no plenário da Câmara com os votos de, pelo menos, 2/3 dos deputados, ou seja, 342 dos 513.
Antes da votação em plenário, porém, a CCJ deverá elaborar um parecer favorável ou contrário ao prosseguimento da denúncia ao Supremo. O relatório, então, será encaminhado para análise do plenário da Câmara.
Na primeira denúncia, por corrupção passiva, os deputados aprovaram por 263 a 227 o relatório que recomendava a rejeição da denúncia.
Cláusula de barreira pode deixar mais de dez legendas sem verba partidária
Reforma política
A análise na Câmara sobre a reforma política já começou, mas ainda não foi concluída.
Pela decisão dos deputados, fica criada uma cláusula de desempenho para as legendas terem acesso ao fundo partidário e ao tempo de TV a partir do ano que vem. O fim das coligações, inicialmente previsto para 2018, foi adiado para 2020.
Para concluir a votação, os deputados precisam analisar os destaques, propostas para modificar o projeto. Passada esta fase, o projeto seguirá para o Senado, onde será submetido a votação em dois turnos.
Senado
No Senado, os parlamentares tentaram votar, na semana passada, um projeto que cria um fundo para financiar as campanhas eleitorais. Sem consenso, a análise foi adiada para esta terça.
Parte dos recursos desse fundo viria, pela proposta, das chamadas emendas parlamentares de bancadas estaduais, que consistem em indicações dos parlamentares de um estado para aplicação de recursos do Orçamento da União em obras e serviços no estado deles.
O fato de a proposta mexer com emendas parlamentares motivou críticas de vários parlamentares. Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por exemplo, afirma que retirar dinheiro de emendas fará, na prática, com que recursos para investimentos, saúde e educação deixem de ir para essas áreas para abastecer campanhas.

Continue Lendo

Paraíba

Sargento Neto coloca gabinete à disposição para profissionais da PMPB debaterem a Lei Orgânica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Sargento Neto (PL), a fim de estreitar o debate entre os profissionais da Polícia Militar da Paraíba e o Poder Executivo, disponibilizou o gabinete para que associações e entidades representativas da PM possam discutir a Lei Orgânica da corporação.

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (25/04), o deputado revelou ter recebido a primeira edição do texto que instaura a jurisdição. Ele reforçou a importância do poder público em ouvir a demandas dos profissionais para propor melhores condições de interesse da categoria.

O dispositivo tem como objetivo a criação de novos Comandos Regionais, Batalhões e Companhias independentes, além da abertura de vagas nos Quadros de Oficiais e Qualificação das Praças. A matéria também dispõe sobre a efetivação das gratificações funcionais e atualização do efetivo policial militar.

“Eu passei quase duas décadas da minha vida trabalhando no serviço operacional, por isso nós temos embasamento e conhecimento daquilo que iremos discutir para que os nosso policiais não sejam prejudicados”, reforçou o parlamentar.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Alyne Moreira defende atendimento terapêutico simultâneo de crianças e mães atípicas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Visando proporcionar atendimento humanizado e responsável às famílias, a pré-candidata à vereadora de João Pessoa, Alyne Moreira (Agir 36), defende a criação do atendimento terapêutico simultâneo de crianças e mães atípicas.

O termo “mãe atípica” não é casual, mas é simples de entender. São mulheres, mães cujos filhos têm algum tipo de transtorno como nos casos das deficiências físicas ou mentais.

Especialista na área de Saúde, Alyne ressalta que garantir um espaço de escuta em atendimento psicológico para essas mães enquanto seus filhos recebem tratamento terapêutico proporcionaria o fortalecimento na criação e cuidados sob a criança.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Alceu Valença será atração do encerramento da edição de 82 anos do São João de Santa Luzia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé confirmou, nesta quinta-feira (25), o cantor pernambucano Alceu Valença como mais uma atração da edição 2024 do São João de Santa Luzia. Alceu se apresentará no Parque do Forró, dia 23 de junho (domingo), na noite de encerramento da festa junina mais tradicional do Brasil que este ano celebra 82 anos de história.

“Faltam 55 dias para começar a melhor edição de todos os tempos do São João de Santa Luzia, e a novidade que estava faltando, quer saber? Vou dizer agora, no domingo, 23 de junho, para encerrar com chave de ouro à altura do nosso São João, ele, Alceu Valença”, anunciou Zezé nas redes sociais.

Alceu Valença era o nome surpresa que faltava ser anunciado para o São João de Santa Luzia 2024. A grade de programação com as demais atrações havia sido anunciada no dia 13 de março, em praça pública. Entre elas, Wesley Safadão, Raí Saia Rodada, Matheus & Kauan, Bell Marques, Murilo Huff, Michelle Andrade e outros (veja ao final da matéria a programação completa). A festa ocorrerá entre os dias 20 e 23 de junho, no Parque de Eventos, grande área aberta de 18 mil metros no Centro do município.

O São João de Santa Luzia é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba, por meio da Lei Estadual nº 11.160/2018. O evento é o mais tradicional festejo junino do estado, tendo sido criado em 1942, sempre com foco no resgate dos costumes da cultura popular.

A realização é da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, com apoio da PixBet, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

Dia 20/06 (Quinta-feira):

– Mari & Rayane
– Bell Marques
– Murilo Huff

Dia 21/06 (Sexta-feira):

– Forró D2
– Raí Saia Rodada
– Matheus & Kauan

Dia 22/06 (Sábado):

– Woxton Nóbrega
– Nuzio Medeiros
– Wesley Safadão

Dia 23/06 (Domingo):

– Lucas Tô de Boa
– Michele Andrade
– Israel & Rodolfo
– Alceu Valença

Continue Lendo