Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba é o 3º estado em recusa de doação de órgãos pelas famílias

Publicado

em

A Paraíba é o terceiro estado em percentual de recusa de doação de órgãos pelas famílias, ficando atrás apenas do Maranhão 69% e Goiás e Rondonia com 68% cada. Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) e revelam que de janeiro a junho de 2017, 65% das famílias (20) recusaram a doação de órgãos de familiares.  A média de recusa é maior que a nacional, que chegou a 43% neste período.

Os dados foram apresentados pelo deputado estadual Bruno Cunha Lima (PSDB), nesta quarta-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos. “Esses são dados preocupantes e precisamos conscientizar as famílias sobre a importância da doação e mostrar que essa ação pode salvar muitas vidas”, disse. Ele sugeriu ainda que a Assembleia, em parceria com o Governo, faça uma campanha educativa conscientizando a população sobre a importância da doação de órgãos.

Bruno informou que apresentará também uma propositura sugerindo a realização de ações nas escolas com o intuito de levar informações sobre a doação de órgãos, pois as crianças são excelentes multiplicadoras de conteúdos e, além disso, a ideia é colaborar para a formação de cidadãos mais conscientes.

Dados do RBT 2016, Veículo Oficial da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, apontam que a Paraíba realizou 184 transplantes em 2016, sendo 145 de córnea, 37 rim, dois de fígado e nenhum de coração e pulmão. Já a necessidade de transplantes estimada é de 758 transplantes, sendo 357 de córnea, 238 de rim, 99 de fígado, 32 de coração e 32 de pulmão.

Em 2017 – Segundo dados da Central de Transplantes da Paraíba, de 1 de janeiro a 15 de setembro de 2017 foram realizados 140 transplantes na Paraíba, sendo 114 de córnea, 12 de rim cadáver, 13 de rim intervivo e 1 transplante de fígado. Quanto ao número de doadores, no mesmo período foram 135 de córnea e 4 de múltiplos órgãos.
Dados nacionais – O Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes no mundo. Em 2016, mais de 90% dos transplantes realizados no Brasil foram financiados pelo SUS. Os pacientes possuem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Continue Lendo

Paraíba

Hospital Geral de Mamanguape receberá novo tomógrafo que irá atender toda região do Vale

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), realizou nesta sexta-feira (26/04) uma visita à Secretaria de Saúde do Estado para deliberar sobre pleitos da pasta.

Na oportunidade, foi confirmado pelo secretário Jhony Bezerra o atendimento do pleito 3936, apresentado por Eduardo, que solicita a aquisição de um novo tomógrafo para o Hospital Geral de Mamanguape.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar agradeceu ao governador João Azevêdo (PSB) pela ação, destacando os benefícios e melhorias que o instrumento proporcionará a região do Vale do Mamanguape.

“Isso significa que a população terá acesso a um diagnóstico mais rápido e preciso, garantindo um atendimento de saúde de qualidade. Simbora que nós seguimos firmes trabalhando e cuidando da saúde da nossa gente”, celebrou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Agenda: em Brasília, Gervásio recebe lideranças políticas de Mataraca e delibera ações ao município

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), recebeu no gabinete em Brasília nesta sexta-feira (26/04), parlamentares de Mataraca, cidade localizada no Litoral Norte do Estado.

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Bessa, e os vereadores Fernando Moura e Josivan Vidal.

Na pauta, foi discutida conjuntura política para as eleições deste ano, ações para o município e um balanço dos investimentos realizados junto à Prefeitura.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Criminalista Luiz Pereira desponta entre categoria para ocupar cadeira de desembargador no TJPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O anteprojeto de Lei Complementar, proposto pela Presidência do TJPB e que trata sobre a reestruturação do 2º Grau e cria sete novos cargos de desembargador, já conta com, pelo menos, 12 (doze) candidatos.

De acordo com analistas do setor judiciário, dentre todos os concorrentes, o advogado Luiz Pereira, militante que representa a categoria dos criminalistas, é apontado com um dos mais fortes postulantes a uma das vagas.

Luiz Pereira, utilizou as redes sociais para falar sobre o assunto e, em uma fala dirigida a todos os advogados dedicados ao ofício, confirmou que está candidato a uma das vagas do Quinto Constitucional.

Além de Luiz, outros nomes apontados como fortes são os de Fábio Andrade, procurador-Geral do Estado, e o da advogada Ana Carla, filha da saudosa procuradora Fátima Lopes.

Leia também: Vice-presidente do TJ entrega ao presidente da AL anteprojeto que cria novas vagas de desembargador

Leia também: TJPB aprova por unanimidade criação de mais sete vagas para desembargadores

Confira o vídeo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Luiz Pereira (@luizpereiraadv)

Continue Lendo