Nos acompanhe

Paraíba

Apenas cinco cidades recebem recursos para exame de câncer de colo de útero

Publicado

em
A Frente Parlamentar de Combate ao Câncer da Assembleia Legislativa, através do deputado estadual Bruno Cunha Lima (PSDB), enviou solicitação ao Ministério da Saúde pedindo a atualização do Sistema de Informação Ambulatorial (SAI) e da Ficha de Programação Orçamentária, de modo a contemplar todos os municípios do Estado. Atualmente, um número muito pequeno de municípios recebe os recursos com base nesses sistemas, que são destinados ao financiamento dos exames citológicos.

Conforme o deputado, no último mês de agosto, apenas cinco cidades paraibanas receberam os recursos. Já no mês de setembro, foram liberados apenas R$ 55 mil, o que representa apenas R$ 250,00 para cada município do Estado. “Os valores são quase irrisórios e não atendem a necessidade da cobertura do exame na Paraíba, principalmente se levarmos em conta que esse exame é fundamental para a prevenção do câncer de colo de útero”, comentou o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer na Assembleia Legislativa.

Dados – Dados do Instituto Nacional do Câncer – José Alencar Gomes da Silva (Inca), na Paraíba, mostram que foram registrados 330 caso de câncer colo de útero no Estado no ano passado. O câncer de colo de útero está relacionado principalmente à infecção por HPV (papiloma vírus humano). Há mais de 150 subtipos dele e alguns, como o HPV-16 e o HPV-18, aumentam o risco de desenvolvimento da doença. A transmissão é feita principalmente na relação sexual. O câncer de colo do útero é o terceiro mais frequente nas mulheres. No ano passado, foram 16.340 novos casos no Brasil, de acordo com Inca.

Continue Lendo

Paraíba

Municípios sertanejos discutem Sistema de Informação para a Infância e Adolescência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Jarques Lucio, de São Bento, município localizado no Alto Sertão paraibano, realizou uma reunião com representantes de outros municípios da mesma Região para discutir melhorias no Sipia-CT (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar), através do Codemp (Consórcio de Municípios do Médio Piranhas).

O encontro aconteceu na Escola Municipal Dr. Jarques da Silva e contou, inclusive, com capacitações presenciais com participação da gestão municipal, do Codemp, de conselheiros tutelares de todos os municípios integrantes da 8ª região socioassistencial, dentre outros.

“Foi um dia muito importante para São Bento. Todos juntos pelo nosso território”, registrou Jarques.

Sipia-CT

O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (Sipia-CT) é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Sipia tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

A base do Sipia-CT é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre violação ou não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.

Confira imagens:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Dr. Jarques (@drjarques)

Continue Lendo

Paraíba

Na Tribuna da Câmara, Cabo Gilberto cobra ações efetivas do Governo no combate ao crime na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) foi à Tribuna da Câmara Federal cobrar do Governo da Paraíba o cumprimento de promessas de campanha em relação à melhorias das condições de trabalho e salariais para os trabalhadores do setor da Segurança Pública paraibana e ao combate do aumento da criminalidade em território paraibano.

Cabo Gilberto afirmou durante o seu discurso que o governador João Azevêdo (PSB) “não atende o clamor da sociedade” e “fica fazendo cara de paisagem como se nada acontecesse” enquanto não honra as promessas que ele mesmo fez.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Raniery Paulino passa a integrar o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado estadual e atual primeiro suplente de deputado federal pelo Republicanos, Raniery Paulino, aceitou e já assumiu um cargo no Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), em Brasília.

Raniery, que deve ser beneficiado com o cumprimento de um acordo feito com a cúpula do seu partido pouco antes das Eleições 2022, assumindo também o mandato na Câmara como deputado federal, revelou que a conquista do cargo junto ao Confea se deu por reconhecimento de seus esforços e não por indicação política, uma vez que sempre trabalhou muito em defesa dos integrantes de categorias como a da Engenharia.

Através das redes sociais, o guarabirense, que já está em Brasília dando expediente desde a segunda-feira (06/02), agradeceu ao Confea pela confiança depositada em seu trabalho e renovou, na mesma ocasião, a sua disposição para a construção de uma sociedade melhor.

“Obrigado a imprensa paraibana pelos inúmeros registros da nova missão que assumi. Agradeço ao Confea a confiança na minha força de trabalho. Sempre defendi a valorização das categorias profissionais, com CREA-PB [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba] firmamos muitas parcerias exitosas, como a Lei de minha autoria que instituiu o BIM (Building Information Modeling). Renovo minha disposição para construirmos uma sociedade melhor, especialmente para as futuras gerações”, disse Raniery.

Continue Lendo