Nos acompanhe

Paraíba

Concursos na Paraíba oferecem mais de 100 oportunidades de emprego

Publicado

em

Pelo menos quatro editais de concursos públicos e processos seletivos publicados por diversos órgãos oferecem 104 vagas de emprego em cargos de todos os níveis de escolaridade na Paraíba, segundo o portal Rede Mais Notícias. Confira abaixo os detalhes de cada edital.

Concurso da prefeitura de Prata

Foi reaberto por meio de um novo edital, o concurso da prefeitura de Prata, no Cariri da Paraíba, que estava suspenso desde o dia 28 de junho de 2016. De acordo com o novo edital, o número de vagas caiu de 86 para 78 oportunidades, com a retirada de quatro cargos. As novas inscrições para o concurso seguem até quinta-feira (5), exclusivamente pela internet, no site da organizadora.

Concurso da prefeitura de Marizópolis

A prefeitura de Marizópolis, no Sertão, está com inscrições abertas em um concurso para agentes comunitários de saúde. De acordo com o edital, estão disponíveis quatro vagas para o cargo e mais uma para cadastro de reserva. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de outubro, no site da organizadora do concurso.

Controladoria Geral de João Pessoa

Começa nesta segunda-feira (2) o prazo de inscrição para o concurso público da Controladoria Geral do Município de João Pessoa (CGM). O concurso vai oferecer 20 vagas, sendo 10 para auditor municipal de controle interno e 10 para técnico municipal de controle interno. As inscrições devem ser feitas no site da organizadora até as 18h do dia 23 de outubro. O edital foi publicado no Semanário Oficial do Município.

Tribunal Regional Federal 5ª Região – TRF 5ª Região

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF), que abrange os estados de Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, divulgou edital de concurso público com 14 vagas e formação de cadastro reserva de servidores. Os salários chegam a R$ 10.461,90. Na Paraíba, estão disponíveis duas vagas para técnico judiciário da área Administrativa. As inscrições acontecem entre os dias 2 e 27 de outubro, exclusivamente pela internet, no site da organizadora.

Continue Lendo

Paraíba

Ruy é o deputado federal paraibano que menos gastou com cota parlamentar em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A luta histórica do deputado federal Ruy Carneiro contra os privilégios políticos mais uma vez foi destaque na imprensa paraibana. O parlamentar teve o menor gasto com cota parlamentar no ano 2024 na Câmara Federal, entre os doze deputados da Paraíba que são titulares de mandato.

“Minha historia é marcada pela luta contra os privilégios, principalmente no meio político. Apesar da cota parlamentar ser um mecanismo legal, tenho trabalhado para reduzir os custos do mandato e tornar as ações mais efetivas”, ressaltou Ruy.

A correção no afastamento das funções parlamentares também foram destacadas pelo deputado. “Nesse ano, assim que foi confirmada minha participação nas eleições municipais, também procurei antecipar minha licença do Congresso. Não seria correto está focado nas atividades da campanha e seguir no gabinete sem me dedicar de forma integral”, enfatizou.

Os dados referentes aos gastos com a cota parlamentar estão no portal de transparência da Câmara dos Deputados. Os recursos podem ser utilizados para custear despesas como passagens aéreas, publicidade, aluguel de escritório de apoio no estado, aluguel de carro, combustível e alimentação.

Ações de Ruy contra privilégios

Ruy é autor do projeto de lei que acaba com a pensão vitalícia para ex-governadores. É criador da iniciativa que acaba com o Auxílio-Mudança no Congresso Nacional. Ele abriu mão dos recursos na última legislatura, e no mandato atual, doou os valores para ações nas áreas de saúde, esporte, assistência social e causa animal.

Também já abriu mão de 13° e 14º salário e ja foi integrante do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves, no Congresso Nacional.

Continue Lendo

Paraíba

Desembargadora nega liminar para impedir greve dos motoristas de ônibus em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A desembargadora Herminegilda Leite Machado, do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, negou o pedido de liminar feito pelo Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (Sintur-JP) para impedir a greve dos motoristas de ônibus na Capital, anunciada para a próxima segunda-feira (27/01). No requerimento, o Sintur pedia a ilegalidade da paralisação.

Na decisão, a magistrada argumentou que qualquer entendimento acerca da greve só vai ocorrer caso ela seja deflagrada e que a paralisação ocorrida esta semana serviu para “comunicar as reivindicações da categoria, e logo depois o movimento foi completamente encerrado e os ônibus passaram a circular normalmente”.

O que aconteceu

A categoria se reuniu nesta terça-feira (21/01) com Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP) para apresentar as demandas e reivindicações dos profissionais. Os motoristas pedem um aumento de 15%, enquanto o sindicato patronal apresentou uma proposta de 3%.

Sem acordo, a categoria aprovou o indicativo de greve e as atividades podem ser paralisadas a partir da próxima segunda-feira (27/01).

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba possui um dos trechos da BR-230 mais perigosos do país

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que a Paraíba tem um dos trechos da BR-230 mais perigosos do país. De acordo com o estudo, a extensão entre o quilômetro 0 e o km 40 da BR-230, que liga Cabedelo a Santa Rita, figura entre as 15 mais perigosas de todo o Brasil.

“Esse trecho foi o principal responsável pelo aumento no número de acidentes no fim do ano, entre os dias 29 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, que foi 48% maior que o do mesmo período entre 2023 e 2024”, alertou o superintendente da PRF na Paraíba, Pedro Ivo.

Para minimizar esses índices e prevenir acidentes, a PRF tem investido quase R$ 1 milhão em ações focadas somente na Paraíba, especialmente em João Pessoa e na Região Metropolitana. Segundo Pedro Ivo, o objetivo da iniciativa é diminuir, principalmente, a quantidade de acidentes envolvendo motociclistas, que concentram 60% do total de mortes nesse tipo de ocorrência.

A Polícia ainda comprovou outro dado agravante: a cada 10 motociclistas que têm sido inspecionados, três apresentam irregularidades. “Ou seja, 30% dos motociclistas não têm, sequer, carteira de habilitação. Isso é muito grave e impacta diretamente a segurança no tráfego”, complementou Pedro Ivo.

Continue Lendo